segunda-feira , 20 agosto 2018
Home / Destaque / FALTA DE CONSCIENTIZAÇÃO PODE AGRAVAR CASOS DE CHIKUNGUNYA NA FRONTEIRA

FALTA DE CONSCIENTIZAÇÃO PODE AGRAVAR CASOS DE CHIKUNGUNYA NA FRONTEIRA

Brote de Chikungunya e falta de conscientização da população assusta autoridades médicas da cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero na fronteira com Ponta Porã.

Segundo do diretor da XIII Região Sanitária do departamento (estado) de Amambay, Dr. Ruben Medina, o departamento já registra pacientes com sequelas e existe pacientes em situação grave, o mesmo destacou que os pacientes mais graves são as pessoas da terceira idade que apresentam outras doenças que com a Chikungunya complicam o quadro medico.

O diretor confirma a existência de enfermos graves que se encontram em terapia intensiva enviada ao território brasileiro, já que no departamento de Amambay, os hospitais não contam com equipamentos necessários para atender os pacientes mais graves que necessitam de terapia intensiva pelo quadro grave em que se encontram.

Segundo informações, na cidade de Pedro Juan Caballero na fronteira com Ponta Porã, existem 53 casos confirmados e pelo menos 700 casos prováveis, nas outras cidades do departamento também aparecem casos, mas ainda não confirmadas, manifestou Dr. Ruben Medina que manifestou que a doença e diferenciada da Dengue, pois não apresenta vários dias de febre, mas sim dores e inflamações nas articulações muitos fortes e deixa fortes sequelas nos enfermos.

Ruben Medina criticou a inconsciência dos moradores da região de fronteira, que mesmo com varias palestras e conscientização, não limpam o seu quintal a fim de evitar que o mosquito transmissor siga ativo, segundo o Dr, Ruben Medina, com apenas dez minutos diários pode se evitar que o mosquito siga procriando e para isso basta que os moradores limpem seus quintais e mantenha a sua residência limpa, pois não adianta que os médicos orientem e tentem conscientizar a população se a população não se importa com a sua própria saúde.

Comentário

Comentário

Veja Também

PREFEITURA DE PONTA PORÃ, PROCON E ACEPP LANÇAM CAMPANHA SAIA DO SUFOCO

A Prefeitura de Ponta Porã, por intermédio do Procon de 30 e 31 de agosto ...