quinta-feira , 17 outubro 2019
Home / Eventos / PARCERIA LEVA “PROJETO JOVEM CONDUTOR” AS ESCOLAS DE PONTA PORÃ

PARCERIA LEVA “PROJETO JOVEM CONDUTOR” AS ESCOLAS DE PONTA PORÃ

Projeto “Jovem Condutor” e desencadeada em escolas de Ponta Porã com objetivo da Formação do Jovem Condutor para uma Cidadania Responsável no Trânsito com curso de Habilitação Teórico e Técnica para Condutores de Veículos automotores e regulamentado pela Resolução Contran nº 265/2007.

A ação foi desencadeada com a parceria da 1ª Promotoria de Justiça de Ponta Porã representado pelo Dr: Gabriel da Costa Rodrigues Alves a Secretaria de Segurança Municipal, Marcelino Nunes, Prefeitura de Ponta Porã administrada pelo prefeito Hélio Peluffo Filho (PSDB) a Escola Estadual Dr. Miguel Marcondes Armando, representado pelo Diretor, Marcos Celestino Lira e Diretora Adjunta, Jania Fernandes pela Coordenadora do projeto Regiane Argenton, Instrutor de Trânsito PM João Ademar Soares de Miranda a Progetec Tânia Marcia Fujii e o Detran- MS por meio da Equipe do Projeto Jovem Condutor em parceria com a  Escola de Trânsito Rafael Mendes Espíndola.

Objetivo Geral:  

Formar/habilitar, teórico-tecnicamente, condutores de veículos automotores elétricos, capazes de exercer sua cidadania com observância de valores morais e éticos para um trânsito mais seguro e humano.

Objetivos Específicos:

Desenvolver os valores essenciais à vida plena e à convivência socialmente justa por meio da Educação e do Ensino para o Trânsito; Identificar a Educação para o Trânsito como fator de segurança pessoal e coletiva; Colaborar para a formação de comportamentos que proporcionem segurança no trânsito e os comportamentos que proporcionem ou comprometem essa segurança; Identificar regras de circulação como fatores importantes na segurança; Reconhecer e interpretar as principais formas de sinalização no trânsito para aplicação à obediência à sinalização de trânsito.

O Programa Trânsito na Escola: formação do jovem condutor, incluído no PPP, Projeto Político Pedagógico, será realizado em nossa unidade escolar como atividade extracurricular, na própria escola. Será implantado no primeiro semestre de 2018 com término no segundo semestre de 2019. O Programa terá o apoio técnico do Detran/MS, mediante oferta de capacitação para o professor/instrutor e para o coordenador da atividade extracurricular, indicação do professor/instrutor, acompanhamento e avaliação da aprendizagem dos alunos e do desenvolvimento do projeto na escola.Será ministrado por professor, Instrutor de Trânsito habilitado, credenciado e capacitado pelo DETRAN/MS, na modalidade presencial e à distância. As turmas serão compostas por alunos regularmente matriculados nos 2º e 3° anos do Ensino Médio, independentemente da idade. Contudo, só poderão prestar o Exame Teórico-Técnico no DETRAN, após completarem 18 anos.

Os conteúdos dos módulos de cada semestre serão desenvolvidos em aulas expositivo-dialogadas, com utilização das novas metodologias e uso das novas tecnologias, contando ainda com o apoio de material didático (livro do aluno) fornecido pelo DETRAN/MS a partir de abordagem didático-pedagógica contida no Anexo da Resolução CONTRAN Nº 168 DE 14/12/2004.

A avaliação da aprendizagem dos alunos e do desenvolvimento do projeto na escola será acompanhada no processo pelo professor ministrante e verificada por meio de simulados realizados e corrigidos pelo DETRAN/MS: simulados parciais nos finais dos três primeiros semestres: julho, dezembro de 2018, julho de 2019 e um simulado geral no último semestre: dezembro de 2019.

Para fins de validação, haverá certificado ao final do curso, devidamente autenticado junto ao órgão de trânsito. A Escola Estadual Dr. Miguel Marcondes Armando sente-se honrada de participar deste projeto e contribuir para um trânsito mais humanizado, investindo na formação do futuro condutor, oferecendo suporte para que o projeto atinja todos os objetivos gerais e específicos almejados, a escola foi legalmente credenciada pela portaria Detran-MS “I” N.332, de 25 de janeiro de 2018.

Comentário

Comentário

Veja Também

CAPITAL DO MS SEDIA EVENTO DE MODA COM WORKSHOPS

Acontece nos dias 18 e 19 de outubro o primeiro Moda Campo Grande, um evento ...