quinta-feira , 17 outubro 2019
Home / Destaque / CÂMARA DE VEREADORES APROVA LEI QUE IMPEDE CONDENADOS PELA “MARIA DA PENHA” OCUPAREM CARGOS PÚBLICOS EM PONTA PORÃ

CÂMARA DE VEREADORES APROVA LEI QUE IMPEDE CONDENADOS PELA “MARIA DA PENHA” OCUPAREM CARGOS PÚBLICOS EM PONTA PORÃ

Os vereadores de Ponta Porã aprovaram, por unanimidade, na sessão ordinária de terça-feira, 17 de setembro, um projeto de lei que proíbe a nomeação para cargos de provimento no serviço público municipal. O autor do projeto de lei é o vereador Candinho Gabínio (PSDB), presidente da Câmara Municipal de Ponta Porã, disse que a medida visa garantir que o serviço público seja ocupado por pessoas que respeitam as mulheres.

De acordo com a Lei, “fica vedada a nomeação, no âmbito da administração pública direta, indireta (Poder Executivo) e Poder Legislativo do Município de Ponta Porã, para todos os cargos de provimento em comissão e efetivos, de pessoas que tiverem sido condenadas nas condições previstas na Lei Federal Nº 11.340/2006 – Lei Maria da Penha”.

O presidente da Câmara explicou que o município de Ponta Porã precisa acompanhar uma tendência nacional, cujo objetivo é evitar casos de violência contra a mulher. “Recentemente o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil aprovou algo semelhante. Casos de agressões e violência contra a mulher passaram a ser impedimentos para a inscrição na OAB”.

Candinho Gabínio justificou o projeto informando que a medida visa garantir que o serviço público seja ocupado por pessoas que respeitam as mulheres e, por isso, não tenham praticado quaisquer tipos de violência enquadrados na Lei Federal Nº 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha.

Na sessão os parlamentares também aprovaram mais três projetos de lei. O de nº 06/2019, de autoria do vereador Farid Afif, que institui no Dia do Rotariano em Ponta Porã. Também foi aprovado o Projeto de Lei Nº 15/2015, de autoria da vereadora Anny Espínola que institui o “Dia do Povo Paraguaio” no Município de Ponta Porã. Outra matéria debatida e aprovada por unanimidade foi o Projeto de Lei Nº 66/2019, que autoria do vereador Farid Afif, que institui o Dia Municipal do Futebol Amador em Ponta Porã.

Comentário

Comentário

Veja Também

ESTUDANTES CHEGAM A FRONTEIRA PARA SE INSCREVER EM CURSO DE MEDICINA E ACABAM FLAGRADAS COM CARGA DE MACONHA EM PONTA PORÃ

Paulistas vem a fronteira para se inscrever em curso de medicina e ao voltar ao ...