sábado , 20 abril 2019
Home / Destaque / PREFEITURA DE PONTA PORÃ IMPLANTA CENTRAL DE REGULAÇÃO NA SAÚDE

PREFEITURA DE PONTA PORÃ IMPLANTA CENTRAL DE REGULAÇÃO NA SAÚDE

A prefeitura de Ponta Porã, através da secretaria municipal de Saúde, informatiza a marcação de exames e consultas especializadas e agora, o cidadão/ã não precisa ir mais direto ao Centro Regional de Especialidades Médicas ´Dr. João Kayatt´ para marcar consulta e ou exame.

A unidade de saúde do bairro remeterá o pedido para a central de regulação e o paciente será avisado em casa pelo seu agente comunitário de saúde ou via telefone quanto ao dia, hora e local para a realização do procedimento, seja exame ou consulta. O prefeito Hélio Peluffo Filho (PSDB) disse que esse foi compromisso assumido com a população de Ponta Porã e desde o início da gestão vinha sendo avaliado o procedimento para ser colocado em prática.

O secretário de Saúde, Dr. Patrick Derzi salienta que todo o mecanismo da central de regulação da saúde municipal funciona de forma simples, objetivo e eficiente. O paciente é atendido na unidade de saúde mais próximo de sua casa. Em um segundo momento, o pedido de exame ou consulta especializada é lançado pela unidade de saúde no sistema de regulação, que por sua vez priorizará os atendimentos conforme o quadro clínico através de médicos reguladores e marcará dia e horário de atendimento.

Posteriormente, explica o secretário de Saúde, a unidade recebe o aviso de marcação pelo sistema de regulação e informa o paciente através dos agentes comunitários de saúde e/ou por telefone. No dia e horário marcados, o paciente dirige-se ao Centro Regional de Especialidades Médicas `Dr. João Kayatt´ ou a outro local indicado e comparece para ser atendido prontamente.

Dr. Patrick Derzi lembra que o importante é o paciente comparecer ao posto de saúde do seu bairro ou região para efetuar o primeiro procedimento, que é o atendimento prévio, para com isso ser possível indicar as demais etapas de marcação e comparecimento para sequencia do atendimento de saúde.

O prefeito Hélio Peluffo afirmou que a central de regulação desburocratiza e agiliza o atendimento em todos os níveis, desde a unidade de saúde até o encaminhamento do exame ou consulta. “Essa fórmula de gestão da saúde pública prioriza o paciente que ficará tranquilo quanto à indicação do dia, hora e quanto ao local onde será atendido pelo médico especialista”, ponderou Helio.

Comentário

Comentário

Veja Também

POLÍCIA MILITAR RECUPERA NA FRONTEIRA ROUBADO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO “LEGALIZADA” NO PARAGUAI

Durante ação de abordagens a indivíduos em atitude suspeita Polícia Militar recupera próxima a fronteira ...