sábado , 25 maio 2019
Home / Geral / HOSPITAIS SERÃO OBRIGADOS A INFORMAR NASCIMENTO DE DOWN A ENTIDADES E FORNECER INFORMAÇÕES À FAMÍLIA

HOSPITAIS SERÃO OBRIGADOS A INFORMAR NASCIMENTO DE DOWN A ENTIDADES E FORNECER INFORMAÇÕES À FAMÍLIA

Foi aprovado na Câmara Municipal o projeto de lei do vereador André Salineiro, que prevê duas medidas importantes para impedir diagnóstico tardio da Síndrome de Down e facilitar o primeiro contato entre pais e entidades especializadas. O PL 569/18 obriga os hospitais públicos e privados do município a informarem as entidades o nascimento de portadores da síndrome e também a fornecerem aos pais a lista com dados completos das instituições. As informações serão fornecidas as entidades somente com o aval da família.

Segundo Salineiro, muitos pais desconhecem que há entidades para ajudá-los nesse momento difícil, que é a chegada do filho com Down. “Crianças com Síndrome de Down precisam ser estimuladas desde o nascimento para que sejam capazes de vencer as dificuldades, que a alteração genética impõe. Como têm necessidades específicas de saúde e aprendizagem, exigem assistência profissional multidisciplinar e atenção permanente. Isso só pode acontecer se os pais tiverem o devido acesso as entidades especializadas”, comenta o vereador.

O projeto segue para sanção do prefeito de Campo Grande para então virar lei e vai valer para casas de saúde, santas casas, hospitais filantrópicos, maternidades, clínicas, centros de saúde, postos de saúde e demais estabelecimentos de saúde que realizem serviços de parto.

Fonte Caroline Maldonado
Assessoria de Comunicação

Comentário

Comentário

Veja Também

PALESTRAS MARCAM SEMANA DE ENFERMAGEM EM PONTA PORÃ

Semana de Enfermagem tem início em Ponta Porã com o tema ‘Enfermagem-uma voz para liderar’. A ...