terça-feira , 16 julho 2019
Home / Educação / 21º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DA LBV DISCUTE “O PAPEL DO PROFESSOR NO ENSINO DE ALUNOS COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM”

21º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DA LBV DISCUTE “O PAPEL DO PROFESSOR NO ENSINO DE ALUNOS COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM”

A dra. Talita Pazeto, pós-graduada em Psicopedagogia, mestre e doutora em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, abriu o segundo dia do Congresso Internacional de Educação da Legião da Boa Vontade, em São Paulo/SP destacando “O papel do professor no ensino de alunos com dificuldade de aprendizagem”.

Na oportunidade, compartilhou as experiências dela no atendimento psicopedagógico na área de avaliação e intervenção em dificuldades e distúrbios de Aprendizagem. Pesquisadora na área de desenvolvimento infantil, com foco em habilidades pré-escolares, leitura, escrita, linguagem e funções executivas e integrante da equipe de Neuropsicologia Infantil e Psicopedagoga do Instituto de Desenvolvimento Humano, ela avaliou o papel do professor e da escola na solução deste problema. “As crianças dão sinais desde cedo. Aos 5 anos, elas aprendem coisas que não aprendiam quando tinham 4, isso é desenvolvimento. Se passam três anos, e nada é feito, vira uma coisa séria. (…) Existe essa cultura da ‘espera’. Esperar que ela aprenda, que ela evolua”, disse.

Na palestra a dra. Talita destacou que há dois tipos de intervenção: a preventiva, que ela considera a mais correta, e a terapêutica ou remediativa — a mais utilizada no meio escolar. “A preventiva atua antes; a remediativa, só depois do problema”, explicou. Para ela, a intervenção preventiva permite que a escola identifique precocemente e atue de maneira mais direcionada em favor dos alunos que apresentem dificuldades de aprendizagem. Ao agir desta maneira, é possível diminuir interpretações erradas da situação, permitindo à escola cravar, com exatidão o problema e tratá-lo da forma certa.

Sobre o Congresso

As informações sobre as palestras e as oficinas promovidas durante o 21º Congresso Internacional de Educação da LBV podem ser conferidas no site www.lbv.org/congresso-de-educacao ou ainda no programa Educação em Debate transmitido pela Boa Vontade TV. Acesse: www.boavontade.com/tv.

Comentário

Comentário

Veja Também

ABERTA AS INSCRIÇÕES PARA CURSO DE SERIGRAFÍA BÁSICA EM PONTA PORÃ

Curso profissionalizante na área de serigrafia básica se encontra com inscrições abertas em Ponta Porã. ...