terça-feira , 21 agosto 2018
Home / Destaque / LANÇADA CAMPANHA CONTRA VIOLÊNCIA FEMININA EM PONTA PORÃ

LANÇADA CAMPANHA CONTRA VIOLÊNCIA FEMININA EM PONTA PORÃ

A prefeitura de Ponta Porã, através da Secretaria de Assistência Social lançou na quarta-feira (08) a campanha “Agosto Lilás” em ato realizado no Centro de Convenções “Miguel Gomes” em Ponta Porã.

Durante todo o mês serão desenvolvidas ações diversas para conscientizar a população sobre os tipos de violência doméstica, os direitos das mulheres e, sobretudo, divulgar que “violência contra a mulher não tem desculpa, tem conseqüências”.

“As ações serão desenvolvidas para que as mulheres se reconheçam juntas seus direitos, visando à criação de uma nova cultura, de uma nova realidade  que estabeleça a igualdade de tratamento e de poder entre homens e mulheres, igualdade essa que requer também a adoção de políticas públicas eficazes à transformação social”, explicou Vera Lúcia Oliveira, secretária municipal de Assistência Social.

Recentemente a prefeitura entregou uma nova sede para o CAM (Centro de Atendimento à Mulher), melhorando e dando condições adequadas para o trabalho de atenção às mulheres. Até 2016, o CAM possuía apenas um funcionário destinado a efetuar todo o atendimento.

Ao assumir o comando político-administrativo do município, o prefeito Hélio Peluffo determinou a melhoria e ampliação dos serviços prestados e hoje o Centro de Atendimento à Mulher tem prestado importante papel com o objetivo primário da intervenção e cessar a situação de violência vivenciada pela mulher atendida sem ferir o seu direito à autodeterminação, mas promovendo meios para que ela fortaleça sua autoestima e tome decisões relativas à situação de violência por ela vivenciada.

Ressalta-se que o foco da intervenção do Centro de Atendimento deve ser o de prevenir futuros atos de agressão e de promover a interrupção do ciclo de violência. A readaptação do CAM possibilitou a destinação de ambiente reservado para a recepção das mulheres, sala de espera com televisão, local para as crianças desenharem e pintarem, salas para atendimento individual da Assistente Social, psicóloga e Advogada; sala para realização de reuniões; cozinha; e banheiro.

A coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres tem como gestora Ariadne Lauxen, ela salienta o apoio do prefeito Hélio Peluffo Filho (PSDB) e da secretária de Assistência Social, Vera Lúcia de Oliveira no sentido de fortalecer a rede de atendimento à mulher em Ponta Porã. “O CAM, é um espaço de atendimento psicológico, social, orientação e encaminhamento jurídico à mulher em situação de violência, que proporciona o atendimento e acolhimento necessário à superação da situação de violência ocorrida, contribuindo para o fortalecimento da mulher e o resgate da sua cidadania”, lembra Ariadne Lauxen, reforçando que “a Coordenadoria da mulher tem o papel de desenvolver políticas para mulheres com a finalidade de apoiar, assessorar, assistir e articular ações voltadas à mulher. E realizar o desenvolvimento de programas dirigidos a mulher na área da saúde, segurança, educação, qualificação profissional e geração de emprego e renda”, enfatiza.

O balanço das ações desenvolvidas durante o ano de 2017 demonstra um aumento significativo no número de atendimentos psicossocial às mulheres vítimas de algum tipo de violência. Dados oficiais mostram que aproximadamente 1 em cada 69 mulheres é vítima de violência em Ponta Porã.

A prefeitura de Ponta Porã realizou durante todo este mês de março, intensa programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 08 de março. A secretária de Assistência Social, Vera Lúcia de Oliveira destaca o apoio do prefeito Hélio Peluffo e o empenho e participação efetiva de toda equipe da pasta na preparação das atividades.

A Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres desenvolve a programação de forma a mobilizar as ações visando fortalecer a política direcionada às mulheres em todos os setores. A agenda acontece durante todo o mês com diversas atividades.

Comentário

Comentário

Veja Também

PREFEITURA DE PONTA PORÃ, PROCON E ACEPP LANÇAM CAMPANHA SAIA DO SUFOCO

A Prefeitura de Ponta Porã, por intermédio do Procon de 30 e 31 de agosto ...