terça-feira , 16 julho 2019
Home / Educação / PROERD COLOCA INSTITUIÇÃO MILITAR EM DESTAQUE NA SOCIEDADE FRONTEIRIÇA

PROERD COLOCA INSTITUIÇÃO MILITAR EM DESTAQUE NA SOCIEDADE FRONTEIRIÇA

A Polícia Militar do 4º BPM, através do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), realizou na última quinta-feira (27) três formaturas, onde formaram mais de oitocentos estudantes de escolas Públicas Municipais e Estaduais de Ponta Porã.

Os eventos foram realizados no Centro Internacional de Convenções “Miguel Gomes” com início às 8 horas da manhã, onde participaram as Escolas Municipais Prefeito Adê Marques, Isaac Borges Capilé, Jardim Ivone, João Carlos Pinheiro Marques, Juvenal Fróes e Orlando Mendes, a cerimônia contou com a presença de várias autoridades e convidados, a Secretária Municipal de Educação, professora Maria Leny Antunes Klais, representante do Prefeito Hélio Pelufo Filho (PSDB), recepcionou as demais autoridades, juntamente com o Tenente Coronel PM Carlos Magno, Comandante do 4º BPM, Coronel PM Givaldo, Comandante de Área I, Coronel PM Zerlotti, Coordenador do Estadual do Proerd MS.

Também participaram da cerimônia o Promotor de Justiça, Dr. Gabriel, representante do Ministério Público Estadual, responsável pela confecção dos livros do Proerd usados nas aulas, a vereadora Professora Anny Espínola, o Concejal Departamental do Paraguai Pablo Winckler e a Gerente da Cooperativa Sicredi, Sueli, responsável pelo patrocínio das camisetas dos alunos das escolas estaduais, bem como pelas bicicletas entregues aos alunos destaques em redação.
O Proerd é um programa antidrogas aplicado por Policiais Militares onde estes vãos às escolas uma vez por semana e com a ajuda de um livro ensinam os alunos a resistirem às pressões de traficantes e aliciadores, através do Modelo de Tomada de Decisão, os alunos a tornarem-se resistentes, usando estratégias de resistência, autocontrole, autoconfiança e respeito ao próximo, também são tratados temas como o bullying e a boa cidadania.
No período vespertino participaram as escolas: Escola Municipal Marcondes Fernandes Pereira, Professora Zaira, São João, e a Escola Estadual Dep. Fernando Cláudio Capiberibe Saldanha. A terceira formatura foi realizada às 18h30 e contou com a participação de vários familiares dos formandos, sendo participantes as escolas: Escolas Estaduais Adê Marques, Miguel Marcondes Armando e Mendes Gonçalves.
Durante as formaturas os alunos realizam um compromisso, perante seus familiares e convidados, de resistirem às pressões, controlar suas tensões, cultivar o amor próprio e às drogas dizer não. No segundo semestre serão atendidas as escolas da área Sul de Ponta Porã, concluindo até o final deste ano a formatura de todos os estudantes de escolas públicas do quinto ano, urbanas e rurais.

Comentário

Comentário

Veja Também

ABERTA AS INSCRIÇÕES PARA CURSO DE SERIGRAFÍA BÁSICA EM PONTA PORÃ

Curso profissionalizante na área de serigrafia básica se encontra com inscrições abertas em Ponta Porã. ...