segunda-feira , 19 novembro 2018
Home / Educação / PROERD DO 4º BPM FORMARA NOVAS TURMAS EM PONTA PORÃ

PROERD DO 4º BPM FORMARA NOVAS TURMAS EM PONTA PORÃ

O Tenente Coronel Carlos Magno da Silva, junto com o Prefeito Hélio Peluffo Filho (PSDB) e a Secretária de Educação, Leny Klais, convidam os moradores de Ponta Porã para a solenidade de formatura do PROERD.

O Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência (PROERD) é um projeto Nacional da Polícia Militar, adotado por instituições em parceria com escolas e a sociedade civil, no trabalho de conscientização e prevenção às drogas e a violência.

Os Instrutores do programa na região são da Polícia Militar de Ponta Porã. No município, alunos 5º ano de todas as escolas municipais Maria Lígia Borges Garcia, Professora Conceição Capiberibe, Lydio Lima, Ignês Andreazza, Ramiro Noronha e Orlando Mendes Gonçalves serão os formandos da vez. O evento será realizado na terça-feira (10) às 8 horas no Centro Internacional de Convenções, Miguel Gomez.

O prefeito Hélio Peluffo e o comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, Tenente-Coronel Carlos Magno assinaram no início deste ano, um termo de cooperação mutua visando desenvolver o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). O Proerd é um programa primário de prevenção ao uso indevido de drogas, aplicado por Policiais Militares, que ministram aulas para crianças do 5° ano do Ensino Fundamental, visando, enquanto atividade preventiva, ensiná-las a resistir ao aliciamento de usuários e traficantes.

Tem como modelo um programa criado pela Polícia de Los Angeles, Estados Unidos, com estudos feitos por pedagogos, psicólogos e policias, denominado D.A.R.E (Drug Abuse Resistance Education) onde o objetivo é propiciar o envolvimento da escola, da família e da polícia na questão da iniciação ao uso indevido de drogas e da violência pelas crianças, tendo sido adaptado para a nossa realidade e hoje administrado pelo Conselho de Comandantes Gerais das Polícias Militares do Brasil (CNCG) através da Câmara Técnica do PROERD.

O prefeito Hélio Peluffo destaca a importância do desenvolvimento do programa como forma de prevenção às drogas, atuando diretamente no combate ao acesso dos jovens. Os conhecimentos sobre drogas e as formas de evitá-las, são transmitidos aos alunos através de 10 lições com a utilização de um Livro do Estudante, sendo aplicada uma aula por semana com a utilização de recursos didáticos como vídeos, dramatizações, jograis, canções, brincadeiras e outros, ao final do quê, são realizadas formaturas com a participação da família e da comunidade, com a entrega de um diploma, habilitando aquele aluno a ser um vetor de difusão dos conhecimentos adquiridos.

Comentário

Comentário

Veja Também

CAMPANHA “CORAÇÃO NA BATIDA CERTA” DISCUTIU PREVENÇÃO DAS ARRITMIAS CARDÍACAS EM PONTA PORÃ

Em prol do Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita, a Sociedade ...