sexta-feira , 14 dezembro 2018
Home / Eventos / PREFEITO DE PONTA PORÃ E HOMENAGEADO DURANTE 1º ENCONTRO INTERNACIONAL DA “FAMÍLIA CANTEIRO”

PREFEITO DE PONTA PORÃ E HOMENAGEADO DURANTE 1º ENCONTRO INTERNACIONAL DA “FAMÍLIA CANTEIRO”

O prefeito Hélio Peluffo Filho (PSDB), acompanhado da primeira-dama, Vânia Peluffo, participou do 1ºEncontro Internacional da Família Canteiro, uma das mais tradicionais na região de fronteira. A reunião aconteceu domingo, dia 18, reunindo representantes de várias regiões do Estado e países vizinhos, sendo marcada pela comunidade, identidade e união familiar. O prefeito Hélio participou como convidado, recebendo homenagem pela estreita relação de amizade entre seu pai, senhor Hélio Peluffo e Francisco Canteiro (ambos já falecidos).

O ato ecumênico foi o ponto alto, precedido pelas homenagens.

“Recebi uma bela homenagem no encontro da Família Canteiro. A família me homenageou em nome do meu pai Helio Peluffo que foi um sócio da Matex Mate Solúvel e grande amigo do senhor Francisco Canteiro, patriarca desta grande família.  A melhor parte de ser um homem com raízes sólidas é poder colher os frutos de pessoas de caráter”, atestou o prefeito Hélio.

“Meu pai foi um homem bem quisto por seus amigos e a sua melhor herança são esses laços que construiu ao longo de sua vida e que me proporcionam momentos como este. Obrigado família Canteiro pelo acolhimento no evento”, ponderou.

O patriarca da família, Franciso Canteiro nasceu no dia 04 de outubro de 1888, é filho do senhor Dionísio Canteiro e da senhora Isabel Godoy, e faleceu no dia 19 de outubro de 1979. foram exatamente 91 anos de história”, foi retratado na abertura do cerimonial, sob responsabilidade do cerimonialista Clóvis Segóvia.

´Seo´ Francisco foi casado com a senhora Eusébia Arzamendia, de tradicional família da região, tendo 12 filhos: Conrado Canteiro, Geraldo, Apolônio, Ceriaco, Merce, Canuto, Chiru, Assunciona, Henriqueta, Tereza e Feliciana (todos in memoriam). Seu único filho vivo é o senhor Albino.

O relato da história da família conta que quando o senhor Francisco começou a trabalhar aqui na região, a principal atividade era o cultivo de erva mate, o qual a família se dedicava 100%, levando Francisco Canteiro a se tornar um dos sócios da primeira cooperativa de produtores de erva mate da região, a “matex mate soluvel”.

Tudo isso está registrado em acervos no museu da erva mate Santo Antonio em Ponta Porã. Um dos sócios de Francisco Canteiro no empreendimento foi o senhor Hélio Peluffo, com quem construiu uma grande amizade.

“E hoje, nós estamos aqui, nesse primeiro encontro da família canteiro, para lembrar dessas coisas tão especiais, que fazem parte da história da família, que vai muito além de datas ou acontecimentos. Trata-se de pessoas que viveram, sofreram, choraram, sorriram, construíram, geraram e triunfaram”. O relato faz alusão ao fato de Francisco Canteiro ter deixado seus ensinamentos, seus valores e a sua conduta, escrevendo uma linda história de vida, de trabalho e dedicação.  Deixou um grande legado para todos nós”, atestaram seus descendentes durante o encontro.

O prefeito Hélio Peluffo recebeu uma placa como forma de homenagem ao falecido pai, senhor Hélio Peluffo, pela amizade construída e alicerçada na confiança com o patriarca da família, senhor Francisco Canteiro.

Veja o evento click http://poranews.com/?p=33086

Comentário

Comentário

Veja Também

FORMATURA DE INTEGRANTES DA PATRULHA MIRIM E MARCADA POR HOMENAGENS EM PONTA PORÃ

Câmara Municipal de Vereadores de Ponta Porã e palco de cerimônia de formação da 12ª Turma ...