sexta-feira , 19 julho 2019
Home / Geral / COLABORADORES DO HR DE PONTA PORÃ PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO PARA INTENSIFICAR NOTIFICAÇÃO DOS CASOS DE DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA

COLABORADORES DO HR DE PONTA PORÃ PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO PARA INTENSIFICAR NOTIFICAÇÃO DOS CASOS DE DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA

A equipe de enfermagem do Hospital Regional Dr. José de Simone Netto (Hospital Regional de Ponta Porã) participou de capacitação realizada pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica do município de Ponta Porã em parceria com o Núcleo de Segurança do Paciente e Núcleo de Vigilância Epidemiológica do Hospital Regional de Ponta Porã.  A ação teve o objetivo de reforçar junto aos profissionais de saúde a importância das notificações de doenças, principalmente as doenças com alto índice de transmissão no verão, como dengue, zika e chikungunya, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypt. Também ministraram a palestra a equipe de coordenação de vetores e endemias e coordenação da saúde do trabalhador do município.

 A Coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do município de Ponta Porã, Sonaira Albuquerque, explicou a preocupação em integrar o serviço das unidades para evitar casos de doenças na cidade.

“Com a chegada do verão e da temporada de chuvas a nossa preocupação aumenta em relação à proliferação do mosquito Aedes aegypti. Para que o trabalho da vigilância epidemiológica e setor de endemias funcione corretamente, precisamos do auxilio dos profissionais de saúde para que as notificações sejam feitas. Em conversa com o núcleo do Hospital, realizamos essa capacitação para orientar os colaboradores que fazem a notificação sobre a importância deste trabalho, os benefícios que isso irá trazer para o município e até mesmo para o Hospital, pois se nós trabalharmos em conjunto com a prevenção, menos pessoas doentes virão procurarão a unidade”, afirmou.

O Núcleo de segurança do paciente e núcleo de Vigilância Epidemiológica do Hospital Regional de Ponta Porã está sempre atento para notificar os casos o mais rápido a fim de evitar possíveis epidemias.  De acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretária de Saúde de Mato Grosso do sul, em 2019 três casos de dengue já foram notificados em Ponta Porã.

“Assim que o paciente apresentar quaisquer sintomas da doença, ou até mesmo termos alguma suspeita, nós comunicamos a vigilância epidemiológica para que eles desenvolvam ações em cima desses casos notificados e com isso esperamos diminuir a cadeia de transmissão.  Essas informações precisam  estar corretas para que haja efeitos na estratégia de prevenção, por isso pensamos em desenvolver essa orientação para tirar as dúvidas dos profissionais de saúde e aprimorar os conhecimentos que eles já tinham. Hoje nossa maior preocupação está sendo a dengue, por causa do verão”, completou Cássia Cabral, Coordenadora do Núcleo de segurança do paciente e Núcleo de Vigilância Epidemiológica do Hospital Regional de Ponta Porã.

Comentário

Comentário

Veja Também

EVENTO DEIXA EM EVIDÊNCIA QUE REINSERÇÃO SOCIAL DE INTERNOS E UMA REALIDADE EM PONTA PORÃ

Festa junina no presídio “Ricardo Brandão” em Ponta Porã mostra possibilidade de reinserção social de ...