sábado , 20 abril 2019
Home / Destaque / DURANTE SESSÃO NA CÂMARA DE VEREADORES PREFEITO DE PONTA PORÃ DESTACA AVANÇOS E ENFATIZA DESENVOLVIMENTO COM QUALIDADE

DURANTE SESSÃO NA CÂMARA DE VEREADORES PREFEITO DE PONTA PORÃ DESTACA AVANÇOS E ENFATIZA DESENVOLVIMENTO COM QUALIDADE

O prefeito Hélio Peluffo Filho (PSDB) durante a sessão na Câmara de Vereadores na terça-feira, dia 05, apresentou um balanço das ações do Poder Executivo no ano de 2018, reafirmando a importante e salutar parceria positiva com o conjunto da Câmara de Vereadores em favor do pleno desenvolvimento de Ponta Porã.

“Temos a honra e a alegria de vir a essa Casa de Leis, que tantos serviços têm prestado ao nosso município, para fazer um breve relato das principais realizações do Poder Executivo em 2018 e apontar perspectivas e projetos planejados para o ano em curso. Antes de mais nada, cabe-me agradecer às vereadoras e aos vereadores de Ponta Porã, a parceria, o apoio construtivo, o respeito e o relacionamento em alto nível que muito contribuíram para o êxito da administração municipal em 2018”, enfatizou o prefeito Hélio no início.

“Quero renovar o compromisso de relacionamento harmonioso e profícuo entre o Poder Executivo e o Legislativo, entendendo que soma dos nossos esforços acrescenta soluções mais rápidas e eficazes para a gente pontaporanense. O ano de 2018, pelo debate eleitoral e pelas restrições legais, comprimiu as transferências de recursos federais e estaduais, com óbvias repercussões na ação administrativa municipal. Mas, usando criatividade e contando com a ativa presença do funcionalismo municipal na execução e programas de trabalho e políticas sociais, pudemos entregar obras e serviços, conforme é a nossa atribuição. Passamos a apresentar sinteticamente projetos e programas mais relevantes em cada uma das áreas”.

Na área de saúde, o prefeito Hélio Peluffo enfatizou que “continuamos realizando de forma inédita no município o atendimento de Oncologia, evitando cansativas viagens, minimizando desgaste físico e emocional para pacientes e familiares. O programa Catarata Zero, já é uma feliz realidade em nosso município, realizando em média 40 cirurgias/mês, e cuidando de todo o processo pré e pós operatório com eficiência e zelo. O padrão do atendimento equivale ao de clínicas particulares”.

O prefeito Hélio citou que “também já doamos mais de mil pares de óculos. A meta é zerar a fila. A Prefeitura concluiu a unidade de saúde da Vila Renô e reformou sete postos de saúde: CUT/Canãa no distrito de Nova Itamarati, no Dorcelina Folador, assentamento Nova Era, região da AMFFI/Itamarati, Jardim Alegrete, bairro Ignês Andreazza e no distrito de Sanga Puitã”.

“Reformamos totalmente o Centro e Controle de Zoonoses (CCZ) que estava abandonado; estamos adquirindo uma unidade móvel de castração de cães e gatos e também ativamos o CAPS que cuida da saúde mental. Também implantamos a Central de Regulação, que já marcou mais de 11 mil exames e consultas especializadas, eliminando as filas que se formavam todas as madrugadas no CRE João Kayatt. Agora, o cidadão é avisado em casa do dia e da hora do atendimento.

Reforçamos a mobilidade da saúde com a aquisição de uma camionete S-10, uma Spin, dois Mobis, uma Ducatto e cinco motos 250 cc. São 7 novas ambulâncias: 4 básicas tipo A, 2 Hilux adaptadas e uma semi UTI que estáo chegando por esses dias. Avançamos na realização de exames com a contratação de laboratórios terceirizados na sede e na Itamarati. Aumentamos a qualidade e a quantidade em mais de 70% e reduzimos o tempo de atendimento e espera de resultados.

Voltamos a atender em casa os pacientes acamados ou com dificuldades de locomoção. Implantamos o programa Emad (Equipe Multidisciplinar de Atendimento Domiciliar), levando assistência e conforto a centenas de famílias”, afirmou.

O programa “Saúde mais Perto de Você” fez mais de 10 mil atendimentos nas ações realizadas nos distritos de Itamarati e Sanga Puitã, no Grande Marambaia, no Kamel Saad e no Ipe. Os atendimentos prosseguem esse ano com o reforço de duas carretas equipadas que estão em montagem: uma para atendimento médico e outra odontológico. Assim vamos intensificar a assistência onde ela é mais necessária. A saúde irá até as pessoas.

O Ministério da Educação selecionou a Anhanguera Educacional para implantar a Faculdade de Medicina de Ponta Porã.

Estamos confiantes que a Anhanguera, que integra o grupo Kroton, empresa brasileira com 50 anos de tradição, responsável por prover educação de qualidade a 997 mil alunos, trará para a nossa cidade um curso de alto nível, atraindo profissionais e melhorando toda a nossa estrutura de saúde.

EDUCAÇÃO – “Cuidar da formação das nossas crianças é um desafio diário que se dispõe os 1.700 servidores que zelam todos os dias pela educação de 12.900 alunos matriculados na rede municipal de ensino. São 1.168 professores em sala de aula buscando as melhores estratégias de formação nesses tempos de rápida mudança do conhecimento.

A Secretaria de Educação promove contínua capacitação de sua equipe, oferecendo educação de qualidade. Um bom exemplo disso é o desempenho da nossa equipe de Robótica que foi campeã estadual e representou Mato Grosso do Sul na Olimpíada Nacional de  Robótica em João Pessoa. A formação de professor e o investimento em tecnologia educacional é uma das metas de 2019.

Todos nossos alunos receberão uniforme e material escolar básico.

Para garantir merenda de qualidade, licitamos R$ 7,5 milhões, proporcionando alimentação nutritiva de qualidade, com carne em cubos (patinho), carne em tiras, frango desossado e reforço de açaí.

A Prefeitura serve 22 mil refeições por dia, investimento de R$ 14,8 mil em cada um dos 200 dias letivos. Vale destacar o implemento do Projeto Cultura da Paz , criado por lei aprovada nesta Casa, que levou a cultura da paz às escolas.  O objetivo é diminuir todas as formas de violências nos espaços escolares, as altas taxas de evasão escolar e os índices de gravidez na adolescência.

Estamos concluindo a quadra coberta da Escola São João, concluindo dois Centros de Educação Infantil que estavam com obras paralisadas e implantando uma nova unidade educacional para crianças pequenas no distrito de Sanga Puitã. Será o primeiro Ceinf do distrito.

Também estamos ampliando a escola Zaira Portela através de parceria público/privada, como forma de atender a demanda na região do Kamel Saad.

Vamos ampliar e reformar as escolas Profª Conceição Capiberibe Saldanha, Marcondes Fernandes Pereira, Prefeito Ade Marques e João Carlos Pinheiro Marques, mais as escolas da Cabeceira do Apa, da Nova Conquista e a Escola Graça de Deus.

A escola de Música Dona Iracema é um sucesso: tem hoje 748 alunos matriculados em formação musical e artística e vai abrir novas turmas em 2019.

Os programas de esporte da Fundação de Cultura e Esportes de Ponta Porã ajudam na formação integral das nossas crianças e jovens. Hoje são mais de 2 mil alunos matriculados nas escolinhas de judô, futebol de campo, futsal, basquete, voleibol, atletismo, karatê e capoeira.

Também mencionou a área da Assistência Social enfocando que “a nossa política de assistência social tem sido a mais abrangente e efetiva possível, atuando em forma de programas estruturados e contínuos e, também, adaptada para socorrer as emergências sociais e quadros de súbita vulnerabilidade. Os números demonstram a extensão desse trabalho. Foram realizados 59.451 atendimentos na chamada proteção social básica, sendo mais de 35.700 nos CRAS (Centros de Referência da Assistência Social). Vale destacar que 5 mil pessoas passaram pelas palestras, oficinas e cursos.  (Proteção Social Básica)”, ponderou.

“A regularização fundiária estamos fazendo justiça à nossa gente ao regularizar a propriedade de imóveis em que a posse existe há décadas, mas sem a segurança jurídica da escritura definitiva. Começamos essa ação pelo Che Roga Mi, Jardim Ivone, Residencial Il, Auxiliadora. Agora vamos para o Jardim Andreazza e seguimos em frente de forma continuada.

Na Nova Itamarati, a Prefeitura iniciou o georeferenciamento (demarcação) de lotes para realizar a regularização da propriedade. Sem os documentos formais de posse, o núcleo urbano não se consolida e não atrai investimentos”, ponderou.

O prefeito Hélio Peluffo também destacou áreas de Segurança Pública, Infraestrutura e os investimentos nos mais diferentes setores do município.

Comentário

Comentário

Veja Também

POLÍCIA MILITAR RECUPERA NA FRONTEIRA ROUBADO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO “LEGALIZADA” NO PARAGUAI

Durante ação de abordagens a indivíduos em atitude suspeita Polícia Militar recupera próxima a fronteira ...