terça-feira , 22 outubro 2019
Home / Educação / PARCERIA DESENVOLVE PROJETO ENTRE ESTUDANTES DA REME E PRF EM PONTA PORÃ

PARCERIA DESENVOLVE PROJETO ENTRE ESTUDANTES DA REME E PRF EM PONTA PORÃ

A secretaria municipal de Educação, em parceria com a Inspetoria da Polícia Rodoviária Federal no Mato Grosso do Sul, desenvolve projeto envolvendo alunos da Rede Municipal de Ensino (REME) visando levar noções básicas de trânsito buscando garantir uma maior conscientização desde já. A apresentação e lançamento do projeto foi realizado nesta segunda-feira, 29, no Centro Internacional de Convenções.

Realizado em mais de 40 municípios do Estado, Ponta Porã recebe a 10ª edição do Festival Estudantil Temático de Trânsito (Fetran-MS) tendo como foco central direitos e deveres como pedestre, passageiro ou condutor, reconhecendo o trânsito como espaço de convivência e exercício da cidadania.  O inspetor Gelson Delmar, coordenador do Festival no Estado, salienta que desenvolver a cultura de segurança no trânsito entre os estudantes, a partir da ampla discussão da temática e do estímulo ao comportamento seguro no trânsito e aplicar a educação para o trânsito conforme as diretrizes emanadas pelo Denatran, refletindo sobre segurança viária e educação para o trânsito com a comunidade escolar, contribuindo para a construção de conhecimentos e práticas escolares em educação para o trânsito.

Participaram desta edição do Festival as seguintes escolas municipais: Escola de Trânsito “Rafael Mendes”, “Dora Landolfi”, “Prefeito Orlando Mendes”, “Prefeito Adê Marques”, “Ramiro Noronha” e “Isaac Borges Capilé”. O Fetran além de promover a aproximação da PRF com a comunidade escolar, reconhecendo o trânsito como espaço de convivência e de exercício da cidadania, busca estimular a prática de atitudes de solidariedade, companheirismo, respeito, tolerância, prudência e ética estão entre os objetivos centrais do desenvolvimento da ação educativa.

A secretária de Educação, professora Leny Klais salienta que a administração do prefeito Hélio Peluffo tem tido olhar especial para atividades extra-curriculares, e a do trânsito é um dos temas desenvolvidos em toda a Rede Municipal de Ensino. Criado em 2004, o Festival é um projeto de educação para o trânsito da PRF que utiliza atividades pedagógicas e inclui transversalmente a temática trânsito no cotidiano escolar.

No FETRAN, estudantes e professores produzem trabalhos com a temática Trânsito, nas modalidades: teatro, maquetes, poesias, danças, músicas, textos, mural, entre outros, valorizando a diversidade escolar e cultural. Os trabalhos são apresentados na Feira Temática de Trânsito e no Festival Temático de Trânsito com o objetivo de integrar a PRF, a escola e a sociedade.

O FETRAN – Festival Estudantil Temático de Trânsito é um projeto de Educação para o Trânsito, realizado pela PRF em parceria com Escolas e Secretarias Municipais de Educação, que procura, através das atividades pedagógicas associada à manifestações artísticas/culturais diversificadas, sensibilizar e conscientizar os educandos sobre a importância do respeito às leis como forma de evitar os acidentes de trânsito e suas terríveis consequências.

Na concepção da proposta pedagógica do FETRAN, a PRF contou com a colaboração de experientes Educadores, buscando, para o Projeto, uma ação pedagógica envolvente, eficiente e de fácil implementação, que fornecesse às escolas uma diretriz geral, entretanto respeitando suas especificidades. Dividida em quatros eixos, a ação pedagógica procura inserir a temática trânsito entre os componentes curriculares e áreas do conhecimento, através de atividades pedagógicas do cotidiano e do fomento às mais variadas manifestações artísticas. Em 2017 o FETRAN estará sendo desenvolvido em 98 municípios de 18 estados, contará com participação de 413 escolas e alunos.

Comentário

Comentário

Veja Também

CAPITAL DO MS SEDIARA SEMINÁRIO REGIONAL PARA DISCUTIR PROJETOS DE LEI TRAMITANDO NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

O município de Campo Grande sediara no próximo dia 21 deste mês um seminário regional ...