domingo , 8 dezembro 2019
Home / Destaque / VÂNDALOS ATACAM ILUMINAÇÃO NO HORTO FLORESTAL DE PONTA PORÃ

VÂNDALOS ATACAM ILUMINAÇÃO NO HORTO FLORESTAL DE PONTA PORÃ

No ultimo domingo (10) os novos postes de iluminação de led implantados pela prefeitura de Ponta Porã recentemente foram alvos de vandalismo e apedrejados. A melhoria é fruto do compromisso da administração do prefeito Hélio Peluffo em levar benfeitorias a todos os locais públicos e de uso diário pela população. Assim como o Horto Florestal, o Parque dos Ervais também recebeu diversas melhorias. Mas, agora infelizmente o Horto é alvo da ação criminosa contra o patrimônio público.

Recentemente o espaço, mantido pela Prefeitura de Ponta Porã, passou por completa revitalização. O local, que na gestão passada praticamente não recebeu a devida atenção por parte da administração municipal, voltou a ser a principal fonte de produção e distribuição de mudas de árvores e plantas ornamentais.

Por determinação do prefeito Hélio Peluffo Filho, a Secretaria Municipal de Obras realizou trabalho de recuperação do local. Além do espaço para a prática de lazer e caminhadas diárias e dentro do cronograma de revitalização, os servidores responsáveis pela parte elétrica implantaram um novo padrão bifásico aumentando a capacidade da energia necessária para fazer funcionar o sistema de irrigação. Na seca a gente precisava ficar o dia inteiro molhando as plantas com regadores. Por isso tínhamos que parar a produção de novas mudas. Agora, com a instalação da bomba nova, teremos condições de irrigar as plantas que ficarem mais expostas à luz solar, sobrando tempo para multiplicar as mudas”.

O local é responsável pelo fornecimento gratuito de mudas de árvores para a comunidade e também para os locais públicos como praças e ruas. Em pouco tempo, as pessoas terão condições de escolher mudas de mais de 30 espécies diferentes que vão desde nativas quanto ornamentais.

O morador da cidade que queira arborizar o quintal ou a frente da casa receberá todas as orientações para fazer o manejo correto da muda até que ela cresça oferecendo sombra. Também estarão sendo produzidas maiores quantidades de espécies frutíferas como limão e acerola, por exemplo.

Quem tem pequena propriedade rural também poderá buscar mudas no Horto Florestal. “Procuramos atender a todos que nos visitam. Estou há dez anos trabalhando aqui e é um prazer atender as pessoas que gostam das plantas. Aqui já fornecemos mudas até para moradores de outros países como Bolívia e Alemanha”, relata Dona Mari do Horto, funcionária do local.

Ultimamente, por conta da falta de investimentos da Prefeitura, o Horto Florestal só fornecia mudas em maiores quantidades quando pessoas e empresas levavam materiais como saquinhos para as mudas e adubo. “A gente tinha que pedir, pois não havia reposição dos materiais por parte da Prefeitura. Agora estamos animados e acreditando que viveremos uma nova fase, produzindo e atendendo a população”, enfatizou Roberto Camargo. Vale ressaltar que o Horto Florestal é o principal fornecedor de mudas de plantas _árvores nativas e frutíferas de diversas espécies, ornamentais _ para as praças mantidas pela Prefeitura bem como os canteiros centrais e calçadas das ruas tanto da cidade quanto das sedes dos distritos de Ponta Porã.

Comentário

Comentário

Veja Também

DEPUTADO CAI EM BLITZ DA LEI SECA NO MS, RECUSA BAFÔMETRO E TEM HABILITAÇÃO RECOLHIDA

A noite do último sábado (07) terminou complicada para o deputado estadual Pedro Kemp (PT). Depois ...