terça-feira , 16 outubro 2018
Home / Geral / PARCERIA POSSIBILITA CIRURGIAS DO PROGRAMA “CATARATA ZERO” EM PONTA PORÃ

PARCERIA POSSIBILITA CIRURGIAS DO PROGRAMA “CATARATA ZERO” EM PONTA PORÃ

A secretaria municipal de Saúde, abriu no sábado (22) o programa “Catarata Zero”, objetivando zerar a fila de espera para esse procedimento no município. Os primeiros pacientes foram atendidos no hospital Cassems, unidade Ponta Porã, pela equipe do médico oftalmologista Rodrigo Campos.

O prefeito Hélio Peluffo Filho (PSDB) e o secretário de Saúde, Dr. Patrick Derzi participaram do início da primeira etapa das cirurgias e destacaram a importância de realizar a ação.  Desde o ano passado, a prefeitura de Ponta Porã vem realizando o programa “Saúde Mais Perto de Você”, ação desenvolvida tendo como principal meta acabar com a fila de espera em várias especialidades médicas.

O prefeito Hélio Peluffo enfatizou que a ação vem obtendo êxito, já que os procedimentos aguardando atendimentos estão sendo agilizandos. O “Saúde Mais Perto de Você” já foi levado para o distrito de Sanga Puitã, na região do grande Marambaia e ao distrito de Nova Itamarati. Outras regiões do município também receberão o programa.

Em exames são realizados de ultrassonografia, eletrocardiograma, coleta para preventivo, teste de diabetes, agendamento de mamografia. Também serão oferecidos medicamentos e vacinas.

O “Saúde Mais Perto de Você” terá ainda palestras de orientação tendo como temas `Saúde da Mulher´, emissão de cartão SUS, verificação de pressão arterial, teste de dependência do cigarro, teste de tuberculose e hanseníase, NASF (Apoio à Saúde da Família), academia da saúde, orientação sobre combate ao mosquito transmissor da dengue. Também estarão Vigilância em Saúde, SAE (Serviço Ambulatorial Especializado), Saúde do trabalhador, endemias e vetores.

Outro avanço significativo nas ações de saúde são os exames de sangue. A prefeitura celebrou convênio com o laboratório Ponta Porã, que passou a realizar os procedimentos, diminuindo a espera. Vários exames são entregues em até 24 horas. Os de maior complexidade, são enviados para outras cidades mas o resultado também reduziu o tempo para ser devolvido ao paciente.

O secretário de Saúde, Dr. Patrick Derzi disse que o programa “Catarata Zero” é uma das mais importantes ações da prefeitura na área. “Toda ação é importante, pois beneficia a população. Com as cirurgias, vamos zerar a fila de espera”, disse ele, lembrando que serão em torno de mil procedimentos agendados. O secretário citou a parceria do hospital Cassems, que abriu as portas para a realização das cirurgias.

Para o prefeito Hélio Peluffo, o programa além de garantir a realização da cirurgia para quem precisa, também garante encaminhar o procedimento para quem estava esperando. “Nossa gratidão ao governador Reinaldo Azambuja que tem sido um parceiro incondicional da nossa cidade. Temos como princípio cuidar das pessoas, esse foi o compromisso assumido com a nossa população e ao lado de toda nossa equipe estamos trabalhando para isso”, enfatizou.

Comentário

Comentário

Veja Também

MEGA EVENTO NO SHOPPING CHINA TERA PRESENÇA VIP DE VOCALISTA DA BANDA NX ZERO

Shopping China durante a inauguração do espaço da “Coca Cola Jeans” será palco de apresentação ...