sexta-feira , 20 julho 2018
Home / Eventos / EMPRESÁRIA IRACEMA PERALTA HERNANDEZ E HOMENAGEADA DURANTE OS 106 ANOS DE PONTA PORÃ

EMPRESÁRIA IRACEMA PERALTA HERNANDEZ E HOMENAGEADA DURANTE OS 106 ANOS DE PONTA PORÃ

Escola de Musica inaugurada pelo prefeito Hélio Peluffo Filho (PSDB) na sexta-feira (13), às 09:00hs, situada na sede da Funcespp (Fundação de Cultura e Esportes de Ponta Porã), sera denominada Escola de Música “D. Iracema”, a inauguração da mesma está dentro da grade de programação alusiva aos 106 anos do município.

O ato marca oficialmente a abertura da escola, que há alguns meses vem desenvolvendo suas atividades. A primeira ideia do prefeito Hélio Peluffo era simplesmente abrir uma escola de música visando oportunizar talentos a ter um espaço e assim, terem condições de praticar as habilidades. Mas, o projeto inicial ganhou proporções além da oportunidade, sendo mecanismo para que sonhos sejam realizados e um caminho aberto para uma vida profissional futura, quem sabe.

E assim, o prefeito Hélio criou a Escola Municipal de Música ´Dona Iracema´, uma homenagem à empresária Iracema Peralta Hernandez, falecida em dezembro passado e que deixou um legado de paixão pela cultura, especialmente pela música. A Escola de música foi inspirada no modelo até então existente, mas que simplesmente repassava aulas com instrumentos musicais. Agora, a Escola quer algo a mais, sendo porta de entrada para os jovens colocarem seus sonhos e buscarem um caminho profissional.

A diretora Celma Pelusch destaca que o prefeito Hélio Peluffo ao abrir a escola municipal de música garantiu oportunidade a todos os jovens que queiram, além de aprender a tocar um instrumento, ter condições de seguir adiante pois além das aulas, os alunos terão oportunidade de mostrar suas habilidades nas mais diferentes apresentações futuras. Somente no ano passado, foram atendidos mais de 1,2 mil alunos com os projetos musicais e para este ano a expectativa é que esse número quadruplique em função da criação da Escola Municipal de Música.

A diretora da Escola Municipal Maria Celma Giminiano Pelusch destaca que todas as escolas da rede municipal de ensino estarão interligadas com as aulas, oportunizando a todos os estudantes vagas. Além da secretaria de Educação, a nova escola musical de Ponta Porã também tem parceria com a secretaria de Assistência Social, através dos projetos de violino e harpa.

A escola está subdividida nas aulas de violão, dança musical, ´flauta doce´ com musicalização e a banda ´Isaac Borges Capilé´, o degrau máximo para compor esse agrupamento que definitivamente conquistou o coração do pontaporanense com suas apresentações nos mais diferentes eventos e solenidades.

As aulas de violão têm como instrutor o professor Gustavo Mattos da Silva; a de balizas com a professora Larissa Kersting; o professor Antonyelle Martins é o responsável pelo projeto flauta doce, enquanto que o professor Rafael Rodrigues do Nascimento da banda I.B.C..

O maestro Jucilei Inácio Martins é o coordenador da Escola de Música. Atualmente são 63 alunos envolvidos diretamente nas aulas, mas a partir deste ano as vagas serão ampliadas para todos os alunos da rede municipal de ensino, já havendo uma readaptação para inclusão de todos os estudantes interessados em integrar a escola musical.

A banda possui mais três professores em seu quadro. Luana Palácios Escobar (palhetas), Eduardo de Souza Benites (metais) e Pablo Alexandre Gimenes Cristaldo (percussão). Já Fábio Ledesma Barbosa é o professor de projetos.

O coral da Melhor Idade também integra o corpo da escola de música. O aluno Jorge Samudio, de 11 anos, é apaixonado pelo trompete e quando soube que poderia ter acesso ao instrumento na escola, não pensou duas vezes e pediu aos pais para inscrevê-lo.

Hoje, faça chuva faça sol, a pé, em bicicleta ou seja como for, ele está nas aulas. Wellem Munique Fernandes da Silva, aluna da turma de balizas e integrante do corpo coreográfico disse que chegou apenas para conhecer, mas gostou e acabou ficando, sendo uma das mais assíduas frequentadoras das aulas. “Não perco por nada”, resumiu.

O prefeito Hélio Peluffo convida a população a participar deste importante momento.

Comentário

Comentário

Veja Também

PREFEITO DE PONTA PORÃ DIZ QUE E “PRECISO DESPERTAR TALENTOS”

A formatura do curso de violão popular da Fundação de Cultura e Esportes de Ponta ...