quarta-feira , 21 agosto 2019
Home / Educação / SEMINÁRIO DE TECNOLOGIA EM PONTA PORÃ CONSOLIDA PROJETO EDUCACIONAL

SEMINÁRIO DE TECNOLOGIA EM PONTA PORÃ CONSOLIDA PROJETO EDUCACIONAL

A Secretaria Municipal de Educação e organizadores do NTEM realizou no dia 12 e 13 de novembro do corrente ano, no Centro Internacional de Convenções Miguel Gomez, o VII Seminário de Tecnologia Educacional Municipal com objetivo de apresentar os projetos e ações na área de tecnologia educacional desenvolvidos pelos professores das STE’s, onde foram exibidos através de filmes e vídeos as produções como também, exposições de maquetes e galeria de fotos, Talk show com discussões e entrevistas com o foco na relevância dos mesmos para aprimorar as potencialidades e habilidades dos alunos em busca e aquisição de conhecimento.

Nesta ocasião, alunos das escolas municipais e estaduais orientados pelos professores apresentaram os resultados através da exibição dos filmes criados com base na técnica de Stop Motion e que concorreram ao 4º concurso Stop Motion – Prêmio Professor Rafael Cardoso. O evento contou com a presença e participação de professores das STE’s, Progetec`s, diretores, coordenadores e alunos da rede Municipal e Estadual de ensino, e equipe do NTE- Estadual , também do nosso gestor municipal, o Prefeito Hélio Peluff, Secretária de Educação Maria Leny Antunes Klais, secretária adjunta Mirta Landolfi e demais professoras do departamento pedagógico.

Na sétima edição do Seminário de Tecnologia Educacional Municipal com o título- “Educação e Tecnologia na Rede” aconteceram discussões importantes através dos TalK Show, onde foram explanamos projetos e ações que se desenvolveram ao longo do ano de 2018 através do NTEM e realizadas nas escolas de nossa rede. Os temas abordados foram: – Xadrez Educacional; que contou como mediador arbitro de Xadrez, Danny Ramires Davalos e com a participação dos professores: Eduardo Alves Macena da E.M João Carlos Pinheiro Marques, Marcelo Hammes da E.M.R. Juvenal

Fróes e Roberta kamoshita da E.M. Maria Lígia Borges Garcia. – GDRIVE- Grupo de Desenvolvimento de Robótica Interdisciplinar com Visão Estratégica; com a mediação da diretora do NTEM a professora Kedma Caroline de Souza Moraes e com a participação da professora Denise Paim da

E.M. Ramiro Noronha e do aluno campeão estadual de robótica Lucas Alves dos Santos da E.M.R. Graça de Deus. – CEE Configurações Emocionais na Escola; com a mediação do professor Adnilson Ferreira de Paula da E.M. Conceição Capiberibe Saldanha, com a participação dos professores: Fernanda Vieira Darold da E.M. Isaac Borges Capilé, Karoliny Ornella da E.M. João Carlos Pinheiro Marques e E.M. Manoel Martins, Tatiane Moraes do CEINF Elpídio Peluffo e Monalisa Meninelli Molina da E.M São João e Marcondes Fernandes Pereira. – Lendo, produzindo e Interpretando com as TICS; com a mediação das professoras Multiplicadoras do NTEM, Mirta Beatriz Souza Douglas e Alline Gonzalez Flores Além e com a participação das professoras Marluci Monzon da Biblioteca do SESI, Ana Marlene de Souza Brito da E.M. João Carlos Pinheiro Marques, Wanda Lobato também da E.M. João Carlos Pinheiro Marques e a professora Helena Berenyi da E.M. Marcondes Fernandes Pereira.

Formação Continuada para professores do Ensino Básico na área de tecnologia Educacional e temas afins; com a mediação da professora Marta de Paula da E. M. Manoel Martins e a participação da diretora do NTEM, professora Kedma Caroline de Souza Moraes, professor José Gama da E.M Lydio Lima e Eder Ratier da E.M. Dora Landolfi. -Stop Motion nas Escolas da Rede Municipal e Estadual de Ponta Porã; com a mediação do professor Fábio Paim da E.M. São João e a participação dos professores Vinicius Zerloti da E.M. Prefeito Adê Marques, Katiuci Correia da E.M. Ignês Andreazza, Rosemary Moraes do CEINF Anselmo soares de França e Geraldo Franco do NTE representando as escolas estaduais. -Linguagem de programação Kturtle; com a mediação do professor Nilson Macuelho e a participação dos professores Eduardo Alves Macena da E.M João CarlosPinheiro Marques, Karoliny Ornella da E.M. João Carlos Pinheiro Marques e E.M. Manoel Martins, André Morilha da E.M.Ramiro Noronha e José Gama da E.M. Lydio Lima.

Desta forma, temos a honra de tornar público os vencedores da IV edição Concurso de Stop Motion prêmio Professor Rafael Cardoso 2018, que contou com uma cerimônia emocionante, entrega de troféus e medalhas.

E assim, obtivemos o seguinte resultado:

►Modalidade I – na categoria Educação Infantil – 1º lugar – “Compre Emoção” – Marly Cavalheiro Rojas – Profª Eliane Vilhar Centurião/Eliana Alves; 2º lugar – “Do lixo ao Luxo” – E.M. Manoel Martins – Profª Karoliny P. Ornella/ Sandra Mara Macena de Oliveira; 3º lugar – “Pim Pim” – CEINF Anselmo Soares de França – Profª Rosemary Moraes Marales/ Daniela Silvestre.

► Modalidade II – categoria Ensino fundamental I – 1º lugar –“Adoção Sem fronteiras”– E.M. Prefeito Adê Marques – Professores Vinicius Zerloti/Adriana Ribeiro; 2º lugar – “Biblioteca Itinerante” – E.M. Isaac Borges Capilé – Profª Fernanda Vieira Darold/Leia Adriane Rebouças; 3º lugar – “Diga Não ao Bullying” – E.M. Marcondes Fernandes Pereira – Profª Helena Berenyi e Monalisa Meninelli Molina.

►Modalidade III – Categoria Ensino fundamental II –  1º lugar – “Robótica na Educação” – E.M. São João – Professores Fábio Paim/ Eliane Ferreira Lima; 2º lugar – “Spray do Amor “– E.M. Ramiro Noronha – Profª Kleisne Braga/Cynthia Jaqueline Maksoud; 3º lugar- “Bora lá comprar um livro” – E.M. Ignês Andreazza – Profª Katiuci Correia/ Joelma Barbosa da das Neves.

►Modalidade IV – Categoria Ensino Médio –  1º lugar – “Itamarati, Plantando Esperança, Colhendo Futuro” – E.E. Professor Carlos Pereira da Silva – Profª Débora Camilo de Almeida/ Rubia dos Santos; 2º lugar – “Bela Porã” – E.E. Professor José Edson Domingos dos Santos – Professores Edvaldo Macena Telis/Kelly Camargo Feitoza; 3º lugar – “Plantando e Colhendo Frutos com a Lar “- E.E. Aral Moreira – Profª Suziany Ilhan Xavier/Maiza.

“Enfim, temos somente a agradecer e parabenizar imensamente a todos os professores, coordenadores, diretores e alunos envolvidos, pois, tudo foi possível através de um trabalho em equipe, apoio do Prefeito Hélio Peluffo, da Secretária de Educação, a professora Mª Leny Antunes Klais e demais parceiros que nos auxiliaram na realização deste evento e estiveram prestigiando este momento tão especial para a educação em nosso município. Também um agradecimento mais que especial aos nossos convidados ilustres, a Banda do 11º RC MEC, dos artistas: Felipe Santos, Alex e Barreto e as bailarinas da E.M. de Música Dona Iracema, que desenvolve algumas ações na

E.M. Adê Marques com o projeto de Balé sob orientação da professora Lais. A estes artistas o nosso muito obrigada, pois, abrilhantaram com vossos talentos dando alegria e um colorido mais que especial ao evento”, afirmou a coordenadora do NTEM, professora Kedma de Souza Moraes.

Comentário

Comentário

Veja Também

ESTUDANTES DA ESCOLA JOÃO BREMBATTI CALVOSO ACOMPANHAM TRABALHO DESENVOLVIDO PELA ATUAL GESTÃO MUNICIPAL DE PONTA PORÃ

Equipe da Fundação de Cultura e Esporte (FUNCESPP) e alunos do 3º ano do Ensino ...