sexta-feira , 16 novembro 2018
Home / Educação / EQUIPE DO NTEM DE PONTA PORÃ REPRESENTA MS NO NACIONAL DE ROBÓTICA
?

EQUIPE DO NTEM DE PONTA PORÃ REPRESENTA MS NO NACIONAL DE ROBÓTICA

A Secretaria Municipal de Educação e NTEM (Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal) disputa entre os dias 06 a 09 de novembro, do campeonato nacional de robótica. Integram a equipe, além dos professores Rubens Paz e a diretora do Núcleo de Tecnologia, professora Kedma Souza Moraes, os alunos Wilson Rodrigo Figueiredo da Escola Municipal Ramiro Noronha, o aluno Deivison Rafael Lopes Figueiredo da UFMS e Lucas Alves dos Santos, estudante da Escola Municipal Rural ´Graça de Deus´.

A equipe embarca no próximo domingo, dia 04, para Campo Grande e da capital tomam voo até João Pessoa, onde na manhã de terça-feira, dia 06, tem o primeiro compromisso na competição. A equipe representa Mato Grosso do Sul na competição nacional. Ponta Porã obteve excelente resultado na etapa de robótica estadual da OBR (Olímpiada Brasileira de Robótica) disputada em Campo Grande nos dias 23 e 24 de agosto. O prefeito Hélio Peluffo parabenizou toda equipe do NTEM pelo brilhante resultado obtido, consagrando o trabalho desenvolvido.

Com o apoio do prefeito Hélio Peluffo Filho, o projeto de robótica na Rede Municipal de Ensino foi criado o Grupo GDRIVE- Grupo de Desenvolvimento de Robótica Interdisciplinar – com visão estratégica no ano de 2017, com o intuito de trabalhar a robótica educacional e de competição.

Posteriormente, explica a professora Kedma Souza Moraes, diretora do NTEM, foram selecionados alguns alunos destaques da olimpíada KTurtle que, basicamente consistiu na realização de uma prova de raciocínio lógico e linguagem de programação, onde se formaram 4 equipes, sendo Nível 0 Apolo I e II, Nível 1: GDRIVE Hermes e no nível 2: GDRIVE Fênix. A escolha dos nomes das equipes foi pensada e inspirada na mitologia greco-romana.

Estas equipes foram inscritas na prova prática da OBR, e a partir daí passaram por treinamentos realizados no NTEM (Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal) sob orientação do professor multiplicador Rubens de Oliveira Paz e estagiário da UFMS Deivison Rafael Lopes Figueredo. Posteriormente estas equipes participaram da 1ª fase regional que aconteceu no Colégio Elite Total dia 11 de agosto, em Ponta Porã, onde o NTEM apresentou as quatro equipes, e desta forma, a equipe GDRIVE Hermes foi classificada para a etapa estadual.

Na fase estadual da prova a equipe GDRIVE Hermes composta pelos alunos Lucas Alves dos Santos da Escola Municipal Rural “Graça de Deus” e Wilson Rodrigo Figueiredo Oviedo da Escola Municipal “Ramiro Noronha”, disputaram com 24 equipes de todo o Estado, pré-classificados nas regionais entre mais de 150 equipes.

Esta fase estadual aconteceu no centro de convenções Albano Franco nos dias 23 e 24 em Campo Grande passando por momentos de emoção de aprendizagem e cooperação entre as equipes, principalmente as de Ponta Porã que contou com o apoio da Escola Municipal “Ignês Andreazza”, Escola Estadual “João Brembatti Calvoso” e IFMS.

Em suma, a equipe GDRIVE Hermes obteve o 1º lugar no nível 1 sendo campeã estadual, garantindo assim a vaga na nacional que ocorrerá entre os dias 06 e 09 de novembro na cidade de João Pessoa na Paraíba.

Este prêmio é muito significativo para a educação pública municipal de Ponta Porã, que está em constante busca pela inovação e que acredita que a educação é o caminho para grandes vitórias e oportunidades. E, também é o resultado de muito trabalho em equipe e parcerias, e principalmente contando com o empenho e dedicação dos alunos competidores que treinaram em contra turno, e por sua vez o aluno Lucas realizava um trajeto de 85 quilômetros toda vez que precisava participar dos treinos nas dependências do  NTEM dentro do horário previsto.

Comentário

Comentário

Veja Também

VEREADOR DE PONTA PORÃ COBRA MELHORIAS NO ATENDIMENTO NO HR, NA SEGURANÇA PÚBLICA E NA INFRAESTRUTURA DA CIDADE

Em seu pronunciamento na Tribuna da Câmara Municipal de Ponta Porã, vereador Farid Afif (MDB) ...