sábado , 7 dezembro 2019
Home / Eventos / DEBATE REÚNE PRODUTORES CULTURAIS, AUTORIDADES, EDUCADORES, PESQUISADORES, ARTISTAS E AMANTES DA CULTURA NOS 107 ANOS DE PONTA PORÃ

DEBATE REÚNE PRODUTORES CULTURAIS, AUTORIDADES, EDUCADORES, PESQUISADORES, ARTISTAS E AMANTES DA CULTURA NOS 107 ANOS DE PONTA PORÃ

A rica diversidade cultural de Ponta Porã fronteira com país vizinho Paraguai foi tema de debate durante a Festa das Nações, realizada pela Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã (FUNCESPP) e Instituto Federal de Mato Grosso do Sul-IFMS Ponta Porã que aconteceu no Parque dos Ervais.

O debate com o tema: Fronteira Cultural-A cultura unindo os povos, foi promovido pelo Conselho Municipal de Cultura com apoio da FUNCESPP fez parte da programação da Festa das Nações e reuniu produtores culturais, autoridades, educadores, pesquisadores,  artistas e entusiastas da cultura que abordaram a importância das políticas públicas de cultura em favor da construção da identidade cultural de fronteira, o fortalecimento do Conselho Municipal de Cultura como entidade essencial para representar os segmentos artísticos e culturais de Ponta Porã e  a realização de evento que possam possibilitar a expansão de hábitos de valorização de arte e cultura a toda população.

O Presidente do Conselho Municipal de Ponta Porã, professor e músico João Caetano destacou a importância da efetiva participação de artistas, produtores culturais, entidades e educadores bem como toda população na construção do Plano Municipal de Cultura.

“É importante que os representantes dos segmentos, artistas e demais entusiastas da cultura possam entender o sentido e prática do Conselho Municipal d e Cultura e que de fato participem para que possamos valorizar nossas manifestações culturais, costumes e tradições em favor da formatação do Plano Municipal de Cultura”.

O diretor de Cultura da FUNCESPP, Jornalista Eder Rubens da Silva falou do Projeto Fronteiras da Cultura desenvolvido pela atual gestão municipal que vem realizando ações alinhada com a educação como forma de criar hábitos entre crianças, jovens e adultos para apreciação e  entendimento das várias artes existentes.

“Entendemos que precisamos levar a população atividades culturais alinhado com a educação que possam contribuir para ampliar o conhecimento das manifestações artísticas, valorizando nossos costumes e tradições, sempre acompanhado do atual momento que vive a sociedade, sua realidade e produção cultural, atrelada a rica diversidade que formam nosso mosaico cultural” disse Eder.

Em sua fala o renomado artística plástico, Julio Cezar Alvarez, lembrou que é preciso entender a realidade local que integra dois povos por meio do entrelaçamento das famílias que residem em uma fronteira única em vários aspectos e oferecer atividades que permita hábitos a população em favor da valorização da arte e cultura.

O Jornalista Alex Fraga de Campo Grande, parabenizou pelo debate e o importante momento vivenciado pelo segmento cultural de Ponta Porã, enfatizando que a fronteira possui uma riqueza cultural impar e que precisa de uma maior atenção por parte do organismo responsável pela Políticas Públicas de Mato Grosso do Sul.

“Fiquei feliz em ver que Ponta Porã fronteira com Paraguai vem respirando e discutindo cultura, buscando encontrar um caminho para consolidar sua identidade cultural em um evento que apoia os artistas locais, seus costumes e tradições”.

A jovem Liz Mendes da rede “Jopara Porã” manifestou que, foi muito gratificante participar do debate Cultural e ter o prazer de conhecer pessoas que buscam o mesmo ideal, que valorizam a cultura da fronteira seja na pintura, na música, na dança, nas comidas, nos três idiomas Guarani, Português e Español, “Obrigada Éder Rubens, João Caetano e Alejandra Maciel pelo convite e por promover a integração de todas as formas culturais que nós temos, é uma riqueza que merece ser mostrada! Tenho certeza que este será o primeiro de muitos outros encontros” disse Liz Mendes.

O Vereador Paulinho Roberto (PT) que participou de todo debate, elogiou a iniciativa e se colocou a disposição para que através do Legislativo Municipal, Ponta Porã possa avançar nas Políticas Públicas de Cultura construindo o seu Plano Municipal de Cultura.          

Comentário

Comentário

Veja Também

RONDONIENSE VENCE CONCURSO DE MISS DA UCP EM PEDRO JUAN CABALLERO

Cerca de 30 candidatas representando as diversas turmas de Medicina da Universidad Central Del Paraguay ...