Golpes na internet
Em 2019 foram registradas 3.508 ocorrências dos mais variados delitos, praticados em ambiente cibernético. Este ano, até o mês de abril, existe o registro de 1.189 fatos com as mesmas características. Especificamente quanto aos crimes de estelionato por meio da internet foram registradas 847 ocorrências policiais no ano de 2019, enquanto que nos primeiros quatro meses de 2020, foram noticiados 329 fatos típicos. Apenas no período referente ao início da quarentena no Mato Grosso do Sul – 16 de março à 20 abril – foram registradas 68 ocorrências de estelionato ocorrido via internet. No mesmo período, em 2019, foram registradas 72 ocorrências. A Polícia Civil faz um alerta para esse tipo de golpe, desconfiando sempre de e-mails ou mensagens recebidas em nome da polícia. Dúvidas sobre o funcionamento da Delegacia Virtual podem ser esclarecidas pelo telefone 3318-7900.
No mês de maio de 2020 o 1º DP de Campo Grande e a Delegacia Virtual da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul realizaram uma operação conjunta voltada à investigação de crimes praticados por meio da internet. Como resultado, foi possível identificar diversos autores e conhecer a forma como agiam, o que contribuirá não apenas para o avanço de outras investigações em curso, como também permite informar a população acerca de como os crimes são praticados e como podem ser evitados. Conforme as informações da polícia, os criminosos atuavam de varias formas.
PRINCIPAIS CRIMES PRATICADOS POR MEIO DA INTERNET:
1) Falsos sites de venda de produtos pela internet:
– Como o crime é praticado?
Os autores criam um site falso anunciando a venda de produtos,
geralmente oferecidos por preços consideravelmente inferiores aos praticados
no mercado. Ao adquirir um produto, a vítima recebe um e-mail com os dados
para pagamento do produto.
– O que fazer para evitar ser vítima deste crime?
– Analise os dados da empresa:
Normalmente, as lojas virtuais idôneas exibem informações sobre a
empresa (Nome, CNPJ, Endereço físico, Telefone, etc), verifique esses dados.
É possível verificar o CNPJ da empresa através do site: http://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/cnpjreva/Cnpjreva_Solicitacao.asp