quarta-feira , 13 novembro 2019
Home / Eventos / “RESGATE DE ARTES PLÁSTICAS” NO PAÇO MUNICIPAL RECEBE MILHARES DE VISITANTE EM PONTA PORÃ

“RESGATE DE ARTES PLÁSTICAS” NO PAÇO MUNICIPAL RECEBE MILHARES DE VISITANTE EM PONTA PORÃ

A Fundação de Cultura e Esporte-FUNCESPP realizou com sucesso na terça-feira (29), a abertura da Exposição Resgate de Artes Plásticas da Fronteira com curadoria do renomado Artista Plástico Júlio Cezar Alvarez e Funcespp.

A  Exposição Resgate de Artes Plásticas da Fronteira  homenageia as artistas plásticas Gicela Van Gyssel e Thelma Paniágua (In memorian), em uma coletânea de obras de arte pertencente a um  período importante do movimento artístico da fronteira denominado Núcleo de Arte Puerta del Sol.

A abertura oficial foi feita no Auditório da Prefeitura de Ponta Porã que recebeu um excelente público formado por artistas, educadores, autoridades, alunos e entusiastas da arte e cultura fronteiriça.

A Diretora Presidente da FUNCESPP, professora Celma Geminiano Pelusch lembrou que a atual administração do Prefeito Hélio Peluffo vem apoiando todas as inciativas desenvolvidas por artistas, instituições de ensino e entidades que possibilitam ampliar o conhecimento e divulgar a arte e cultura da fronteira entre Ponta Porã (BR) e Pedro Juan Caballero (PY).

O diretor de Cultura da FUNCESPP, Eder Rubens explicou a respeito do Projeto Fronteiras da Cultura que vem norteando as ações das Políticas Públicas de Cultura de Ponta Porã, destacando o eixo Fronteira das Imagens que objetiva impulsionar, divulgar e pesquisar a respeito do segmento de artes plásticas da fronteira.

“Estamos realizando um projeto construído mediante parcerias com importantes produtores, artistas, instituições de ensino, entidades culturais, pesquisadores para que possamos realizar ações legitimas e com qualidade aliada a arte e educação. A exposição de resgate de artes plásticas da fronteira é produzida por várias mãos em parceria, destacando um período importante  da nossa história que precisa ser compartilhada” frisou.               

Em seguida o Artista Plástico Júlio Cézar Alvarez apresentou o conceito e objetivo da exposição de Arte, destacando o Movimento Núcleo de Arte Puerta del Sol, em homenagem as artistas Gicela Van Gyssel e Thela Paniágua

Conforme informou Julio Cezar Alvarez, a exposição busca homenagear duas importantes artistas da fronteira que muito contribuíram para impulsionar as artes plásticas em Ponta Porã e Pedro Juan Caballero, bem como resgatar um pouco desta história que contribuiu para o fomento da arte e cultura.

O evento cultural contou ainda com um momento histórico para arte e cultura de Ponta Porã, sobre tudo para Artes Plásticas e Patrimônio Cultural, mediante o ato oficial de doação de um acervo de obras de artes, telas, trabalhos manuais e ensaios que serão incorporados ao patrimônio público municipal, que emocionou o público presente.

O ato contou com a presença dos familiares da saudosa professora e Artista Plástica Gicela Van Gyssel, o viúvo Elói Brussamrello e os filhos Diego e Rafaello Brussamarello que assinaram o Contrato de Doação das obras de Artes ao Patrimônio Público Municipal, juntamente com a Diretora Presidente da FUNCESPP, Maria Celma Pelusch.

A Exposição de Artes Plásticas contou com a presença de Renne Paniágua, filha da artista Thelma Paniágua homenageada da mostra. A Exposição Resgate de Artes Plásticas da Fronteira segue no saguão do Paço Municipal até o dia 08 de novembro, aberta a visitação pelo período da manhã, sendo uma realização da Prefeitura de Ponta Porã-FUNCESPP, com apoio de Fitta’s Ateliê, Artista Soraya Medonza e curadoria de Julio Cezar Alvarez e FUNCESPP. A entrada é gratuita.

Comentário

Comentário

Veja Também

PROGRAMA SOCIAL DA PREFEITURA DE PONTA PORÃ ENTREGA VIOLÕES NO MUNICIPIO

O projeto é desenvolvido em parceria entre a secretaria municipal de Assistência Social e a ...