domingo , 24 março 2019
Home / Destaque / AGENDA DE PREFEITO EM BRASÍLIA BENEFICIARÁ VARIOS SETORES DA SAÚDE EM PONTA PORÃ

AGENDA DE PREFEITO EM BRASÍLIA BENEFICIARÁ VARIOS SETORES DA SAÚDE EM PONTA PORÃ

O prefeito Hélio Peluffo Filho (PSDB) manteve agenda em Brasília e garantiu recursos para investimentos em vários setores, principalmente na área de saúde, fechando a aprovação de um Centro Especializado em Reabilitação auditiva, visual e intelectual (CER), modalidade III para Ponta Porã, durante reunião com o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun. Em Brasília, o prefeito está acompanhado pelo secretário de Finanças, Fabrício Cervieri e técnicos da prefeitura.

A unidade será referência no atendimento ambulatorial especializado em reabilitação para pacientes com deficiência auditiva, visual e intelectual. O CER III vai ofertar consultas oftalmológicas, otorrinolaringológicas, consultórios interdisciplinares, triagem, local para exames de audiometria e visuais, além de espaços para reabilitação, atendimento terapêutico, acolhimento familiar, dentre outros, visando, sobretudo, ofertar um atendimento assistencial integrado entre as diferentes especialidades. É mais um grande avanço na saúde de Ponta Porã com benefícios diretos à terceira idade.

A habilitação/reabilitação compreende um conjunto de medidas, ações e serviços orientados a desenvolver ou ampliar a capacidade funcional e desempenho dos indivíduos, tendo como objetivo desenvolver potencialidades, talentos, habilidades e aptidões físicas, cognitivas, sensoriais, psicossociais, atitudinais, profissionais e artísticas que contribuam para a conquista da autonomia e participação social em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas. A habilitação/reabilitação prevê uma abordagem interdisciplinar e o envolvimento direto de profissionais, cuidadores e familiares nos processos de cuidado.

As ações e serviços de reabilitação podem ser ofertadas em qualquer ponto de atenção da rede. No entanto, são nos Serviços Especializados em Reabilitação como Centros Especializados em Reabilitação ou Serviços Especializados em Reabilitação onde se concentra a oferta dessas ações. Estes serviços são em geral, de abrangência regional, qualificados para atender as pessoas com deficiência.

As equipes são formadas por profissionais como médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacional, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes social e nutricionistas. Estas equipes fazem o trabalho de avaliação de cada caso e também o planejamento do processo de reabilitação.

Centro Especializado em Reabilitação

O Centro Especializado em Reabilitação (CER) é um ponto de atenção ambulatorial especializado em reabilitação, que realiza diagnóstico, tratamento, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva, constituindo-se em referência para a rede de atenção à saúde da pessoa com deficiência no território. É organizado a partir da combinação de no mínimo duas modalidades de reabilitação (auditiva, física, intelectual, visual).

O CER é um ponto de atenção ambulatorial especializada em reabilitação que realiza diagnóstico, tratamento, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva, nas modalidades de reabilitação (Auditiva, Física, Intelectual e/ou Visual), constituindo-se em referência para a rede de atenção à saúde no território.

Nas próximas semanas, o prefeito Hélio Peluffo apresentará programação especial de inaugurações e lançamentos de obras e novos projetos, como o Centro Especializado em Reabilitação auditiva, visual e intelectual.

Comentário

Comentário

Veja Também

DOF APREENDE S10 COM 202 KG DE MACONHA RUMO À BAHIA

DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreendeu uma camionete Chevrolet S10 carregada com 202 quilos ...