domingo , 23 setembro 2018
Home / Educação / ESCOLAS MUNICIPAIS DESTAQUES NO IDEB RECEBERÁ PREMIAÇÃO EM PONTA PORÃ

ESCOLAS MUNICIPAIS DESTAQUES NO IDEB RECEBERÁ PREMIAÇÃO EM PONTA PORÃ

Duas escolas da Rede Municipal de Ensino foram destaques no resultado do Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – apresentando desempenho superior às metas estipuladas pelo Ministério da Educação. As Escolas municipais até 4ª série obtiveram excelente performance e apresentarem nível de qualidade no ensino acima da média.

A Escola Municipal “Professor Isaac Borges Capilé” obteve melhor desempenho entre as escolas da Reme com o resultado 7,3 no ano de 2017. Já a Escola Municipal “Adê Marques”, carinhosamente apelidada de “Adezinho”, obteve a maior evolução em relação a períodos anteriores, passando de 6,2 em 2015 para 7,1 de nota na avaliação em 2017. O prefeito Hélio Filho (PSDB) recebeu a diretora da escola, professora Maria Paula e a presidente da Associação de Pais e Mestres, Mara Schneider.  Devido à performance, a escola receberá prêmio do prefeito Hélio Peluffo.

A secretária municipal de Educação, professora Leny Klais salienta que a meta nacional do Ideb é de 6,0 até 2.022, que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos países desenvolvidos. A meta projetada para Ponta Porã no ano de 2017 foi 5,0. As escolas municipais obtiveram 5,8 em média, conforme a secretária de Educação, aproximando-se assim, da meta de 6,0 projetada para 2022.

Já a Escola Polo Municipal “Jardim Ivone”, 8ª série 9º ano, destaca-se por superar a meta da escola e a nota do Ideb do ano de 2015. A professora Leny Klais lembra que a meta nacional do Ideb é de 6,0 até 2022, e a meta projetada para Ponta Porã no ano de 2017 foi 4,2. As escolas municipais na 8ª série e 9º ano obtiveram em média 4,7 em média.

Para ela, um dos fatores que elevou a nota do Ideb foi a intensa ação da administração municipal, que por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou formações continuadas aos professores da Reme que, consequentemente, proporcionaram melhor qualidade do ensino e atendimento aos estudantes.

“A preocupação do prefeito Hélio Peluffo em aportar qualidade ao ensino na rede municipal tem propiciado resultados satisfatórios” disse a secretária de Educação.

Leny argumentou que a elevação dos índices de desenvolvimento da educação do município é atribuído aos educadores. “A gestão das escolas, coordenadores, professores e todo o corpo técnico da Semed devem receber todo o mérito. A maior parte dos professores da Reme investiram no seu próprio currículo. Boa parte dos professores é graduada e pós-graduada, o que gera, como resultado uma boa qualidade na educação de nossos alunos”, explicou.

“O resultado é referente ao trabalho realizado nas escolas, em que a gestão escolar, equipe técnica e professores se unem no objetivo de oportunizarem aos alunos uma aprendizagem de qualidade”. Ela também mencionou, ainda, que a Semed, com sua equipe pedagógica, atua apoiando e ofertando formações aos professores e acompanhamento sistemático com orientações nas ações das escolas o que contribuiu para o resultado.

O que é Ideb

Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo INEP para medir a qualidade do aprendizado e estabelecer metas para a melhoria do ensino. Nele, índice é calculado pela taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de proficiências nas avaliações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB). A última avaliação foi aplicada em 2017 e os índices foram divulgados no último dia 3 de setembro.

O Ideb agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep, a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas.

Comentário

Comentário

Veja Também

ABOGADO EVITA DESALOJO DE MÁS DE 300 FAMILIAS DE ESCASOS RECURSOS ECONÓMICOS EN PEDRO JUAN CABALLERO

El pasado 28 de agosto el juez en lo Civil y Comercial Abog. Cristian Sánchez ...