sexta-feira , 23 agosto 2019
Home / Destaque / CURSO DE CAPACITAÇÃO VISA AMPLIAR ATENDIMENTO E MELHORAR QUALIDADE DO SERVIÇO NOS POSTOS DE SAÚDE EM PONTA PORÃ

CURSO DE CAPACITAÇÃO VISA AMPLIAR ATENDIMENTO E MELHORAR QUALIDADE DO SERVIÇO NOS POSTOS DE SAÚDE EM PONTA PORÃ

A secretaria municipal de Saúde, desenvolve durante toda esta semana curso de capacitação voltado à formação de vacinadores na rede de saúde pública do município. Nesta segunda-feira, 22, teve início curso de sala de vacinação direcionado a técnicos de enfermagem para atuação em imunização nas unidades de saúde. O curso está sendo desenvolvido no auditório do Centro Regional de Especialidades “João Kayatt”. Ponta Porã possui 20 unidades de saúde, dos quais 14 na área urbana e 6 na zona rural.

O secretário de Saúde, Dr. Patrick Derzi salientou na abertura que a administração do prefeito Hélio Peluffo tem direcionado ações contínuas e diretas objetivando melhorar a qualidade do atendimento na saúde pública de Ponta Porã. Ele lembrou que a prefeitura estará ativando todas as salas de vacinação nas unidades de saúde, melhorando significativamente o atendimento à população. O curso tem como palestrante a enfermeira Marlei Ogawa e passará informações importantes sobre as metodologias de aplicação de vacinas.

A administração do prefeito Hélio Peluffo tem garantido importantes investimentos na área de saúde e demais setores do serviço público municipal. “Continuamos realizando de forma inédita no município o atendimento de Oncologia aqui na cidade, evitando cansativas viagens, minimizando desgaste físico e emocional para pacientes e familiares. Já doamos mais de mil pares de óculos e iniciamos o programa Catarata Zero, realizando cirurgias e cuidando de todo o processo pré e pós operatório dos nosso pacientes. A meta é zerar a fila”, tem reiterado o prefeito Hélio.

A Prefeitura concluiu a unidade de saúde da Vila Renô e reformou sete postos de saúde: CUT/Canãa no distrito de Nova Itamarati, no Dorcelina Folador, assentamento Nova Era, região da AMFFI/Itamarati, Jardim Alegrete, bairro Ignês Andreazza e no distrito de Sanga Puitã. Foi reformado totalmente o Centro e Controle de Zoonoses (CCZ) que estava abandonado. Foi adquirida uma unidade móvel de castração de cães e gatos sendo ativado o CAPS que cuida da saúde mental.

Foi implantada a Central de Regulação que marca exames e consultas especializadas, eliminando as filas que se formavam todas as madrugadas no CRE João Kayatt. Agora, o cidadão é avisado em casa do dia e da hora do atendimento.

“Reforçamos a mobilidade da saúde com a aquisição de uma camionete S-10, uma Spin, dois Mobis, uma Ducatto e cinco motos 250 cc. São 7 novas ambulâncias: 4 básicas tipo A, 2 Hilux adaptadas e uma semi UTI que está chegando por esses dias. Avançamos na realização de exames com a contratação de laboratórios terceirizados na sede e na Itamarati. Aumentamos a qualidade, a quantidade em mais de 70% e reduzimos o tempo de atendimento e espera de resultados. Voltamos a atender em casa os pacientes acamados ou com dificuldades de locomoção. Implantamos o programa Emad (Equipe Multidisciplinar de Atendimento Domiciliar), levando assistência e conforto a centenas de famílias”, destaca o prefeito Hélio.

Ele cita ainda que o programa “Saúde mais Perto de Você” fez mais de 10 mil atendimentos nas ações realizadas nos distritos de Itamarati e Sanga Puitã , no Grande Marambaia, no Kamel Saad e no Ipê.

Os atendimentos prosseguem esse ano com o reforço de duas carretas equipadas que estão em montagem: uma para atendimento médico e outra odontológico. Assim vamos intensificar a assistência onde ela é mais necessária. “A saúde irá até as pessoas”, enfatiza o prefeito Hélio.

O curso de capacitação de salas de vacina acontece até sexta-feira, 26, e imediatamente haverá reforço nas equipes de imunização em todas as unidades de saúde.

Comentário

Comentário

Veja Também

“OPERAÇÃO FRONTEIRA SEGURA II” APONTA ALTO RESULTADO POSITIVO NAS PRIMEIRAS 12 HORAS NA REGIÃO DE FRONTEIRA

Sucesso da “Operação Fronteira Segura II” e visível nas primeiras 12 horas na região de ...