segunda-feira , 19 agosto 2019
Home / Destaque / SINDICATO DAS GUARDAS MUNICIPAIS DE PONTA PORÃ EMITE NOTA PÚBLICA DE ESCLARECIMENTO

SINDICATO DAS GUARDAS MUNICIPAIS DE PONTA PORÃ EMITE NOTA PÚBLICA DE ESCLARECIMENTO

O SINDICATO DOS GUARDAS MUNICIPAIS DE PONTA PORÃ/MS no uso de suasatribuições legais e também à quem possa interessar, considerando conteúdo que está sendo divulgado nas redes sociais pelo Senhor João Paulo Filippini Ribas, sobre uma atuação dos agentes de segurança pública no dia 17/06/2019, respeita o contraditório e ao ouvir seus integrantes manifesta-se conforme segue.
Os GCMs em patrulhamento de rotina pela cidade, precisamente na Avenida Brasil, após o Posto BR Petrobras Duas Nações, próximo ao trevo da Bandeira, o cidadão em questão, avançou sinal vermelho com sua moto de origem estrangeira não respeitando regras primordiais e básicas de trânsito, fato esse que chamou a atenção da Guarnição, que iniciou acompanhamento tático, pois comumente nessa localidade ocorrem furtos, roubos e demais ilícitos.
Utilizando-se de sinais sonoros e luminosos o cidadão fora alcançado e abordado dentro dos Princípios Técnicos de Abordagem, na qual preserva a integridade física dos Agentes e do próprio abordado, sendo que no caso não foram utilizadas algemas.
Apesar de constatar ilícitos na conduta do referido cidadão, a equipe de GCMs não perfez os encaminhamentos necessários por ausência de veículo para remoção (guincho).
Ressalta-se que o cidadão de bem não deve se sentir constrangido após uma eventual abordagem dos agentes municipais de segurança, eis que tal procedimento é benéfico à população como um todo e inexiste qualquer meio de aferição do indivíduo antes de se fazê-la.
Em caso de conduta inadequada praticada por qualquer policial da Guarda Civil Municipal, temos os meios legais e idôneos que irão averiguar e penalizar se necessário, respeitando sempre o contraditório e a ampla defesa. O que se tratando das redes sociais, não existe.
Importantíssimo salientar que as Guardas Municipais são regidas pela Lei Federal n° 13.022/2014 e participam conjuntamente as demais forças de segurança pública na proteção sistêmica da população.
Lembrando que o Sindicato da Guarda Civil Municipal está presente junto da população ajudando com várias ações sociais, como doação de sangue, de agasalhos, brinquedos e cestas básicas, demonstrando que estamos sempre prontos para auxiliar a população Pontaporanense.

Att GCM ANTUNES Presidente do Sindicato da Guarda Civil Municipal de Ponta Porã.

Comentário

Comentário

Veja Também

PM DE PONTA PORÃ PRENDE INDIVÍDUO QUE AMEAÇAVA COM SIMULACRO DE ARMA DE FOGO PARTICIPANTES DE UM EVENTO EM ESCOLA NA REGIÃO DE ASSENTAMENTO

Policiais Militares do Distrito de Itamarati durante rondas em um evento realizada em escolas do ...