sexta-feira , 22 fevereiro 2019
Home / Eventos / COLABORADORES DO HR DE PONTA PORÃ REALIZAM ATO DE CONSCIENTIZAÇÃO EM PROL DO MOVIMENTO “JANEIRO BRANCO”

COLABORADORES DO HR DE PONTA PORÃ REALIZAM ATO DE CONSCIENTIZAÇÃO EM PROL DO MOVIMENTO “JANEIRO BRANCO”

A Diretoria de enfermagem do Hospital Regional Dr. José de Simone Netto (Hospital Regional de Ponta Porã), em parceria com os demais colaboradores, realizaram uma homenagem em memória da enfermeira Janaína Silva, que faleceu em Campo Grande. Os profissionais se reuniram em frente à recepção social do hospital, soltaram balões brancos e prestaram homenagens em solidariedade à enfermeira que estava com depressão e faleceu na Capital com suspeita de suicídio. A homenagem integrou o movimento “Janeiro Branco: Quem cuida da mente, cuida da vida” em prol da conscientização sobre saúde mental no ambiente de trabalho e contou com o apoio do Conselho Regional de Enfermagem do Mato Grosso do Sul (Coren) e do Sindicato dos trabalhadores na área de enfermagem de Mato Grosso do Sul (SIEMS).

“A enfermagem lida diretamente com o sofrimento humano, e por isso nós resolvemos realizar este ato simbólico em homenagem a nossa colega que faleceu, para lembrarmos da importância da saúde emocional.  É importante que as instituições realizem esse tipo de ação como o ‘janeiro branco’, para que possamos prevenir suicídios. Nós, como instituição, nos preocupamos muito com a enfermagem, porque ela é o alicerce da saúde, e esse ato simbólico foi também para lembrarmos aos nossos colaboradores que eles são importantes para nós e prestar apoio a nossa equipe”, enfatizou a diretora de Enfermagem do HR, Giulia Brey.

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Mato Grosso do Sul, Dr. Sebastião Junior Henrique Duarte, destacou a importância da promoção de políticas que auxiliem esses profissionais. “Nós, profissionais de enfermagem, estamos sensibilizados com o que houve com a nossa colega Janaína, e viemos hoje falar da importância dos cuidados com a saúde mental, já que está sendo recorrente colegas com problemas de saúde mental em nossa profissão, tais como: depressão, estresse, esgotamento e ansiedade.  Saúde mental é coisa séria e sempre tentamos sensibilizar os gestores para promover políticas que ajudem esses profissionais”, disse.

Durante a homenagem, os profissionais realizaram um minuto de silêncio em memória da Janaína e em seguida soltaram balões brancos como símbolo de solidariedade a causa.

“Essa ação veio para trazer fortalecimento a nossa categoria, nós temos que ter orgulho de dizer que somos enfermeiros, técnicos ou auxiliares e, mais do que nunca, permanecermos unidos enquanto classe. Este mês perdemos a nossa colega, mas quantos outros também não estão enfrentando problemas parecidos e temos que ser unidos e ajudá-los. O Instituto Gerir tem sido grande parceiro para a nossa categoria e vem trabalhando em conjunto com o SIEMS para fortalecer a nossa classe”, completou Cimara Martins, técnica de Enfermagem e diretora de Base do Sindicato dos Trabalhadores na Área de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (SIEMS) em Ponta Porã.

No decorrer do mês de janeiro, serão realizadas palestras e atividades em prol da saúde mental dos colaboradores do Hospital Regional de Ponta Porã.

Comentário

Comentário

Veja Também

PREFEITO DE PONTA PORÃ PARTICIPA DO MUTIRÃO CONTRA DENGUE

O prefeito Hélio Peluffo Filho (PSDB), acompanhado do secretário de Saúde, Dr. Patrick Derzi, participou ...