domingo , 20 janeiro 2019
Home / Educação / É POSSÍVEL UMA CEIA SAUDÁVEL E RECUPERAÇÃO DA RESSACA COM ALIMENTOS, AFIRMA NUTRICIONISTA

É POSSÍVEL UMA CEIA SAUDÁVEL E RECUPERAÇÃO DA RESSACA COM ALIMENTOS, AFIRMA NUTRICIONISTA

Não vá dormir imediatamente após a ceia, coma saladas antes dos pratos mais calóricos, não fique sentado na mesa beliscando depois de ter jantado ou almoçado, desembale menos e descasque mais. As dicas do nutricionista de Campo Grande, Emerson Duarte, são para aqueles que pretendem um fim de ano mais equilibrado no momento da ceia.

“É  de costume da maioria da população passar o ano todo buscado eliminar peso, através de alimentação saudável e queimando calorias fazendo atividade física. Mas chega nesta época do ano e muitos colocam tudo a perder. Começam as comilanças, o consumo em excesso de doces, refrigerantes, gordura, massas, bebidas alcoólicas, mas existe um equilíbrio e receitas que podem amenizar as extravagâncias”, relata Duarte.

“É importante o consumo de frutas vermelhas nesta época do ano, como morango e melancia, por serem ricas em oxidante que combate radicais livres e o câncer, ajudam na formação muscular. Outra opção saudável para a ceia é incluir oleaginosas como castanhas e nozes que contém óleo de boa qualidade, além de melhorar a saúde intestinal, são alimentos completos nutricionalmente porque tem carboidratos, fibra, gordura e proteína”, destaca o nutricionista.

Sobre a pós ceia Emerson Duarte recomenda os chás, que podem ser servidos após a refeição e  ajudam a digerir melhor os alimentos, fazendo uma limpeza no organismo. “Chá verde, erva mate, hortelã, dente–de–leão, erva doce, citronela, entre outros, mas sem exagero,  um xícara de chá  1 a 2 vezes ao dia é o suficiente. Devemos lembrar que pessoas que fazem uso de certos tipos de medicamentos, crianças, grávidas e mães que amamentam, devem procurar um médico ou profissional de saúde antes de beberem chás”.

Se restou muitas frutas da ceia a recomendação do nutricionista é bate-las no liquidificar e guardar em forma de polpa. “Para quem exagera nas bebidas alcoólicas também indicamos verduras amargas, como o agrião e a rúcula, pois ativam o funcionamento do fígado e da vesícula biliar e auxiliam na digestão e na eliminação de toxinas. Além de aumentar a hidratação, consumindo pelo menos 10 copos de água por dia nos intervalos das refeições”, pontua. “Consuma alimentos ricos em potássio, como banana, mamão, ameixa, melão, frutas secas, que ajudam a controlar a retenção de líquido, inchaço. Precisamos nos conscientizar de que depois das comemorações, o mais importante é voltar o quanto antes à rotina de alimentação saudável, e à prática de atividade física, atitudes como estas auxiliam na prevenção e no controle dos fatores de risco. Ter dias mais felizes e uma e mais saúde, depende dessas escolhas”, finaliza.

Fonte

Comentário

Comentário

Veja Também

ELITE REDE DE ENSINO ABRE INSCRIÇÕES GRATUITAS EM PONTA PORÃ

As inscrições gratuitas para o Bolsão 2019, do Elite Rede de Ensino (unidade Ponta Porã), estão abertas e podem ...