sábado , 17 novembro 2018
Home / Destaque / ENFERMEIROS RECEBEM TREINAMENTO EM PROCEDIMENTOS UROLÓGICOS EM PONTA PORÃ

ENFERMEIROS RECEBEM TREINAMENTO EM PROCEDIMENTOS UROLÓGICOS EM PONTA PORÃ

Enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem do Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, participaram de capacitação sobre técnicas urológicas. O treinamento foi ministrado pelo médico cirurgião e urologista, Fabrício Gattass Ferreira, na recepção social do Hospital. O objetivo foi atualizar os profissionais de enfermagem e melhorar o serviço prestado aos pacientes.

Durante o treinamento, realizado na última quinta-feira (22), o urologista explicou quais as técnicas adequadas para a realização do procedimento de cistostomia, no qual é introduzido um cateter entre a parede abdominal e a bexiga para dar alívio ao paciente que não consegue urinar.  Indicações para o uso do método e as complicações que podem ocorrer na execução incorreta também foram assuntos tratados pelo médico.

Ele ainda frisou a importância da técnica no dia a dia dos profissionais de enfermagem e como lidar com o manejo dos pacientes. “O intuito deste método de cistostomia é sempre tirar o paciente de uma retenção urinária aguda. É importante esse tipo de treinamento, pois o manejo correto diminuiu muito o número de infecções urinárias, infecções de pele e traumas ao paciente, principalmente na hora de trocar a sonda, que é o cateter vesical de demora”, explicou Dr. Fabrício Gattass.

O enfermeiro coordenador do PS e organizador da palestra, Davi Vilhena, explicou que procedimentos urológicos como a cistostomia são comuns na rotina do Hospital. “Esse tipo de procedimento é realizado todos os dias em diversos pacientes, por isso decidimos organizar essa capacitação. É importante que todos os profissionais de enfermagem estejam sempre atualizados para melhorar a qualidade no serviço prestado aos pacientes do HR”.

“O tema do treinamento foi bem relevante, e faz parte do nosso dia a dia dentro da clínica médica, já que inúmeros pacientes acabam necessitando de uma cistostomia. Pude tirar várias dúvidas, tinham situações que foram demonstradas que eu estava desatualizada, a capacitação renovou meu conhecimento”, completou a enfermeira da Clínica Médica do HR, Josiane Rodrigues.

Comentário

Comentário

Veja Também

POLÍCIA DIZ QUE NOVAS IMAGENS PODEM DESVENDAR EXECUÇÃO DE ADVOGADA NA FRONTEIRA

Após cometer vários erros graves Polícia Nacional do Paraguai diz ter novas pistas para desvendar execução ...