terça-feira , 21 agosto 2018
Home / Geral / CAPITAL DO MS SEDIA ENCONTRO REGIONAL DE ESPECIALISTAS EM SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO

CAPITAL DO MS SEDIA ENCONTRO REGIONAL DE ESPECIALISTAS EM SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO

Pesquisadores do Brasil, representantes de instituições e especialistas renomados em segurança do trabalho se reúnem a partir desta quinta-feira (09), em Campo Grande para trocar experiências sobre o assunto, no Seminário Centro-Oeste da ANAMT (Associação Nacional de Medicina do Trabalho – https://anamt.org.br).

As palestras acontecem na sede da Associação Médica de Mato Grosso do Sul e seguem com uma programação extensa até sábado (11). O encontro multiprofissional irá abordar temas atuais e regionais como a implantação do eSocial e a saúde do trabalhador do agronegócio, bem como os cuidados a serem tomados com agrotóxicos.

O médico do trabalho Gustavo Nicolai abrirá o pré-seminário, amanhã, às 08h30, com o assunto “SST: Como se preparar para o E-social”. Até o ano que vem o sistema será obrigatório para todas as empresas públicas e privadas do país, mas muitas ainda não se atualizaram sobre o tema. Vale ressaltar que os empregadores que não cumprirem o envio de informações ao governo federal estarão sujeitos à aplicação de penalidades e multa.

No período da tarde, a partir das 14h, uma série de conferências voltadas para médicos e trabalhadores em segurança do trabalho vão abordar aspectos técnicos, éticos e legais do PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) e novidades sobre os agravos de membros superiores.

 

SEMINÁRIOS

Os aspectos da nova lei trabalhista vão abrir os trabalhos das atividades de sexta-feira (10), às 08h30. Vão discursar sobre a visão do judiciário o presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 24ª Região, desembargador João de Deus Gomes de Souza e a visão empresarial, o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (FIEMS), Sérgio Longen. Em seguida começa uma mesa redonda com especialistas para debater a “Medicina do Trabalho e Perícias: Relacionamentos, oportunidades e desafios”.

As discussões prosseguem com a conferência da presidente do Conselho Técnico Científico da ABMLPM (Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícias Médicas), Rosa Amélia Dantas.  Encerrando a programação da manhã, a partir das 12h50 o Simpósio Sanofi debate programas de prevenção para pauta de renegociação anual dos planos de saúde.

A conferência sobre “Como os resultados preliminares podem ser úteis aos médicos do trabalho e gestores”, retoma os trabalhos do seminário às 14h. O assunto é resultado de uma parceria da ANAMT com universidade de Harvard. Na sequência serão debatidos o papel do médico do trabalho como gestor da saúde do trabalhador, todos os aspectos das pessoas com deficiência no trabalho e o encerramento será com o simpósio sobre os desafios da produção técnico-científico adaptada à realidade brasileira. A partir das 18h haverá sessão de autógrafos com o médico especialista e professor de Saúde Pública e Medicina do Trabalho, René Mendes.

No sábado (11), último dia do seminário, haverá uma manhã voltada para o tema do encontro que é “Promoção do Trabalho digno, seguro e saudável na região Centro-Oeste”. Às 08h o professor doutor da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), Luis Henrique da Costa Leão, falará sobre a “Exposição a agrotóxicos no agronegócio e efeitos sobre a saúde dos trabalhadores”. Já a avaliação ergonômica nas atividades agroindustriais será tema da conferência do doutor Carlos Campos, às 09h30. O encerramento da programação será às 11h30, com a presidente da ANAMT, doutora Marcia Bandini ressaltando o papel da instituição para o trabalho digno, seguro e saudável.

 

Serviço:

 

Seminário Centro-Oeste da ANAMT

 

Quando: dias 9, 10 e 11 de agosto

 

Onde: Associação Médica de Mato Grosso do Sul (Av. Des. Leão Neto do Carmo, 155 – Jardim Veraneio)

 

Mais informações: http://seminariosanamt.com.br/seminariocentroeste/

Comentário

Comentário

Veja Também

“PROFESSOR TODOPODEROSO” USURPA FUNÇÕES DO GOVERNO E COBRA TAXA PEDÁGIO NA REGIÃO DE FRONTEIRA

Professor usurpa funções de estado e se apodera de ponte situada na região da colônia ...