sábado , 17 novembro 2018
Home / Destaque / PONTA PORÃ E PALCO DO DIA DE PREVENÇÃO AO CÂNCER BUCAL

PONTA PORÃ E PALCO DO DIA DE PREVENÇÃO AO CÂNCER BUCAL

Prevenir é o melhor remédio. Com esta receita, a prefeitura de Ponta Porã, por meio da secretaria municipal de Saúde, desenvolveu durante toda esta semana ações intensificadas voltadas à conscientização da saúde bucal. O programa é mantido permanentemente em todos os postos de saúde e no setor de odontologia do Centro Regional de Especialidades ´João Kayatt´, mas na sexta-feira, dia 09, aconteceu o dia “D” com atividades na praça Lício Borralho, com trabalho de conscientização.

As ações priorizam trabalho preventivo, visando levar aos pacientes e usuários do sistema de saúde informações importantes sobre a saúde bucal. Durante toda esta semana, postos de saúde e no CRE estão sendo realizadas palestras educativas, objetivando atingir a população sobre as boas práticas para manter uma excelente dentição.

Palestras nos postos de saúde do município e no Centro Regional de Especialidades, reforçaram que a Organização Mundial da Saúde (OMS), já comprovou que o corpo humano trabalha com perfeição quando todos os seus órgãos estão em boas condições de saúde. E para que essa harmonia saia do eixo basta que um órgão esteja em defasagem, ou seja, em más condições de seu funcionamento.

A coordenadora de saúde bucal, Adair Ribas salienta que “o que muitas pessoas não sabem é que a saúde bucal é importantíssima, pois se deixada de lado, fungos e bactérias podem se proliferar e acabar por atingindo outros órgãos e suas funções, trazendo doenças sérias. A falta de higiene e descuido com a saúde da boca e dos dentes acarretam vários problemas. Dentre eles, o mais comum, a cárie, que é um fator de deterioração dos dentes”, reforça. Ela lembra que as dificuldades na mastigação, dores de dente, incomodo e até a perda dos mesmos são características básicas do que uma cárie pode causar se uma pessoa se descuidar da higiene e dos cuidados com o órgão oral.

Diversas doenças mais sérias podem ser causadas por infecções que começam na boca, afetando todo o organismo humano, e órgãos como o pulmão ou até mesmo o coração.

A falta ou forma incorreta da escovação dos dentes gera um enorme número de bactérias, podendo até desencadear a endocardite, que é uma doença que afeta as válvulas cardíacas do coração, e uma de suas causas está relacionada às bactérias e fungos formados no órgão oral, que passam a se multiplicar em grande escala em outros órgãos.

Uma boa higiene acompanhada de hálito puro e sorriso saudável são quesitos básicos para manter a saúde deste órgão tão importante para o corpo humano. Afinal, é com ele que nos alimentamos e nos comunicamos.

Para que isso ocorra da melhor maneira possível, é preciso deixar os dentes sempre limpos e sem resíduos alimentares, evitando odores e possíveis incômodos na gengiva. Cuidados diários e básicos são a melhor saída para evitar maiores desconfortos na cadeira do dentista, como, por exemplo: escovar corretamente os dentes, usando sempre o fio dental para auxiliar no melhor resultado; ter uma boa alimentação, evitando gorduras e doces em excesso, mas quando ingeridos escovar os dentes após a refeição; trocar regularmente a escova de dente e não emprestar de outras pessoas; sempre fazer a higiene bucal depois de todas as refeições; beber muita água para hidratar não somente a boca, mas todo o organismo.

Adair Ribas lembra que além de todas essas dicas básicas, é imprescindível que se tenha uma rotina onde, pelo ao menos uma vez ao ano comparecer ao dentista. Checar se está tudo bem, fazer uma limpeza profissional e sanar possíveis problemas eventuais, para que estes não venham a ser uma doença mais séria no futuro.

Ela lembra que as ações são contínuas e têm como objetivo a prevenção desta e outras doenças.

Comentário

Comentário

Veja Também

ASSALTANTES LEVAM DINHEIRO E ANIMAL DE ESTIMAÇÃO DE VÍTIMA NA FRONTEIRA

Assaltantes fazem família viver momentos de terror e polícia procura encontrar pistas que identifiquem os mesmos ...