segunda-feira , 22 julho 2019
Home / Destaque / CIDADE DO INTERIOR DO MS EXPÕE EM EVENTO NACIONAL EXPERIÊNCIA DE INCLUIR FLORAIS NO SUS

CIDADE DO INTERIOR DO MS EXPÕE EM EVENTO NACIONAL EXPERIÊNCIA DE INCLUIR FLORAIS NO SUS

A prefeita Márcia Marques (MDB), acompanhada da secretária municipal de Saúde, Patrícia Magalhães, apresentou durante evento nacional realizado em São Paulo, a experiência positiva de incluir na rede  básica de saúde de Antônio João a opção de tratamento com os Florais de Saint Germain.

O evento aconteceu no último domingo, dia 2, no Bourbon Convention Ibirapuera, na capital paulista, sendo que a abertura foi feita pela terapeuta floral, Talita Margonari Lazzuri, que falou sobre “A Terapia Floral como Epistemologia de Cuidado Integral”. Logo depois, o psiquiatra Maurício Nasser Ehlke, discorreu sobre o seguinte tema: “O impacto da via de parto na epigenética e no neurodesenvolvimento: um novo paradigma para a humanidade. Em seguida, o cirurgião dentista e fisiologista, Valdemar Castro Júnior, abordou sobre “A manutenção da saúde, o corpo etérico e sua influência na epigenética”.

Ainda no período da manhã, a especialista Rosana Souto, terapeuta floral e engenheira química, abordou o tema “A dispensação coletiva dos florais de Saint Germain em sala de aula: um caminho rumo a educação integral, inclusiva e fraterna”. E fechando a manhã de palestras, a secretária municipal de Saúde, Patrícia Magalhães, que é enfermeira obstetra e especialista em saúde da mulher, discorreu sobre “A implementação dos florais de Saint Germain no SUS em Antônio João”.

No período da tarde, o evento prosseguiu com Joseanne Roque, terapeuta floral e membro da Associação Mundial de Educação Especial Brasil com sede em Cuba, a qual falou sobre o “Programa Nacional de Terapia Floral na Maternidade nas fases da: Concepção, Pré-Natal, Parto, Puerpério e Amamentação”. A doutoranda em enfermagem abordou o tema: “Eficácia da Terapia Floral sobre Diagnósticos de Enfermagem em mulheres no climatério”. Logo depois, a terapeuta floral e socióloga, Eliane Locks, discorreu sobre “Aplicações práticas dos Florais de Saint Germain na Educação”. Rosângela Vecchi Bittar, terapeuta Floral, coordenadora de práticas complementares à saúde da Associação Brasileira de Alzheimer, fez palestra sobre “Como os Florais de Saint Germain podem auxiliar a pessoa com a demência de Alzheimer”. A última palestra foi proferida pela terapeuta floral Camila Marques da Silva, que é também médica veterinária e terapeuta integrativa, a qual abordou o tema: “Florais de Saint Germain os Estudos Randomizados e Projetos Sociais em Humanos e Animais”. Fechando o evento, foram apresentadas as novas fórmulas compostas e também aconteceu a apresentação do livreto “Metodologias de uso do jogo de fotos”, com a terapeuta floral e arquiteta, Talita Margonari Lazzuri.

AVALIAÇÃO

A prefeita Márcia Marques que esteve presente no evento na capital paulista destacou o pioneirismo de Antônio João ao adotar primeiro entre os 79 municípios de Mato Grosso do Sul, a terapia de florais. “Apresentamos em São Paulo  os resultados obtidos até agora com o Espaço Vida, desenvolvido através do NASF e Secretaria Municipal de Saúde. As informações que repassamos servirão de modelo para outros municípios brasileiros”, destacou.

“Os resultados de Antônio João foram aclamados pelo público presente, servindo de referência e inspiração para muitos outros municípios. Nós acreditamos no SUS e acreditamos que a saúde pública bem executada pode funcionar com qualidade em nosso país. Quero parabenizar a toda equipe de saúde do nosso município e a nossa população que acredita no nosso trabalho. Também faço um agradecimento especial a diretora do Florais de Saint Germain Talita Margonari”, destacou a prefeita Márcia Marques.

Comentário

Comentário

Veja Também

DOF APREENDE CARGA DE COCAINA COM DESTINO AO ESTADO DO PARANÁ

Policiais do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) apreenderam, na tarde de sexta-feira (19), um ...