quarta-feira , 13 novembro 2019
Home / Eventos / EM SESSÃO SOLENE VEREADORES DE PONTA PORÃ HOMENAGEIAM CENTENÁRIO DO 11º RC MEC

EM SESSÃO SOLENE VEREADORES DE PONTA PORÃ HOMENAGEIAM CENTENÁRIO DO 11º RC MEC

Os vereadores de Ponta Porã promoveram na noite de quinta-feira (24), uma sessão solene para comemorar os 100 anos de criação do 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado, o Regimento Marechal Dutra.

Militares da instituição que, em 2019 comemora seu primeiro centenário, foram homenageados pelos parlamentares. A sessão solene atraiu dezenas de familiares, amigos e representantes dos mais diversos segmentos da sociedade fronteiriça.

Os trabalhos foram dirigidos pela Mesa composta pela presidente da Casa de Leis, Candinho Gabínio, o secretário municipal de Segurança Pública, Marcelino Nunes de Oliveira, representante do prefeito de Ponta Porã, Hélio Peluffo Filho, Coronel Carlos André Maciel Levy, comandante do 11º RC Mec., sua esposa Andrea e pelo Tenente Coronel Quintana, comandante do 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros, além do Major Antônio Dutra, sub-comandante do “Onze”.

O presidente da Casa de Leis, Candinho Gabinio, disse que se sentia honrado em poder participar de um momento histórico para o município que é a comemoração dos 100 anos de criação do Regimento Marechal Dutra, uma das instituições mais respeitadas pela população pontaporanense.

“O Regimento Marechal Dutra faz parte da nossa história. É nossa referência. Símbolo da confiança do povo pontaporanense que acredita numa instituição que promove ações sociais relevantes no município. O Exército está no coração do povo porque trabalha em favor da população”, declarou Candinho que complementou: “em nome do Coronel Levy, quero homenagear cada militar que compõe esta instituição. Também aqueles que já serviram no ‘Onze’ sintam-se homenageados. Este comandante, como todos os outros que passaram por aqui, além de líderes militares, se tornaram amigos de Ponta Porã”.

O comandante do Regimento, Coronel Levy, também discursou. Agradeceu à Câmara pela homenagem e disse que o 11º RC Mec tem, ao longo de 100 anos de atuação na fronteira, estimulado o desenvolvimento local e garantindo a segurança da população, bem como a soberania nacional. Relembrou episódios marcantes na história do “Onze”, como a participação de seus homens na 2ª Guerra Mundial na década de 1940, a participação na Missão de Paz no Haiti. “Devemos também ressaltar nossa amizade com o país vizinho, o Paraguai. Ao longo de nossa existência fortalecemos um elo de amizade com nossos irmãos e vizinhos. Hoje, o histórico Regimento se moderniza. Temos recebido equipamentos de última geração para aperfeiçoar nosso contingente, capacitando nossos homens e mulheres, mantendo uma tropa sempre motivada”.

O secretário municipal de Segurança Pública, Marcelino Nunes, discursou destacando a rica história do Regimento Marechal Dutra. Segundo ele, “o ‘Onze’ é um presente para todos nós pontaporanense. É tão marcante a relação desta instituição militar com nossa comunidade e nossa cultura, que o regimento está presente nos símbolos do Município como nosso Brasão, a Bandeira e na letra do Hino de Ponta Porã”.

        O vereador Agnaldo Miudinho, líder do prefeito no Parlamento Municipal, também discursou e falou que a história do 11º RC Mec se confunde com a história de Ponta Porã. “Sua atuação promove desenvolvimento econômico, garante segurança e paz, porque além de tudo, desenvolve ações humanitárias”.

Jelson Bernabé também discursou enaltecendo a importância do “Onze”. O vereador disse que teve a honra de servir no 11º RC Mec. Também seu colega, Rony Lino. “Foi um momento marcante na minha vida. Período de grande aprendizado que hoje trago comigo e procura repassar para minha família e meus amigos os ensinamentos. Por isso, quero parabenizar o Regimento Marechal Dutra pelo seu aniversário”.

A solenidade teve entrega de honrarias. O comandante Coronel Levy recebeu das mãos do presidente da Câmara Municipal, Candinho Gabínio, a Medalha do Mérito Legislativo. Também agraciados com esta honraria o Major Antonio Augusto Dutra da Silva, sub-comandante do “Onze” (honraria entregue pela vereadora Nely Abdulahad), Major Alecsander Belmonte Granado, chefe da 4º Seção (honraria entregue pelo vereador Jelson Bernabé); Capitão Mario Ivan Merch dos Santos, chefe da Formação Sanitária (honraria entregue pelo vereador Laercio Martins); Capitão Edson Mischuhr, chefe da Seção de Conformidade Diária (honraria entregue pelo vereador Agnaldo Miudinho); 1º Tenente Péricles Arruda de oliveira, Mestre da Banda de Música (honraria entregue pelo vereador Rony Lino); Sub-tenente Alexander Queiroz Borret, chefe da Seção de Informática (honraria entregue pelo secretário Marcelino Nunes de Oliveira); Sub-tenente José Ricardo Dias Borda, adjunto de Comando (honraria entregue pelo Coronel Quintana); Sub-tenente Jackson Meira Lobato, chefe da Seção de Comunicação Social (honraria entregue pela senhora Andrea Levy); Sub-tenente Klaus Diel Wagner, encarregado de material (honraria entregue pelo presidente da Câmara, Candinho Gabínio); 1º Sargento Wagner Ferreira (honraria entregue pelo Coronel Levy) e o senhor Rubens Aires Guimarães, gerente geral do Majestic Hall.

O Coronel Levy também recebeu das mãos dos vereadores presentes na sessão solene, um diploma de Votos de Congratulações, destinado ao 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado – Regimento Marechal Dutra, Sentinela Avançada da Fronteira.

Comentário

Comentário

Veja Também

PROGRAMA SOCIAL DA PREFEITURA DE PONTA PORÃ ENTREGA VIOLÕES NO MUNICIPIO

O projeto é desenvolvido em parceria entre a secretaria municipal de Assistência Social e a ...