terça-feira , 15 outubro 2019
Home / Entretenimento / COMERCIANTE DE PONTA PORÃ PARTICIPA DA SELEÇÃO DE CONFEITEIROS AMADORES NA CAPITAL DO MS

COMERCIANTE DE PONTA PORÃ PARTICIPA DA SELEÇÃO DE CONFEITEIROS AMADORES NA CAPITAL DO MS

A segunda seletiva do Concurso cozinheiro amador, idealizado pela Comitiva dos Chefs, avaliou nesta terça-feira (30), as receitas de confeitaria inspiradas nos sabores dos ingredientes sul-mato-grossenses. De Ponta Porã a Ladário, ou ainda com pratos elaborados sem lactose e glúten, as 10 participantes demonstraram dedicação e criatividade no preparo de cada prato.

Na avaliação do chef, Ineu Oliveira, escolher cinco pratos foi tarefa de grande responsabilidade, pois, considerou o nível de qualidade muito bom, para candidatas que estão iniciando na confeitaria profissional ou que nunca fizeram um curso na área.

“O concurso revelou vários talentos, com algumas ‘pérolas’ de nível internacional. Trabalhos lindos e deliciosos. Valeu muito a pena participar dessa avaliação e tenho certeza que a confeitaria começa a evoluir em nosso Estado, a partir dessa iniciativa”, observa.

Para a idealizadora do evento, a chef Dedê Cesco, todas as participantes são vencedoras, por acreditarem em sua capacidade pessoal e se arriscarem a mostrar os conhecimentos e ideias em público. “Tenho certeza que cada uma das candidatas se destacou à sua maneira, contribuindo com suas memórias afetivas em pratos regionais autorais e de sabores impressionantes”, argumenta.

TODOS SABORES DO MS

Márcia Cristina Gonçalves mora em Ponta Porã e apresentou um Bolo de Pote chamado carinhosamente de “Princesinha dos Ervais”, em homenagem a terra natal. Ela conta que idealizou o prato em referência ao aniversário da cidade, comemorado em 18 de julho, e para o concurso de confeiteiros amadores.

“Minha família é proprietária de uma padaria e cresci em meio a produção de vários bolos, pães e doces. Utilizei uma receita clássica de pão de ló que aprendi com minha mãe e acrescentei a erva-mate, no recheio brigadeiro branco e na decoração enrolei os docinhos e polvilhei com erva peneirada”, revela.

Ela conta que foi a primeira experiência em um concurso de gastronomia e ficou muito orgulhosa de representar sua região. “Foi uma oportunidade incrível conhecer tantas pessoas com talentos e histórias diferentes. Agora é torcer para prosseguir na disputa”, comenta animada.

A professora de Ciências Biológicas, Janaina Ferreira Porto, 31 anos, ministra aulas na Rede Municipal de Ensino (Reme) e conta que gosta de cozinhar desde criança, mas, nunca se aventurou a participar de um concurso.

“Fiquei sabendo do concurso de Confeiteiro Amador no dia 7 de julho, mas, fiquei com receio de participar e fiquei cuidando os temas das aulas show para garantir meu lugar e assistir. No dia 17 resolvi participar e criei a receita que foi inscrita no último dia da inscrição, 19 de julho”, revela.

Janaina apresentou o prato “Bolo Dois Amores Rosado com Crocante de Baru’, com elementos muito tradicionais da cozinha regional, entre eles: castanha de baru, goiaba e mandioca. Ela destaca que participou de um projeto escolar que oferecia aos estudantes três opões de cursos livres, auxiliar administrativo, manicure e cozinha. “Eu auxiliei os alunos no treinamento de cozinha e aliei o conteúdo pedagógico com alimentos encontrados no cerrado de nosso Estado, foi uma experiência gratificante”, acrescenta.

RESULTADO DA SELETIVA

1º Lugar: Janaína Ferreira Porto – Bolo Dois Amores Rosado com Crocante de Baru.

2º Lugar: Marcia Cristina Gonçalves – Bolo no Pote “Princesinha dos Ervais”.

3º Lugar: Kellen Christien Kamiya – Pannacotta de Cachaça de Guavira com Confit de limão rosa acompanhado de caju caramelado e Pralin de Castanha de Baru.

4º Lugar: Thelma da Silva – Ála, pinta! Torta de Tâmara com Baru recheada de leite condensado sem açúcar com Bocaiúva e redução de tamarindo.

5º Lugar: Keyla de Oliveira Lima – Torta de Tamarindo.

As candidatas selecionadas participarão da disputa final no dia 17 de agosto, durante o Festival Gastronômico Comitiva dos Chefs 2019.

SOBRE O PROJETO

O projeto Festival Comitiva dos Chefes foi contemplado pelo Fundo Municipal de Investimentos Culturais (FMIC) da Prefeitura de Campo Grande e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECTUR).

A edição 2019 será realizada na Plataforma Cultural, localizada na Esplanada Ferroviária, entre 16 e 18 de agosto, em Campo Grande (MS). O endereço é Avenida Calógeras, 3015, Centro.

Fonte https://www.jornalasemanapp.com.br

Comentário

Comentário

Veja Também

EDUARDO COSTA E TRATADO DE MAL EDUCADO E IMITADOR APÓS SHOW NA FRONTEIRA

Atuação do “cantor” Eduardo Costa durante show e considerado uma vergonha, de baixa qualidade e ...