quinta-feira , 18 julho 2019
Home / Economia / SEGUNDO PROCON-MS, 85% DE AGÊNCIAS BANCÁRIAS APRESENTARAM IRREGULARIDADES

SEGUNDO PROCON-MS, 85% DE AGÊNCIAS BANCÁRIAS APRESENTARAM IRREGULARIDADES

Fiscalização executada pelo Procon-MS (Superintendência de orientação e Defesa do Consumidor) entre 4 e 8 de fevereiro em agências bancárias e identificou irregularidades em 85% das unidades visitadas.

Ao todo, as equipes de fiscalização visitaram 20 agências, sendo elas do Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Santander Itaú/Unibanco e Sicredi.

Conforme o relatório do Procon-MS, as demais agências apresentaram problemas diversos – a maioria referente à demora excessiva no atendimento a espera por atendimento chegou 1h10min a 1h27min . O tempo de espera permitido por lei é de apenas 15 minutos.

A fiscalização também encontrou irregularidades, como a utilização de papel termossensível para registro de operações por clientes – proibido por lei – e o descumprimento de atendimento prioritário. Na agência do Bradesco, a preferência foi garantida apenas para clientes “prime” e “exclusive”.

A operação também detectou irregularidades como a falta de registro nas senhas, de horário de termino de atendimento nas mesas, além da inexistência de cartazes informando a existência do Código de Defesa do Consumidor e do disque denúncia, número 151 do Procon Estadual.

Entre as denúncias que motivaram a fiscalização, as equipes do Procon-MS também constataram a limitação de entrega de senhas, na agências.

De acordo com o Procon-MS, o titular do Procon-MS, Marcelo Salomão, convocou a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) para discutir soluções para os problemas, antes mesmo das fiscalizações.

O encontro ocorreu no último dia 7, com o gerente de normas, Evandro Ziliani, que enumerou medidas que já estariam dando certo em outras unidades da Federação – a aplicação estaria próxima de ocorrer também em MS. Ziliani também destacou que vários bancos estariam promovendo adequações sistemáticas para atender a legislação.

Fonte www.midiamax.com.br

Comentário

Comentário

Veja Também

EVENTO DEIXA EM EVIDÊNCIA QUE REINSERÇÃO SOCIAL DE INTERNOS E UMA REALIDADE EM PONTA PORÃ

Festa junina no presídio “Ricardo Brandão” em Ponta Porã mostra possibilidade de reinserção social de ...