sexta-feira , 14 dezembro 2018
Home / Destaque / DR. OTAVIANO MASCARENHAS FILHO E CONVIDADO DA SEMANA ACADÊMICA UNOPAR

DR. OTAVIANO MASCARENHAS FILHO E CONVIDADO DA SEMANA ACADÊMICA UNOPAR

Dr. Otaviano Mascarenhas Filho foi o convidado especial da semana acadêmica da UNOPAR com o tema em busca do corpo perfeito e suas complicações.

A sociedade sempre foi regida por inúmeros padrões, entre eles o da beleza. No final do século passado, os setores da indústria e do comércio ligados à estética cresceram consideravelmente, aumentando a influência desse mercado. No século XXI, começa-se a observar um dos seus efeitos: o aumento de problemas de saúde resultantes da busca pela beleza ideal.

No século XIX, a mulher usava espartilhos de ferro, que dificultavam a sua respiração, só para obter a beleza estereotipada de sua época. Hoje, não muito distante disso, as pessoas continuam submetendo-se a práticas que colocam em risco a sua saúde, a exemplo de dietas extremas, medicamentos milagrosos e cirurgias plásticas.

Por outro lado, há quem procure meios saudáveis para atingir algum objetivo relacionado ao corpo: academias, esportes, atividades físicas ao ar livre, entre outros. Em muitos casos, a motivação desses é apenas sentir-se bem consigo mesmo ou até melhorar a saúde: mostrando, desse modo, que nem todos estão escravizados pela obsessão do corpo perfeito.

Ainda assim, a influência do mercado da estética continua regendo a vida de milhares de pessoas, que vão ao extremo para obter uma invejável aparência. É o caso daquelas que recorrem a procedimentos estéticos para se assemelhar a famosos bonecos, símbolos da beleza ideal, como a Barbie e o Ken. Foi assim que o brasileiro Celso Pereira recebeu o título de “Ken Humano”; o rapaz morreu no primeiro semestre este ano em decorrência de um câncer.

Diante disso, faz-se necessário uma conscientização social acerca dos problemas de saúde ocasionados pela busca do físico ideal contemporâneo. Essa se faz possível através de instituições como a mídia juntamente com o governo, através de campanhas publicitárias e programas educacionais de alerta aos riscos de alguns procedimentos estéticos, incentivo à prática de atividade físicas e a manutenção de hábitos saudáveis. Com isso, será dado o primeiro passo para que, no futuro, as pessoas se preocupem mais com saúde de bem estar e menos em seguir padrões constantemente mutáveis.

Comentário

Comentário

Veja Também

AUTOR DE TENTATIVA DE LATROCINIO CONTRA IDOSA NO INTERIOR DO MS E PRESO PELA POLICIA CIVIL

Investigadores do SIG (Setor de Investigações Gerais) da Polícia Civil realizaram a prisão do Edinaldo ...