sexta-feira , 20 setembro 2019
Home / Educação / PREFEITURA DESENVOLVE AÇÃO “SAÚDE NA ESCOLA” NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

PREFEITURA DESENVOLVE AÇÃO “SAÚDE NA ESCOLA” NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

A prefeitura de Ponta Porã, através das secretarias de Saúde e Educação, realizou durante toda a semana, entre os dias 8 e 12, ação voltada a atenção especial às crianças com imunização tendo como foco atividades relacionadas à importância da imunização e do autocuidado. O assunto é o tema da Semana Saúde na Escola 2019, realizada anualmente pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da Educação.

“A imunização é um direito das crianças e adolescentes e o Programa Saúde na Escola estimula que as equipes das unidades de saúde e das escolas realizem atividades para promover que os escolares tenham esse direito garantido”, enfatizou Dr. Patrick Derzi, secretário municipal de Saúde.

Na semana, as equipes de saúde e educação trabalharam juntas para informar e desenvolver ações de prevenção à saúde envolvendo os estudantes, professores, pais e funcionários. Além de apresentar o que são as vacinas, para que servem e a importância delas para a saúde, as atividades sensibilizaram a comunidade sobre a importância de manter a caderneta de vacinação atualizada.

Também foi levada e trabalhada a importância da vigilância em saúde por todo o ano. “A conscientização é essencial, já que doenças como rubéola, caxumba e sarampo, por exemplo, causam impacto, não só na saúde, mas também na frequência escolar”, completou Dr. Patrick Derzi.

O Programa Saúde na Escola é uma iniciativa dos Ministérios da Saúde e da Educação (MEC) e incorporada pelos municípios. Desde 2012, quando foi instituída, a semana já abordou alimentação saudável, combate ao Aedes aegypti, práticas corporais e saúde ocular. O investimento anual do Governo Federal no último ciclo do PSE foi de R$ 89 milhões. Mais de 95% dos municípios brasileiros aderiram ao Programa. As ações envolvem um universo de 22 milhões de estudantes de 91.659 escolas e todas as equipes da atenção básica do SUS.

Comentário

Comentário

Veja Também

PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES RECEBE VISITA DE MEMBROS DA AMEEX

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Porã, Vereador Candinho Gabínio (PSDB) recebeu em seu ...