quinta-feira , 21 março 2019
Home / Destaque / CIRURGIAS ELETIVAS NO HR DE PONTA PORÃ AUMENTAM 712% NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS DIZ ASSESSORIA DE IMPRENSA

CIRURGIAS ELETIVAS NO HR DE PONTA PORÃ AUMENTAM 712% NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS DIZ ASSESSORIA DE IMPRENSA

O número de cirurgias eletivas realizadas em 2018 no Hospital Regional Dr. José de Simone Netto teve aumento significativo. Em comparativo com anos anteriores, houve um aumento de 712% na realização de cirurgias eletivas. De acordo com os dados do Ministério da Saúde, no ano de 2016, foram realizadas 24 cirurgias eletivas no período de janeiro a agosto. No ano de 2017, após administração do Instituto Gerir, foram realizadas 122 cirurgias no mesmo período, e em 2018, foram realizadas 195 eletivas de janeiro a agosto. A fila de espera por cirurgias eletivas de laqueadura foi zerada no último mês e a unidade já está disponível para realizar novas cirurgias de esterilização feminina.

“Este ano conseguimos zerar a fila das cirurgias eletivas de laqueadura. Realizamos as que estavam pendentes e já estamos com a agenda aberta para a realização de novas cirurgias. Também aceleramos a fila das cirurgias ortopédicas, e a partir do dia primeiro de novembro teremos 12 horas de plantão para cirurgias ortopédicas. Com essa nova medida, esperamos que o número de cirurgias dobre até o final do ano, porque a redução dessa fila é uma das nossas prioridades”, explicou o diretor geral do HR, Fernando Augusto Prado Batista.

No Hospital Regional de Ponta Porã foram realizadas aproximadamente 2.130 cirurgias de médio e pequeno porte desde janeiro de 2016. A unidade é referência e recebe pacientes dos oito municípios da microrregião.

O diretor ressaltou que várias medidas foram tomadas para a eficácia do sistema e diminuição das filas de cirurgias eletivas. “Para isso funcionar, implantamos o ambulatório de cirurgia e o ambulatório pré-cirúrgico. O paciente vem com o encaminhamento da rede, faz uma consulta aqui no HR, e se identificarmos a necessidade de uma cirurgia, já é realizado o agendamento cirúrgico aqui mesmo. A partir deste mês, já estamos realizando todos os exames pré-cirúrgicos aqui no Hospital, o paciente não precisa se deslocar, ele consegue fazer todos os exames aqui, o que também deve agilizar significativamente todo o processo. Nossa meta é zerar as filas de eletivas de ortopedia, se não conseguirmos até o final deste ano, pelo menos nosso intuito é diminuir a fila”, destacou.

O Hospital Regional de Ponta Porã oferece atendimento de baixa e média complexidade nas unidades de internação (Clínica Médica, Clínica Ortopédica, Clínica Cirúrgica, Clínica Obstétrica e Clínica Pediátrica) e UTI adulto. A unidade de cirurgia geral e ortopedia agora contam com um ambulatório, onde são realizadas consultas e agendamentos de exames.

Comentário

Comentário

Veja Também

CHEFE POLICIAL DIZ EXISTIR EVIDÊNCIA DE PARTICIPAÇÃO DE POLICIAIS EM EXECUÇÃO OCORRIDO EM CASA DE CARNE NA FRONTEIRA

Executado em casa de carne teria sido informante da policia situação que teria motivado a ...