quarta-feira , 17 outubro 2018
Home / Educação / VEREADOR APOIA DIA MUNDIAL CONTRA O CÂNCER NO MS

VEREADOR APOIA DIA MUNDIAL CONTRA O CÂNCER NO MS

Vereador participa da conscientização sobre o dia mundial contra o câncer e orienta população com dicas para prevenir a doença nas redes sociais.

Segundo o vereador da cidade de Bela Vista, Emerson Buiu (PSL), o câncer é uma das principais causas de morte em todo o mundo. “Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 14 milhões de pessoas desenvolvem a doença todos os anos” manifesto Emerson Buiu no domingo (4) quando é celebrado o “Dia Mundial de Combate ao Câncer”.

Com a intenção de conscientizar e unir a população para o controle da doença, a data foi instituída em 2005 pela União Internacional para Controle do Câncer (UICC).

“O câncer se vence também jogando antecipadamente, seguindo a regra de ouro da palavra mágica: prevenção”, afirmaram os oncologistas da Associação Italiana de Oncologia Médica (Aiom).

Segundo os especialistas, a melhor prevenção contra a doença é “seguir um estilo de vida correto, desde uma idade precoce”.

Confira as 12 regras “de ouro” da prevenção:

  1. Não fume : 30% de todos os cânceres estão relacionados ao consumo de tabaco.
  2. Consumo moderado de álcool: a única bebida essencial para o corpo é a água. É necessário beber pelo menos 1,5 ou 2 litros por dia.
  3. Siga uma dieta saudável e equilibrada: Coma frutas e legumes regularmente: limite os alimentos a uma quantidade de calorias. Evite bebidas açucaradas, conservas, alimentos ricos em sal, além da gordura da carne vermelha.
  4. Praticar atividade física moderada todos os dias.
  5. Manter um peso corporal saudável: obesidade e ingestão de gordura elevada são fatores de risco importantes a serem evitados.
  6. Não use lâmpadas solares : desta forma, você pode reduzir o risco de melanoma e outros tipos de câncer de pele.
  7. Proteja-se contra doenças sexualmente transmissíveis : use sempre preservativos durante a relação sexual.
  8. Evite o uso de substâncias dopantes: os esteroides anabolizantes elevam o risco de tumores, especialmente no fígado, próstata e nos rins.
  9. Participe de programas de vacinação e leve os seus filhos, principalmente quando for prevenção de hepatite B e d papilomavírus (HPV).
  10. A amamentação reduz o risco de câncer : se puder, alimente seu bebê.
  11. Cuidado! A terapia de reposição hormonal pós-menopausa pode aumentar o risco de câncer.
  12. Participe de programas de triagem para diagnóstico precoce de câncer colorretal, de mama e tumores do colo uterino.

Atualmente, de acordo com a Aiom, graças ao diagnóstico precoce e armas cada vez mais efetivas, na Itália, 63% das mulheres e 54% dos homens derrotam a doença.

Comentário

Comentário

Veja Também

GOVERNO DO MS DIZ TER INVESTIDO MILHÕES EM SEGURANÇA PÚBLICA E SAÚDE MAS BOMBEIROS TÊM DE IMPROVISAR ATENDIMENTO EM CIDADE DO INTERIOR DO ESTADO

Governo do Mato Grosso do Sul manifestou que investiu milhões em segurança pública e saúde, ...