terça-feira , 21 agosto 2018
Home / Destaque / “RESTAURA ARQUITETURA” EXECUTARA PROJETO DE RECUPERAÇÃO DO PRÉDIO HISTÓRICO DO “CASTELINHO”

“RESTAURA ARQUITETURA” EXECUTARA PROJETO DE RECUPERAÇÃO DO PRÉDIO HISTÓRICO DO “CASTELINHO”

“Restaura Arquitetura” e escolhida por meio de processo licitatório como a empresa que vai executar o projeto executivo para a restauração do prédio histórico do Castelinho, em Ponta Porã.

O aviso com o resultado foi publicado na edição da ultima quarta-feira (25), do Diário Oficial do estado, pela Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul).

Segundo a Agesul, a empresa “Restaura Arquitetura” será a responsável por elaborar o projeto executivo para restaurar a edificação histórica e ampliá-la para que no local seja implantado o Museu Histórico da Fronteira.

Os recursos para a elaboração do projeto, R$ 256,9 mil, vão vir do Fundo de Defesa e Reparação de Interesses Difusos e Lesados (Funles). A destinação foi aprovada pelo conselho gestor do fundo em julho do ano passado.

O prédio

O Castelinho foi construído em meados da década de 1920, conforme registros fotográficos de então, custeado pela companhia Matte Laranjeira, a poderosa empresa que era proprietária de praticamente toda região de fronteira com o Paraguai.

Em estilo europeu, seguia a linha dos prédios públicos do Brasil Império e tinha a pretensão de simbolizar o poder com sua arquitetura imponente para a época e o lugar. Era a base governamental na fronteira e mais virou sede do Território Federal de Ponta Porã, criado no governo de Getúlio Vargas.

Findo o Território Federal, abrigou a cadeia pública e depois a Polícia Militar até ser abandonado no início dos anos 1990. Foi tombado como Patrimônio Histórico Municipal e Estadual e a partir daí iniciou-se um movimento cobrando sua restauração.

Fonte http://www.pagina1news.com.br

Comentário

Comentário

Veja Também

PREFEITURA DE PONTA PORÃ, PROCON E ACEPP LANÇAM CAMPANHA SAIA DO SUFOCO

A Prefeitura de Ponta Porã, por intermédio do Procon de 30 e 31 de agosto ...