terça-feira , 23 julho 2019
Home / Destaque / DR. OTAVIANO MASCARENHAS FILHO E CONVIDADO DA SEMANA ACADÊMICA UNOPAR

DR. OTAVIANO MASCARENHAS FILHO E CONVIDADO DA SEMANA ACADÊMICA UNOPAR

Dr. Otaviano Mascarenhas Filho foi o convidado especial da semana acadêmica da UNOPAR com o tema em busca do corpo perfeito e suas complicações.

A sociedade sempre foi regida por inúmeros padrões, entre eles o da beleza. No final do século passado, os setores da indústria e do comércio ligados à estética cresceram consideravelmente, aumentando a influência desse mercado. No século XXI, começa-se a observar um dos seus efeitos: o aumento de problemas de saúde resultantes da busca pela beleza ideal.

No século XIX, a mulher usava espartilhos de ferro, que dificultavam a sua respiração, só para obter a beleza estereotipada de sua época. Hoje, não muito distante disso, as pessoas continuam submetendo-se a práticas que colocam em risco a sua saúde, a exemplo de dietas extremas, medicamentos milagrosos e cirurgias plásticas.

Por outro lado, há quem procure meios saudáveis para atingir algum objetivo relacionado ao corpo: academias, esportes, atividades físicas ao ar livre, entre outros. Em muitos casos, a motivação desses é apenas sentir-se bem consigo mesmo ou até melhorar a saúde: mostrando, desse modo, que nem todos estão escravizados pela obsessão do corpo perfeito.

Ainda assim, a influência do mercado da estética continua regendo a vida de milhares de pessoas, que vão ao extremo para obter uma invejável aparência. É o caso daquelas que recorrem a procedimentos estéticos para se assemelhar a famosos bonecos, símbolos da beleza ideal, como a Barbie e o Ken. Foi assim que o brasileiro Celso Pereira recebeu o título de “Ken Humano”; o rapaz morreu no primeiro semestre este ano em decorrência de um câncer.

Diante disso, faz-se necessário uma conscientização social acerca dos problemas de saúde ocasionados pela busca do físico ideal contemporâneo. Essa se faz possível através de instituições como a mídia juntamente com o governo, através de campanhas publicitárias e programas educacionais de alerta aos riscos de alguns procedimentos estéticos, incentivo à prática de atividade físicas e a manutenção de hábitos saudáveis. Com isso, será dado o primeiro passo para que, no futuro, as pessoas se preocupem mais com saúde de bem estar e menos em seguir padrões constantemente mutáveis.

Comentário

Comentário

Veja Também

DOF APREENDE CARGA DE COCAINA COM DESTINO AO ESTADO DO PARANÁ

Policiais do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) apreenderam, na tarde de sexta-feira (19), um ...