domingo , 29 março 2020
Home / Destaque / CORPO DE BOMBEIROS EM PONTA PORÃ ALERTA SOBRE FOGOS DE ARTIFÍCIO

CORPO DE BOMBEIROS EM PONTA PORÃ ALERTA SOBRE FOGOS DE ARTIFÍCIO

O Corpo de Bombeiros Militar em Ponta Porã, alerta que durante as festas populares de final de ano, são frequentes os acidentes com fogos de artifício.

No intuito de conscientizar a todos sobre os riscos do manuseio inadequado de artefatos explosivos, o Corpo de Bombeiros Militar, assim como o Ministério da Saúde apoia as ações de alerta preparadas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM)Sociedades Brasileiras de Cirurgia da Mão (SBCM) e de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), que orientam sobre os cuidados a serem tomados para evitar graves sequelas em época de festa natalina e réveillon.

Sabe-se que o uso de forma errada dos fogos de artifício pode causar acidentes graves, como queimaduras, amputações, perda da visão e lesões auditivas.

As queimaduras são feridas causadas por agente externo e classificadas de acordo com sua gravidade e análise da profundidade de tecido lesado. Em queimaduras de 1º, 2º e 3º graus. Em casos mais graves, podem atingir camadas mais profundas como o tecido celular subcutâneo, músculos, tendões e ossos.
As queimaduras de 1º grau são queimaduras leves, superficiais e afetam apenas a epiderme. Apresentam uma vermelhidão no local, seguida de inchaço e dor variável. “Não há formação de bolhas e a pele não se desprende”.

Quanto às queimaduras de 2º grau, podem ser superficiais ou mais profundas e existe uma destruição maior da epiderme e derme. As feridas mais profundas são indolores e as bolhas costumam apresentam uma base branca. As mais superficiais caracterizam-se pela formação de bolhas com base rosada e por causar bastante dor.

Nas queimaduras de 3º grau ocorre a destruição total de todas as camadas da pele e o local pode ficar esbranquiçado ou escuro. Nesse caso, a dor é geralmente pequena, pois a queimadura é profunda e danifica as terminações nervosas da pele. “Estas podem ser muito graves e até fatais”.

A recomendação em casos de acidente, para queimaduras de 1º e 2º graus, é lavar o ferimento com água corrente e fria por aproximadamente 10 minutos, é possível também fazer compressas úmidas e frias sobre região atingida e não usar nenhum tipo de substância sobre a lesão, como manteiga, creme dental, clara de ovo, etc. Para os casos mais graves, 3º grau, a indicação é buscar atendimento médico imediatamente.

Acione o serviço de emergência, através dos telefones: “193 – BOMBEIROS” ou “192 – SAMU“, ou procure o serviço de saúde mais próximo.

Comentário

Comentário

Veja Também

MOTO COM RASTREAMENTO VIA GPS DA “FRONTIER SECURITY” É RECUPERADA EM PEDRO JUAN CABALLERO.

Mais uma motocicleta que havia sido furtada em Ponta Porã na área central, foi recuperada ...