sexta-feira , 14 dezembro 2018
Home / Educação / SEMINÁRIO DE TECNOLOGIA EM PONTA PORÃ CONSOLIDA PROJETO EDUCACIONAL

SEMINÁRIO DE TECNOLOGIA EM PONTA PORÃ CONSOLIDA PROJETO EDUCACIONAL

A Secretaria Municipal de Educação e organizadores do NTEM realizou no dia 12 e 13 de novembro do corrente ano, no Centro Internacional de Convenções Miguel Gomez, o VII Seminário de Tecnologia Educacional Municipal com objetivo de apresentar os projetos e ações na área de tecnologia educacional desenvolvidos pelos professores das STE’s, onde foram exibidos através de filmes e vídeos as produções como também, exposições de maquetes e galeria de fotos, Talk show com discussões e entrevistas com o foco na relevância dos mesmos para aprimorar as potencialidades e habilidades dos alunos em busca e aquisição de conhecimento.

Nesta ocasião, alunos das escolas municipais e estaduais orientados pelos professores apresentaram os resultados através da exibição dos filmes criados com base na técnica de Stop Motion e que concorreram ao 4º concurso Stop Motion – Prêmio Professor Rafael Cardoso. O evento contou com a presença e participação de professores das STE’s, Progetec`s, diretores, coordenadores e alunos da rede Municipal e Estadual de ensino, e equipe do NTE- Estadual , também do nosso gestor municipal, o Prefeito Hélio Peluff, Secretária de Educação Maria Leny Antunes Klais, secretária adjunta Mirta Landolfi e demais professoras do departamento pedagógico.

Na sétima edição do Seminário de Tecnologia Educacional Municipal com o título- “Educação e Tecnologia na Rede” aconteceram discussões importantes através dos TalK Show, onde foram explanamos projetos e ações que se desenvolveram ao longo do ano de 2018 através do NTEM e realizadas nas escolas de nossa rede. Os temas abordados foram: – Xadrez Educacional; que contou como mediador arbitro de Xadrez, Danny Ramires Davalos e com a participação dos professores: Eduardo Alves Macena da E.M João Carlos Pinheiro Marques, Marcelo Hammes da E.M.R. Juvenal

Fróes e Roberta kamoshita da E.M. Maria Lígia Borges Garcia. – GDRIVE- Grupo de Desenvolvimento de Robótica Interdisciplinar com Visão Estratégica; com a mediação da diretora do NTEM a professora Kedma Caroline de Souza Moraes e com a participação da professora Denise Paim da

E.M. Ramiro Noronha e do aluno campeão estadual de robótica Lucas Alves dos Santos da E.M.R. Graça de Deus. – CEE Configurações Emocionais na Escola; com a mediação do professor Adnilson Ferreira de Paula da E.M. Conceição Capiberibe Saldanha, com a participação dos professores: Fernanda Vieira Darold da E.M. Isaac Borges Capilé, Karoliny Ornella da E.M. João Carlos Pinheiro Marques e E.M. Manoel Martins, Tatiane Moraes do CEINF Elpídio Peluffo e Monalisa Meninelli Molina da E.M São João e Marcondes Fernandes Pereira. – Lendo, produzindo e Interpretando com as TICS; com a mediação das professoras Multiplicadoras do NTEM, Mirta Beatriz Souza Douglas e Alline Gonzalez Flores Além e com a participação das professoras Marluci Monzon da Biblioteca do SESI, Ana Marlene de Souza Brito da E.M. João Carlos Pinheiro Marques, Wanda Lobato também da E.M. João Carlos Pinheiro Marques e a professora Helena Berenyi da E.M. Marcondes Fernandes Pereira.

Formação Continuada para professores do Ensino Básico na área de tecnologia Educacional e temas afins; com a mediação da professora Marta de Paula da E. M. Manoel Martins e a participação da diretora do NTEM, professora Kedma Caroline de Souza Moraes, professor José Gama da E.M Lydio Lima e Eder Ratier da E.M. Dora Landolfi. -Stop Motion nas Escolas da Rede Municipal e Estadual de Ponta Porã; com a mediação do professor Fábio Paim da E.M. São João e a participação dos professores Vinicius Zerloti da E.M. Prefeito Adê Marques, Katiuci Correia da E.M. Ignês Andreazza, Rosemary Moraes do CEINF Anselmo soares de França e Geraldo Franco do NTE representando as escolas estaduais. -Linguagem de programação Kturtle; com a mediação do professor Nilson Macuelho e a participação dos professores Eduardo Alves Macena da E.M João CarlosPinheiro Marques, Karoliny Ornella da E.M. João Carlos Pinheiro Marques e E.M. Manoel Martins, André Morilha da E.M.Ramiro Noronha e José Gama da E.M. Lydio Lima.

Desta forma, temos a honra de tornar público os vencedores da IV edição Concurso de Stop Motion prêmio Professor Rafael Cardoso 2018, que contou com uma cerimônia emocionante, entrega de troféus e medalhas.

E assim, obtivemos o seguinte resultado:

►Modalidade I – na categoria Educação Infantil – 1º lugar – “Compre Emoção” – Marly Cavalheiro Rojas – Profª Eliane Vilhar Centurião/Eliana Alves; 2º lugar – “Do lixo ao Luxo” – E.M. Manoel Martins – Profª Karoliny P. Ornella/ Sandra Mara Macena de Oliveira; 3º lugar – “Pim Pim” – CEINF Anselmo Soares de França – Profª Rosemary Moraes Marales/ Daniela Silvestre.

► Modalidade II – categoria Ensino fundamental I – 1º lugar –“Adoção Sem fronteiras”– E.M. Prefeito Adê Marques – Professores Vinicius Zerloti/Adriana Ribeiro; 2º lugar – “Biblioteca Itinerante” – E.M. Isaac Borges Capilé – Profª Fernanda Vieira Darold/Leia Adriane Rebouças; 3º lugar – “Diga Não ao Bullying” – E.M. Marcondes Fernandes Pereira – Profª Helena Berenyi e Monalisa Meninelli Molina.

►Modalidade III – Categoria Ensino fundamental II –  1º lugar – “Robótica na Educação” – E.M. São João – Professores Fábio Paim/ Eliane Ferreira Lima; 2º lugar – “Spray do Amor “– E.M. Ramiro Noronha – Profª Kleisne Braga/Cynthia Jaqueline Maksoud; 3º lugar- “Bora lá comprar um livro” – E.M. Ignês Andreazza – Profª Katiuci Correia/ Joelma Barbosa da das Neves.

►Modalidade IV – Categoria Ensino Médio –  1º lugar – “Itamarati, Plantando Esperança, Colhendo Futuro” – E.E. Professor Carlos Pereira da Silva – Profª Débora Camilo de Almeida/ Rubia dos Santos; 2º lugar – “Bela Porã” – E.E. Professor José Edson Domingos dos Santos – Professores Edvaldo Macena Telis/Kelly Camargo Feitoza; 3º lugar – “Plantando e Colhendo Frutos com a Lar “- E.E. Aral Moreira – Profª Suziany Ilhan Xavier/Maiza.

“Enfim, temos somente a agradecer e parabenizar imensamente a todos os professores, coordenadores, diretores e alunos envolvidos, pois, tudo foi possível através de um trabalho em equipe, apoio do Prefeito Hélio Peluffo, da Secretária de Educação, a professora Mª Leny Antunes Klais e demais parceiros que nos auxiliaram na realização deste evento e estiveram prestigiando este momento tão especial para a educação em nosso município. Também um agradecimento mais que especial aos nossos convidados ilustres, a Banda do 11º RC MEC, dos artistas: Felipe Santos, Alex e Barreto e as bailarinas da E.M. de Música Dona Iracema, que desenvolve algumas ações na

E.M. Adê Marques com o projeto de Balé sob orientação da professora Lais. A estes artistas o nosso muito obrigada, pois, abrilhantaram com vossos talentos dando alegria e um colorido mais que especial ao evento”, afirmou a coordenadora do NTEM, professora Kedma de Souza Moraes.

Comentário

Comentário

Veja Também

EVENTO “TODAS DE UMA VEZ” MOVIMENTA A FRONTEIRA BRASIL-PARAGUAI

A maior organização de artistas plásticos da fronteira Fitta´s Ateliê e o Projeto Fronteira tudo ...