segunda-feira , 19 novembro 2018
Home / Destaque / PREFEITURA DE PONTA PORÃ IMPLANTA CENTRAL DE REGULAÇÃO NA SAÚDE

PREFEITURA DE PONTA PORÃ IMPLANTA CENTRAL DE REGULAÇÃO NA SAÚDE

A prefeitura de Ponta Porã, através da secretaria municipal de Saúde, informatiza a marcação de exames e consultas especializadas e agora, o cidadão/ã não precisa ir mais direto ao Centro Regional de Especialidades Médicas ´Dr. João Kayatt´ para marcar consulta e ou exame.

A unidade de saúde do bairro remeterá o pedido para a central de regulação e o paciente será avisado em casa pelo seu agente comunitário de saúde ou via telefone quanto ao dia, hora e local para a realização do procedimento, seja exame ou consulta. O prefeito Hélio Peluffo Filho (PSDB) disse que esse foi compromisso assumido com a população de Ponta Porã e desde o início da gestão vinha sendo avaliado o procedimento para ser colocado em prática.

O secretário de Saúde, Dr. Patrick Derzi salienta que todo o mecanismo da central de regulação da saúde municipal funciona de forma simples, objetivo e eficiente. O paciente é atendido na unidade de saúde mais próximo de sua casa. Em um segundo momento, o pedido de exame ou consulta especializada é lançado pela unidade de saúde no sistema de regulação, que por sua vez priorizará os atendimentos conforme o quadro clínico através de médicos reguladores e marcará dia e horário de atendimento.

Posteriormente, explica o secretário de Saúde, a unidade recebe o aviso de marcação pelo sistema de regulação e informa o paciente através dos agentes comunitários de saúde e/ou por telefone. No dia e horário marcados, o paciente dirige-se ao Centro Regional de Especialidades Médicas `Dr. João Kayatt´ ou a outro local indicado e comparece para ser atendido prontamente.

Dr. Patrick Derzi lembra que o importante é o paciente comparecer ao posto de saúde do seu bairro ou região para efetuar o primeiro procedimento, que é o atendimento prévio, para com isso ser possível indicar as demais etapas de marcação e comparecimento para sequencia do atendimento de saúde.

O prefeito Hélio Peluffo afirmou que a central de regulação desburocratiza e agiliza o atendimento em todos os níveis, desde a unidade de saúde até o encaminhamento do exame ou consulta. “Essa fórmula de gestão da saúde pública prioriza o paciente que ficará tranquilo quanto à indicação do dia, hora e quanto ao local onde será atendido pelo médico especialista”, ponderou Helio.

Comentário

Comentário

Veja Também

JOVEM MULHER E PRESA TRANSPORTANDO CARGA DE EXPLOSIVOS NO INTERIOR DO MS

Policiais do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) prenderam na noite de sábado (17), por ...