domingo , 16 dezembro 2018
Home / Geral / PARCERIA POSSIBILITA CIRURGIAS DO PROGRAMA “CATARATA ZERO” EM PONTA PORÃ

PARCERIA POSSIBILITA CIRURGIAS DO PROGRAMA “CATARATA ZERO” EM PONTA PORÃ

A secretaria municipal de Saúde, abriu no sábado (22) o programa “Catarata Zero”, objetivando zerar a fila de espera para esse procedimento no município. Os primeiros pacientes foram atendidos no hospital Cassems, unidade Ponta Porã, pela equipe do médico oftalmologista Rodrigo Campos.

O prefeito Hélio Peluffo Filho (PSDB) e o secretário de Saúde, Dr. Patrick Derzi participaram do início da primeira etapa das cirurgias e destacaram a importância de realizar a ação.  Desde o ano passado, a prefeitura de Ponta Porã vem realizando o programa “Saúde Mais Perto de Você”, ação desenvolvida tendo como principal meta acabar com a fila de espera em várias especialidades médicas.

O prefeito Hélio Peluffo enfatizou que a ação vem obtendo êxito, já que os procedimentos aguardando atendimentos estão sendo agilizandos. O “Saúde Mais Perto de Você” já foi levado para o distrito de Sanga Puitã, na região do grande Marambaia e ao distrito de Nova Itamarati. Outras regiões do município também receberão o programa.

Em exames são realizados de ultrassonografia, eletrocardiograma, coleta para preventivo, teste de diabetes, agendamento de mamografia. Também serão oferecidos medicamentos e vacinas.

O “Saúde Mais Perto de Você” terá ainda palestras de orientação tendo como temas `Saúde da Mulher´, emissão de cartão SUS, verificação de pressão arterial, teste de dependência do cigarro, teste de tuberculose e hanseníase, NASF (Apoio à Saúde da Família), academia da saúde, orientação sobre combate ao mosquito transmissor da dengue. Também estarão Vigilância em Saúde, SAE (Serviço Ambulatorial Especializado), Saúde do trabalhador, endemias e vetores.

Outro avanço significativo nas ações de saúde são os exames de sangue. A prefeitura celebrou convênio com o laboratório Ponta Porã, que passou a realizar os procedimentos, diminuindo a espera. Vários exames são entregues em até 24 horas. Os de maior complexidade, são enviados para outras cidades mas o resultado também reduziu o tempo para ser devolvido ao paciente.

O secretário de Saúde, Dr. Patrick Derzi disse que o programa “Catarata Zero” é uma das mais importantes ações da prefeitura na área. “Toda ação é importante, pois beneficia a população. Com as cirurgias, vamos zerar a fila de espera”, disse ele, lembrando que serão em torno de mil procedimentos agendados. O secretário citou a parceria do hospital Cassems, que abriu as portas para a realização das cirurgias.

Para o prefeito Hélio Peluffo, o programa além de garantir a realização da cirurgia para quem precisa, também garante encaminhar o procedimento para quem estava esperando. “Nossa gratidão ao governador Reinaldo Azambuja que tem sido um parceiro incondicional da nossa cidade. Temos como princípio cuidar das pessoas, esse foi o compromisso assumido com a nossa população e ao lado de toda nossa equipe estamos trabalhando para isso”, enfatizou.

Comentário

Comentário

Veja Também

ALIMENTAÇÃO ADEQUADA CONTRIBUI PARA MELHORAR PERÍODO DE TRANSIÇÃO DAS VACAS, AFIRMA ESPECIALISTA

O período de transição – intervalo que corresponde a três semanas antes e três semanas ...