quinta-feira , 23 maio 2019
Home / Destaque / OFICINAS TEMÁTICAS VISAM DEBATER COM A SOCIEDADE ASPECTOS IMPORTANTES DO DESENVOLVIMENTO DA CIDADE DE PONTA PORÃ

OFICINAS TEMÁTICAS VISAM DEBATER COM A SOCIEDADE ASPECTOS IMPORTANTES DO DESENVOLVIMENTO DA CIDADE DE PONTA PORÃ

A prefeitura de Ponta Porã iniciará uma série de oficinas temáticas visando debater amplamente o Plano Diretor, atualmente em execução. As oficinas comunitárias são direcionadas para a elaboração do diagnóstico integrado para a revisão do Plano Diretor e terão início na segunda-feira, 20, às 18 horas, na Escola Estadual “Joaquim Murtinho”, e prosseguem até o dia 25 de maio.

Dia 21 será na Escola Estadual “Geni Marques Magalhães” às 18hs e também na Escola Estadual ´Fernando Saldanha´, às 18hs bairro Ipê 2. Já no dia 22 a oficina acontece nas escolas ´Pedro Afonso Goldoni´, distrito de Sanga Puitã e na Escola Estadual ´Nova Itamarati´. Dia 23 acontece na Escola Estadual “João Brembatti Calvoso” e na Escola Polo Municipal rural “Osvaldo de Almeida Mattos”, às 09h, no distrito de Cabeceira do Apa.

O Plano Diretor é uma ferramenta para orientar o desenvolvimento e o crescimento das funções econômicas, sociais e ambientais do município, gerando um ambiente de inclusão socioeconômica de todos os cidadãos e de respeito ao meio ambiente. O plano diretor também abranger o território do município como um todo.

É um instrumento importante para o planejamento do Município e deve ser aprovado pela Câmara Municipal. A lei do plano diretor deve ser revista, pelo menos, a cada dez anos e suas diretrizes e prioridades devem ser incorporadas pelas leis orçamentárias (Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual).

O plano diretor não deve ser visto como um plano de governo, que representa a visão do Prefeito. Ele deve traduzir os anseios de todos os cidadãos sobre o desenvolvimento municipal. Por isso é importante a colaboração de todos os segmentos da comunidade: trabalhadores, empresários, universidades, lideranças comunitárias, entidades de classe, enfim todos podem e devem participar.

“Nossa missão enquanto agente público é preparar o futuro, direcionar as ações, coordenar o crescimento sustentável. Os municípios atravessam por transformações, surgem novos bairros, a cidade cresce. Ponta Porã de hoje não é a mesma de ontem. Com o plano diretor, preparamos o crescimento ordenado, e discutir esse desenvolvimento é necessário”, disse o prefeito Hélio Peluffo Filho (PSDB) na abertura do encontro de revisão do Plano Diretor do município de Ponta Porã. A revisão ou atualização está prevista no Estatuto da Cidade (Lei Federal n. 10.257 de 2001).

O prefeito Hélio lembrou que para os próximos anos está previsto o surgimento de aproximadamente 4 mil lotes novos em Ponta Porã e isso precisa ser discutido e preparado. “Muitos dos problemas que temos hoje com as fortes e intensas chuvas é por conta da drenagem. Pavimentamos o asfalto antigo, mas a drenagem continua a mesma”, disse Hélio, lembrando da área central da cidade. “E isso precisa ser preparado”, frisou o prefeito.

A engenheira civil Marta Lúcia da Silva Martinez proferiu a primeira palestra da reunião tendo como pauta o tema “A importância do Plano Diretor para uma cidade”. Ela é Arquiteta e Urbanista, pós-graduada em gestão regional e urbana em drenagem urbana pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A segunda palestra foi com a engenheira de Transportes Mariana Alcântara, mestranda pela Faculdade de São Carlos, graduada em engenharia de Produção, em arquitetura e urbanismo.

“O Plano Diretor é uma estratégia para o desenvolvimento sustentável de uma cidade e deve ser revisado para contemplar as transformações que ocorreram em Ponta Porã nos últimos 12 anos e, junto com o Plano de Mobilidade Urbana, vai orientar a ocupação da cidade e facilitar o acesso das pessoas e bens ao que a cidade oferece”, frisou o prefeito Hélio Peluffo.

O Município de Ponta Porã tem Plano Diretor. A Lei Complementar n. 31, de 10 de outubro de 2006, instituiu o Plano Diretor do Município de Ponta Porã/MS. A Prefeitura iniciou o processo para a revisão do Plano Diretor. E quer a sua participação.

Nos próximos meses, serão realizadas reuniões, oficinas participativas e audiências públicas. A Prefeitura de Ponta Porã quer a sua contribuição. Participe das discussões sobre o Plano Diretor. Telefone de contato (67) 3926-6816.

E-mail planodiretorpp@hotmail.com

Comentário

Comentário

Veja Também

PONTAPORANENSES SÃO PRESOS PELO DOF COM QUASE DUAS TONELADAS DE MACONHA

Policiais do Departamento de Operações de Fronteira apreende caminhão quase duas toneladas de maconha com ...