sábado , 21 julho 2018
Home / Destaque / ENFERMEIROS RECEBEM TREINAMENTO EM PROCEDIMENTOS UROLÓGICOS EM PONTA PORÃ

ENFERMEIROS RECEBEM TREINAMENTO EM PROCEDIMENTOS UROLÓGICOS EM PONTA PORÃ

Enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem do Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, participaram de capacitação sobre técnicas urológicas. O treinamento foi ministrado pelo médico cirurgião e urologista, Fabrício Gattass Ferreira, na recepção social do Hospital. O objetivo foi atualizar os profissionais de enfermagem e melhorar o serviço prestado aos pacientes.

Durante o treinamento, realizado na última quinta-feira (22), o urologista explicou quais as técnicas adequadas para a realização do procedimento de cistostomia, no qual é introduzido um cateter entre a parede abdominal e a bexiga para dar alívio ao paciente que não consegue urinar.  Indicações para o uso do método e as complicações que podem ocorrer na execução incorreta também foram assuntos tratados pelo médico.

Ele ainda frisou a importância da técnica no dia a dia dos profissionais de enfermagem e como lidar com o manejo dos pacientes. “O intuito deste método de cistostomia é sempre tirar o paciente de uma retenção urinária aguda. É importante esse tipo de treinamento, pois o manejo correto diminuiu muito o número de infecções urinárias, infecções de pele e traumas ao paciente, principalmente na hora de trocar a sonda, que é o cateter vesical de demora”, explicou Dr. Fabrício Gattass.

O enfermeiro coordenador do PS e organizador da palestra, Davi Vilhena, explicou que procedimentos urológicos como a cistostomia são comuns na rotina do Hospital. “Esse tipo de procedimento é realizado todos os dias em diversos pacientes, por isso decidimos organizar essa capacitação. É importante que todos os profissionais de enfermagem estejam sempre atualizados para melhorar a qualidade no serviço prestado aos pacientes do HR”.

“O tema do treinamento foi bem relevante, e faz parte do nosso dia a dia dentro da clínica médica, já que inúmeros pacientes acabam necessitando de uma cistostomia. Pude tirar várias dúvidas, tinham situações que foram demonstradas que eu estava desatualizada, a capacitação renovou meu conhecimento”, completou a enfermeira da Clínica Médica do HR, Josiane Rodrigues.

Comentário

Comentário

Veja Também

PREFEITURA DE PONTA PORÃ ABRIRA LICITAÇÃO PARA REFORMA DO CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES

A Prefeitura de Ponta Porã abrirá licitação para reforma geral do CCZ (Centro de Controle ...