sábado , 17 agosto 2019
Home / Destaque / SUMAYA AFIF PARTICIPA DO 1º CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE VALOR EM SAÚDE NO BRASIL

SUMAYA AFIF PARTICIPA DO 1º CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE VALOR EM SAÚDE NO BRASIL

Dra. Sumaya Afif participa do 1º Congresso Latino-Americano de Valor em Saúde (CLAVS’19) para tratar sobre a importância de o Brasil adotar novos modelos assistenciais a fim de prover um atendimento de qualidade e garantir a sustentabilidade de um sistema que precisa cuidar de 209 milhões de brasileiros. Para tornar o debate ainda mais interessante, o evento recebeu líderes internacionais que chegaram ao país com suas melhores experiências no setor.

Dentre os principais nomes estiveram Michael S. Barr, vice-presidente executivo do NCQA (Comitê Nacional para Garantia de Qualidade), organização norte-americana que busca a melhoria da saúde por meio de análises e estudos sobre as atuações de planos de saúde e médicos, além de trabalhar na identificação de organizações capazes de melhorar o atendimento.

Com o tema “Medindo Valor: da teoria à prática” Barr em sua palestra manifestou palestrou acreditar ser necessário fomentar alguns pilares para melhorar a qualidade do sistema de saúde. Para tal, ao longo de sua apresentação, falou sobre a atenção primária como base de um sistema de saúde de alto desempenho; as conexões entre os especialistas e os outros elos do sistema de saúde; e a importância do monitoramento da qualidade nos cuidados de saúde utilizando, inclusive, a tecnologia e as informações digitais como aliadas.

“Minha carreira como médico me levou a trabalhar nas forças armadas, depois em um centro de saúde acadêmico e também em um centro comunitário, além de ter representado uma das maiores sociedades médicas profissionais dos EUA. Hoje, como executivo do NCQA, me concentro em melhorar a saúde e a assistência médica do país por meio de programas e serviços. Espero contribuir com os debates e as soluções que estão sendo consideradas no Brasil para otimizar a saúde da população”, disse Barr

Declarando-se ansioso por fazer parte do time de profissionais do CLAVS’19, Barr acredita que o compartilhamento de ideias é fundamental. “Essa troca de experiências pode ajudar a impulsionar as mudanças que visam melhorar a assistência médica brasileira e o congresso é uma ótima oportunidade para que todos os interessados na temática possam contribuir com ideias e energia”, pontua.

Outro grande nome internacional, Glynn Jones, participou do Simpósio Satélite sobre valor aplicado ao mercado público, Jones que é diretor de finanças e performance do Conselho de Saúde da Aneurin Bevan University, no Reino Unido, se mostró motivado a compartilhar sua vasta experiência no setor com os brasileiros.

Em sua apresentação, enfatizou a temática da saúde baseada em valor dentro da universidade em que atua e que oferece, a uma comunidade de 600 mil pessoas, serviços integrados de saúde que vão desde a atenção primária até mesmo cuidados com saúde mental.

“Acredito que compartilhando nossas experiências, apresentando o que fizemos bem, o que poderíamos ter feito diferente, e como superamos nossas dificuldades, podemos ajudar outros países a melhorar seus sistemas de saúde”, pontua declarando ser primordial utilizar de forma mais eficiente os recursos e garantir cuidados de saúde baseados em desfechos positivos aos pacientes.

Apontando um dos grandes desafios do setor, que é garantir vantagens para todas as pontas da cadeia tornando o conhecimento e a informação acessível a todos, Jones reforça a importância de reuniões que promovem essa integração. “É de vital importância que os profissionais de saúde, bem como pacientes, lideranças políticas e público em geral, tenham a oportunidade de conversar abertamente sobre o melhor caminho para a melhoria do sistema”, declara.

Para o especialista, é necessário que todos compreendam o que é importante para o paciente, que deve estar no centro do cuidado. “A assistência médica baseada em valor nos permite considerar os desfechos dos pacientes e os custos com esse cuidado. Então, realizar um grande congresso como o CLAVS’19 é positivo para permitir essa aproximação”, diz.

O CLAVS’19 – 1º Congresso Latino-Americano de Valor em Saúde é um evento promovido pelo IBRAVS (Instituto Brasileiro de Valor em Saúde) e foi realizado no WCITY Events Center, em São Paulo. Além de Barr e Jones muitos outros speakers internacionais participaram do evento junto a Dra. Sumaya Afif que tem representado o Brasil nos encontros nacionais e internacionais sobre Esclerose Múltipla, representando a ABEM (Associação Brasileira de Esclerose Múltipla).

Comentário

Comentário

Veja Também

PEDRO JUAN CABALLERO NA FRONTEIRA COM PONTA PORÃ SERÁ PALCO DE CONGRESSO DA “SALUD Y BIENESTAR”

Fronteira será palco de congresso “Salud y Bienestar” com apoio do Instituto Técnico Superior de ...