segunda-feira , 11 dezembro 2017
Home / Destaque / SEMANA DO IDOSO É COMEMORADA COM CORAL DE IDOSOS NO HOSPITAL REGIONAL DE PONTA PORÃ

SEMANA DO IDOSO É COMEMORADA COM CORAL DE IDOSOS NO HOSPITAL REGIONAL DE PONTA PORÃ

O Hospital Dr. José de Simone Neto (Hospital Regional de Ponta Porã) organizou uma surpresa para colaboradores e pacientes na Semana Nacional do Idoso. Na tarde de quinta-feira (05), um coral composto exclusivamente por mulheres idosas, chamado “Saudade”, alegrou a todos cantando canções clássicas da música regional e também da Música Popular Brasileira, entre elas: Serenata à Ponta Porã, Chalana e Ainda Ontem Chorei de Saudade. As apresentações aconteceram na Capela do Hospital e na Clínica Médica, onde 80% dos pacientes são idosos. O grupo que se apresentou reúne quinze integrantes e o coral faz parte do projeto Conviver de Ponta Porã.

Para o regente e professor, Walmir Quintana, a missão do coral é transmitir alegria e conforto aos corações através da música. “O próprio nome do grupo, Saudade, é uma referência ao que muitas vezes é bom, e deixamos para trás como tantas canções especiais. É o constante resgate dessas melodias que enchem o coração não só de quem já tem mais experiência de vida, mas também os mais novos que precisam cultivar sempre canções que fazem parte da nossa história”, explica. Sobre a vinda ao Hospital, Walmir, conta que é, sem dúvida, uma experiência única, porque foi uma forma de dar mais conforto a esse público que necessita de carinho, e que  ouvir música também é benéfico para a saúde.

Elegantes e com laços de cor rosa no pescoço, todas as integrantes transmitiram muita simpatia. Josefina Arlei, de 73 anos, conta que cantar no Hospital e comemorar junto a todos a Semana do Idoso foi como repor as energias. “Canto há oito anos no coral e nas oportunidades que tenho de vir aqui, é como se eu transmitisse toda minha força para essas pessoas”. Já Deidania Amarilha Godoi, de 79 anos, fala que o canto faz bem para o corpo e para a alma. “Dizem que quem canta seus males espanta, e se cantar é bom, imagina para quem ouve. Eu fiquei muito feliz de estarmos aqui, nós ensaiamos e damos o nosso melhor em cada apresentação para que cada um possa sentir algo bom no coração”, diz.

1º de outubro – Dia Internacional e Nacional do Idoso

No portal do Ministério da Saúde foi publicado neste mês de outubro que um dos principais desafios sobre o assunto é manter qualidade de vida e capacidade funcional preservada, ou seja, que a população brasileira envelheça com mais qualidade de vida e mantenha capacidade funcional preservada pelo maior tempo possível.

Em Mato Grosso do Sul, por exemplo, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), temos cerca de 350 mil idosos e atualmente eles representam 11% da população de Mato Grosso do Sul. No Hospital Regional, o acolhimento aos idosos é feito sempre com atenção e respeito, por isso, a lembrança pelo dia desse público foi festejado por todos. A engenheira clínica do Hospital e vice-presidente da Comissão de Humanização, Monica Soares do Nascimento, conta que o objetivo da Comissão é proporcionar cada vez mais, momentos que transmitem amor e carinho para as pessoas que trabalham e também que estão ou buscam tratamento no Hospital Dr. José de Simone Netto. “A missão do Hospital é valorizar o humano, sempre buscando atender com respeito e dignidade, e oferecer isso aos nossos idosos é respeitar nosso futuro”, conclui.

Comentário

Comentário

Veja Também

POLICIA CIVIL PRENDE PERIGOSO ASSALTANTE QUE ATUAVA NA FRONTEIRA

Perigoso assaltante e preso após roubo e ficar rondando residência da vitima e ameaçando a ...

Deixe uma resposta