terça-feira , 15 outubro 2019
Home / Educação / PROERD COLOCA INSTITUIÇÃO MILITAR EM DESTAQUE NA SOCIEDADE FRONTEIRIÇA

PROERD COLOCA INSTITUIÇÃO MILITAR EM DESTAQUE NA SOCIEDADE FRONTEIRIÇA

A Polícia Militar do 4º BPM, através do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), realizou na última quinta-feira (27) três formaturas, onde formaram mais de oitocentos estudantes de escolas Públicas Municipais e Estaduais de Ponta Porã.

Os eventos foram realizados no Centro Internacional de Convenções “Miguel Gomes” com início às 8 horas da manhã, onde participaram as Escolas Municipais Prefeito Adê Marques, Isaac Borges Capilé, Jardim Ivone, João Carlos Pinheiro Marques, Juvenal Fróes e Orlando Mendes, a cerimônia contou com a presença de várias autoridades e convidados, a Secretária Municipal de Educação, professora Maria Leny Antunes Klais, representante do Prefeito Hélio Pelufo Filho (PSDB), recepcionou as demais autoridades, juntamente com o Tenente Coronel PM Carlos Magno, Comandante do 4º BPM, Coronel PM Givaldo, Comandante de Área I, Coronel PM Zerlotti, Coordenador do Estadual do Proerd MS.

Também participaram da cerimônia o Promotor de Justiça, Dr. Gabriel, representante do Ministério Público Estadual, responsável pela confecção dos livros do Proerd usados nas aulas, a vereadora Professora Anny Espínola, o Concejal Departamental do Paraguai Pablo Winckler e a Gerente da Cooperativa Sicredi, Sueli, responsável pelo patrocínio das camisetas dos alunos das escolas estaduais, bem como pelas bicicletas entregues aos alunos destaques em redação.
O Proerd é um programa antidrogas aplicado por Policiais Militares onde estes vãos às escolas uma vez por semana e com a ajuda de um livro ensinam os alunos a resistirem às pressões de traficantes e aliciadores, através do Modelo de Tomada de Decisão, os alunos a tornarem-se resistentes, usando estratégias de resistência, autocontrole, autoconfiança e respeito ao próximo, também são tratados temas como o bullying e a boa cidadania.
No período vespertino participaram as escolas: Escola Municipal Marcondes Fernandes Pereira, Professora Zaira, São João, e a Escola Estadual Dep. Fernando Cláudio Capiberibe Saldanha. A terceira formatura foi realizada às 18h30 e contou com a participação de vários familiares dos formandos, sendo participantes as escolas: Escolas Estaduais Adê Marques, Miguel Marcondes Armando e Mendes Gonçalves.
Durante as formaturas os alunos realizam um compromisso, perante seus familiares e convidados, de resistirem às pressões, controlar suas tensões, cultivar o amor próprio e às drogas dizer não. No segundo semestre serão atendidas as escolas da área Sul de Ponta Porã, concluindo até o final deste ano a formatura de todos os estudantes de escolas públicas do quinto ano, urbanas e rurais.

Comentário

Comentário

Veja Também

AUDIÊNCIA PÚBLICA COM O TEMA REVALIDA UNE UNIVERSITÁRIOS E AUTORIDADES BRASILEIRAS E PARAGUAIAS NA FRONTEIRA

Audiência pública discute Revalida em Ponta Porã, o exame nacional que regulariza os diplomas de ...