sexta-feira , 14 dezembro 2018
Home / Eventos / SARAU CULTURAL APRESENTOU AÇÕES DO PROJETO FRONTEIRAS DA CULTURA

SARAU CULTURAL APRESENTOU AÇÕES DO PROJETO FRONTEIRAS DA CULTURA

A FUNCESPP (Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã), realizou na terça-feira (27), o Sarau Fronteiras da Cultura que apresentou uma viagem pela estação de arte e cultura na antiga estação ferroviária.

Conforme a programação elaborada pela equipe do departamento de Cultura da FUNCESPP, foram apresentadas as ações do Projeto Fronteiras da Cultura, desenvolvidas no decorrer do ano de 2018, que estiveram contemplando os segmentos de artes plásticas, audiovisual, literatura e preservação do patrimônio e memória de Ponta Porã.

“O projeto Fronteiras da Cultura possui cinco eixos bem definidos, elaborados por uma equipe técnica e educadores, tendo como objetivo geral promover vivências que contribuam aos processos educacionais por meio de ações voltadas para arte, a pesquisa e a formação de um público ávido para apreciar manifestações cultuais” disse Eder Rubens, diretor de Cultura FUNCESPP.

Na oportunidade foram entregues os expositores de livros as instituições parceiras da ação Fronteiras das Palavras – Por uma Cidade de Leitores, que foram confeccionados de forma artesanal pelos internos do Estabelecimento Penal Ricardo Brandão.

A ação Fronteiras das Palavras teve inicio com o lançamento da Campanha de Doação de Livros e entrega de coletores as entidades parceiras, em seguida a triagem das obras literária, entrega dos expositores e posterior distribuição dos livros doados.

Os expositores ficarão a disposição em espaços públicos (praças, rodoviária, pontos de táxis, postos de saúde, hospitais, ponto de ônibus) e instituições privadas que aderirem a iniciativa (bancos, lojas, empresas, entidades, clubes de serviços).

O público que compareceu ao Sarau Fronteiras da Cultura, conferiu diversas apresentações musicais com Eduardo Potter, Bruna e Carol e Thiago Ogeda, além de obervar a Lua, através de telescópio disponível no local com acompanhamento, ainda conferiram Mostra de fotografia de Emilce Vilhalba, telas de com pintura produzidas pelas crianças durante oficina Fronteiras do Brincar, Dança com Oficina Corpo Coreográfico Escola de Música Dona Iracema, exposição de artes plásticas de Julio Cezar Alvarez e uma audição por meio da Estação FUNCESPP relatando a história da antiga estação ferroviária de Ponta Porã.

Na oportunidade os participantes ainda puderam recitar poesias, fazer leitura e conhecer obras literárias.

“Achei o evento maravilhoso, com uma programação intensa e valorização da nossa história e produção cultural.Esperamos que ocorra mais eventos com esse formato de Sarau, que possibilite a nossa população atividades de arte e cultura” disse a professora Terezinha Nunes, membro da Academia Pontaporanense de Letras.

A professora Camila Cabral, que contribuiu com o Projeto Fronteiras da Cultura por meio da Oficina de Poesia, também considerou o evento necessário para expandir as manifestações culturais e artísticas em Ponta Porã.

Público pode conhecer um pouco da história da antiga ferrovia através da Estação FUNCESPP com shows musicais também nortearam programação e o público recitou poesias durante sarau.

Comentário

Comentário

Veja Também

FORMATURA DE INTEGRANTES DA PATRULHA MIRIM E MARCADA POR HOMENAGENS EM PONTA PORÃ

Câmara Municipal de Vereadores de Ponta Porã e palco de cerimônia de formação da 12ª Turma ...