quinta-feira , 23 maio 2019
Home / Destaque / PROXIMIDADE ENTRE AGRICULTORES E APICULTORES PODE AUMENTAR PRODUTIVIDADE DA SOJA EM 10%

PROXIMIDADE ENTRE AGRICULTORES E APICULTORES PODE AUMENTAR PRODUTIVIDADE DA SOJA EM 10%

A harmonia entre produtores de soja e apicultores pode render aumento na produtividade tanto da soja quanto do mel. A relação entre as abelhas e as lavouras de soja será tema de palestra no dia 15 de maio, às 19hs, em Dourados.

O evento será realizado pela Aprosoja/MS (Associação de Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul) e Sindicato Rural de Dourados, durante a Expoagro (Exposição Agropecuária de Dourados) e ministrada pelo pesquisador da Embrapa Luiz Gazzoni, que acredita na comunicação como elo fundamental entre os dois produtores.

Pesquisas mostram que a soja se beneficia da presença de abelhas, tanto as nativas, quanto as domésticas, podendo aumentar a produtividade em torno de 10%, enquanto que é bom para o apicultor a presença de soja nas proximidades do apiário, pela oferta de néctar, que resulta em aumento da produção de mel.

A convivência harmônica entre ambos necessita de diálogo e de boas práticas agrícolas, especialmente relacionadas ao uso de medidas fitossanitárias e boas práticas apícolas.

“O agricultor precisa saber que existem apiários nas proximidades e conversarem sobre a agenda de aplicações de defensivos. Com esses cuidados a relação tem tudo para ser eficaz”, afirma Gazzoni.

A palestra “Abelhas e Soja: Mitos e verdades” será realizada dia 15 de maio, às 19h, em Dourados e é gratuita. As inscrições devem ser feitas no link http://bit.ly/AbelhaseSoja

Comentário

Comentário

Veja Também

PONTAPORANENSES SÃO PRESOS PELO DOF COM QUASE DUAS TONELADAS DE MACONHA

Policiais do Departamento de Operações de Fronteira apreende caminhão quase duas toneladas de maconha com ...