domingo , 16 junho 2019
Home / Eventos / PROFUNCIONÁRIO FAZ VISITA TÉCNICA NA COLÔNIA MILITAR DOS DOURADOS

PROFUNCIONÁRIO FAZ VISITA TÉCNICA NA COLÔNIA MILITAR DOS DOURADOS

Um dos mais bonitos recursos naturais e patrimônio histórico de Mato Grosso do Sul foi o local escolhido para uma importante atividade pedagógica promovida pelo Profuncionário de Ponta Porã. Alunos dos cursos de Alimentação Escolar e Infraestrutura Escolar estiveram visitando o Parque Histórico da Colônia Militar dos Dourados, localizado no município de Antônio João.

A visita técnica fez parte das atividades relacionadas à valorização da cultura, história, meio ambiente, desenvolvidas nas aulas do Profuncionário que atende os servidores administrativos das escolas públicas de Ponta Porã, envolvendo as redes Estadual e Municipal de Ensino.

Os alunos foram acompanhados e orientados pelos tutores Eliana Vargas, Terezinha Nunes Gonçalves e Nivalcir Pereira de Almeida, sob a coordenação da professora Elizete Cardoso. A visita foi realizada no dia 30 de março. Entre os objetivos específicos da atividade estava o repasse de informações sobre a História de Antônio João e sua relação com os demais municípios da fronteira, com destaque a Ponta Porã.

Na visita os alunos foram alertados para observar características dos objetos históricos, tipos de construções, recursos ambientais. No local receberam uma atenção especial da equipe do Exército Brasileiro responsável pela preservação e manutenção do Parque. Os sargentos Valhovera, Barbosa e soldado Caio, repassaram informações detalhadas da história do local, bem como da Guerra da Tríplice Aliança, episódio ocorrido entre os anos de 1864 e 1870, envolvendo o Brasil e o Paraguai.

Os alunos conheceram as dependências do museu e da extensa área ao redor repleta de monumentos e referências históricas, conteúdos trabalhados durante as aulas desenvolvidas nos encontros presenciais e no ambiente virtual uma vez que o curso funciona na modalidade semipresencial.

A Colônia Militar dos Dourados foi instalada no local onde foi travada uma das batalhas da Guerra do Paraguai. Nela foram mortos militares do Exército Brasileiro comandados pelo tenente Antônio João Ribeiro. A batalha ocorreu no dia 28 de dezembro de 1864. De acordo com os relatos históricos, o Parque foi criado na década de 1950 a partir da doação ao Exército Brasileiro de 30 hectares para construção do Museu Histórico. Na década de 1970 o parque foi implantado através de um trabalho do coronel Cancelo, que está enterrado no local. A Colônia Militar dos Dourados é mantida pelo 10º Regimento de Cavalaria de Bela Vista. O local é aberto à visitação gratuita.

A equipe do Profuncionário agradece à secretaria Municipal de Educação de Ponta Porã pelo apoio para a realização da viagem bem como ao Comando do 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado pela recepção e atendimento à turma.

Comentário

Comentário

Veja Também

ANIMADOR DE OSCARIZADA “SPIDER-MAN” EN ANIMATE 2019

Cinco meses después que “Spider-Man: Un nuevo universo” ganó el Oscar 2019 a mejor película ...