quarta-feira , 13 novembro 2019
Home / Educação / ESCOLA MUNICIPAL DE PONTA PORÃ É DESTAQUE NACIONAL EM ROBÓTICA

ESCOLA MUNICIPAL DE PONTA PORÃ É DESTAQUE NACIONAL EM ROBÓTICA

O programa de incentivo à informática mantido pela prefeitura de Ponta Porã, através do incentivo à robótica, tem seus primeiros frutos em nível nacional com a participação da escola municipal ´Prefeito Orlando Mendes Gonçalves´ em evento no Estado do Rio Grande do Sul. Equipe da Escola pertencente à rede municipal de ensino (REME) participou da 10ª Mostra Nacional de Robótica no Rio Grande do Sul e trouxeram para Ponta Porã o 1º Lugar na categoria “Meninas e Mulheres na Robótica.”

Nos dias 22,23, 24, 25 e 26 de outubro as alunas Emy Gabrielle Cavalcanti, Leticia Rozo Cardoso e Maria Clara Chumachy Batista, estudantes do quinto ano do ensino fundamental I, estiveram na cidade de Rio Grande- RS, acompanhadas dos professores Maurici do Nascimento, Denise Boeira, e Ygor Takshi, para apresentarem o projeto de robótica que está sendo desenvolvido na escola.

Foram 5 dias de intensa interatividade entre alunos e professores, com a organização de uma experiente equipe local. Para a equipe foi muito gratificante participar e registrar o encontro de vários profissionais preocupados com a qualidade de vida da humanidade através dos trabalhos de pesquisas desenvolvidos nas escolas. Portanto, podemos afirmar que o evento científico, foi de grande importância e marcou significativamente a vida de todos os alunos e professores que estavam expondo seus trabalhos e os minutos de apresentações abriram portas para várias evoluções inovadoras no mundo científico que estamos inseridos.

A equipe de alunos que compõe o projeto agradece a Diretora professora Ingrid Landolfi por todo apoio e em nome de toda equipe da Escola Municipal Prefeito Orlando Mendes Gonçalves agradecem ao prefeito Hélio Peluffo Filho e Secretária de Educação Professora Maria Leny Klais, pelos investimentos na educação e acreditarem que é na escola que tudo acontece.

ROBÓTICA – O programa de robótica é coordenado e supervisionado pelo NTEM – Núcleo de Tecnologia Municipal de Ponta Porã.  O prefeito Hélio Peluffo disse que o programa de robótica, apresentado e lançado em Seminário, foi um compromisso assumido ainda em campanha, visando justamente fomentar a prática do sistema de robótica em toda a rede municipal de ensino. Hélio parabenizou toda a equipe da SEME e do NTEM pela empenho e plena dedicação para colocar o programa de robótica em execução nas escolas municipais.

“Isso é motivo de orgulho para nós, para toda a equipe da secretaria de Educação. Meu abraço a todos os servidores, a cada professor, aluno e aos pais, pois somos orgulhosos desse empenho”, afirmou.

A prefeitura de Ponta Porã realizou através da secretaria municipal de Educação, seminário de apresentação dos trabalhos realizados na STE – Sala de Tecnologia Educacional – por professores e alunos das escolas municipais, como a incorporação dos recursos tecnológicos, linguagem de programação de Kturtle associado à aprendizagem da geometria, raciocínio lógico, introdução a robótica, Técnica da Stop Motion, que desenvolve as habilidades artísticas, trabalho em equipe, planejamento, produção e elaboração de diversas tipologias textuais, utilização de diversas tipologias, utilização de softwares específicos para edição de vídeos e fotografias, construção de cenários e personagens. Durante a conclusão desse seminário realizado, foi feita a premiação dos alunos campeões da olímpiada municipal de programação Kurtle, além dos vencedores do concurso Stop Motion e melhor maquete e fotografia. A diretora do NTEM, professora Kédma Moraes, efetuou a apresentação da equipe GDrive, grupo de desenovolvimento de robótica interdisciplinar com visão estratégica, além da premiação dos alunos medalhistas da Olimpíada Brasileira de Robótica deste ano.

Comentário

Comentário

Veja Também

12ª MOSTRA CINEMA E DIREITOS HUMANOS MOVIMENTA PONTA PORÃ

Ponta Porã cidade que faz fronteira com Pedro Juan Caballero (PY), foi contemplado com  a ...