sexta-feira , 6 dezembro 2019
Home / Destaque / PONTA PORÃ NA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA SARAMPO

PONTA PORÃ NA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA SARAMPO

A secretaria municipal de Saúde, desenvolve entre os dias 18 a 30 de novembro, a segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra o sarampo. A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começa nesta segunda-feira (18) em todo o país. As pessoas, na faixa etária de 20 a 29 anos de idade, são o alvo desta etapa.

De acordo com o último boletim epidemiológico sobre sarampo do Ministério da Saúde, esta faixa etária é a que mais acumula número de casos da doença. Nos últimos 90 dias de surto ativo, foram confirmados 1.729 casos em pessoas de 20 a 29 anos.

O Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, reforça que um dos motivos é que esse público não tomou a vacina em nenhuma fase da vida e, se tomou, não voltou para aplicar a 2ª dose, necessária para a proteção.

Para atingir essa faixa etária, o ministério adotou algumas estratégias. Uma delas é a realização da segunda fase da campanha de vacinação em locais de grande circulação dessas pessoas. A ação será realizada em conjunto pelas três níveis de governo: federal, estadual e municipal.

 Conforme o secretário municipal de Saúde, Dr. Patrick Derzi, a meta é que esse público-alvo tome duas doses da vacina tríplice viral (caxumba, rubéola e sarampo) em intervalo mínimo de 30 dias. Para se imunizar basta se dirigir a uma das UBS (Unidades Básicas de Saúde) do município para atualizar a caderneta.

Quem não tiver a comprovação vacinal, deverá receber a primeira dose da vacina durante a campanha e a segunda será agendada. Já aqueles que tiverem recebido apenas a primeira dose da tríplice viral ao longo da vida, receberá a segunda dose durante a campanha. É preciso levar a caderneta de vacinação para que o profissional de saúde avalie a situação vacinal.

O Dia D será no último sábado de novembro, no dia 30, quando postos de saúde e postos volantes estarão abertos para vacinação.

Na primeira fase da campanha foram vacinadas 400 mil crianças na faixa de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. Outras três etapas ocorrerão em 2020. A meta é vacinar 2,6 milhões crianças na faixa prioritária e 13,6 milhões de adultos. Ainda sem data definida, serão contempladas pessoas de 5 a 19 anos, de 30 a 49 anos e de 50 a 59 anos.

Postos de vacinação – ESF Sanga Puitã, ESF ´Zeneida T. de Siqueira´(Kamel Saad), Consultório de rua (linha internacional), ESF Itamarati, ESF Dr. Nery Alves Azambuja, ESF Dr. Pedro Monteiro (Granja), Centro Integrado de Saúde (CIS), ESF Vila Áurea e ESF Cabeceira do Apa.

Comentário

Comentário

Veja Também

CÂMARA VAI DEVOLVER MAIS DE R$ 1,4 MILHÃO À PREFEITURA DIZ CANDINHO GABÍNIO

O presidente da Câmara Municipal de Ponta Porã, Candinho Gabínio (PSDB), anunciou na sessão ordinária ...