quarta-feira , 19 setembro 2018
Home / Destaque / SEMANA DO IDOSO É COMEMORADA COM CORAL DE IDOSOS NO HOSPITAL REGIONAL DE PONTA PORÃ

SEMANA DO IDOSO É COMEMORADA COM CORAL DE IDOSOS NO HOSPITAL REGIONAL DE PONTA PORÃ

O Hospital Dr. José de Simone Neto (Hospital Regional de Ponta Porã) organizou uma surpresa para colaboradores e pacientes na Semana Nacional do Idoso. Na tarde de quinta-feira (05), um coral composto exclusivamente por mulheres idosas, chamado “Saudade”, alegrou a todos cantando canções clássicas da música regional e também da Música Popular Brasileira, entre elas: Serenata à Ponta Porã, Chalana e Ainda Ontem Chorei de Saudade. As apresentações aconteceram na Capela do Hospital e na Clínica Médica, onde 80% dos pacientes são idosos. O grupo que se apresentou reúne quinze integrantes e o coral faz parte do projeto Conviver de Ponta Porã.

Para o regente e professor, Walmir Quintana, a missão do coral é transmitir alegria e conforto aos corações através da música. “O próprio nome do grupo, Saudade, é uma referência ao que muitas vezes é bom, e deixamos para trás como tantas canções especiais. É o constante resgate dessas melodias que enchem o coração não só de quem já tem mais experiência de vida, mas também os mais novos que precisam cultivar sempre canções que fazem parte da nossa história”, explica. Sobre a vinda ao Hospital, Walmir, conta que é, sem dúvida, uma experiência única, porque foi uma forma de dar mais conforto a esse público que necessita de carinho, e que  ouvir música também é benéfico para a saúde.

Elegantes e com laços de cor rosa no pescoço, todas as integrantes transmitiram muita simpatia. Josefina Arlei, de 73 anos, conta que cantar no Hospital e comemorar junto a todos a Semana do Idoso foi como repor as energias. “Canto há oito anos no coral e nas oportunidades que tenho de vir aqui, é como se eu transmitisse toda minha força para essas pessoas”. Já Deidania Amarilha Godoi, de 79 anos, fala que o canto faz bem para o corpo e para a alma. “Dizem que quem canta seus males espanta, e se cantar é bom, imagina para quem ouve. Eu fiquei muito feliz de estarmos aqui, nós ensaiamos e damos o nosso melhor em cada apresentação para que cada um possa sentir algo bom no coração”, diz.

1º de outubro – Dia Internacional e Nacional do Idoso

No portal do Ministério da Saúde foi publicado neste mês de outubro que um dos principais desafios sobre o assunto é manter qualidade de vida e capacidade funcional preservada, ou seja, que a população brasileira envelheça com mais qualidade de vida e mantenha capacidade funcional preservada pelo maior tempo possível.

Em Mato Grosso do Sul, por exemplo, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), temos cerca de 350 mil idosos e atualmente eles representam 11% da população de Mato Grosso do Sul. No Hospital Regional, o acolhimento aos idosos é feito sempre com atenção e respeito, por isso, a lembrança pelo dia desse público foi festejado por todos. A engenheira clínica do Hospital e vice-presidente da Comissão de Humanização, Monica Soares do Nascimento, conta que o objetivo da Comissão é proporcionar cada vez mais, momentos que transmitem amor e carinho para as pessoas que trabalham e também que estão ou buscam tratamento no Hospital Dr. José de Simone Netto. “A missão do Hospital é valorizar o humano, sempre buscando atender com respeito e dignidade, e oferecer isso aos nossos idosos é respeitar nosso futuro”, conclui.

Comentário

Comentário

Veja Também

POLICIA PROCURA IDENTIFICAR CORPO ENCONTRADO EM DECOMPOSIÇÃO NA FRONTEIRA

Corpo encontrado em estado de putrefação continua sem identificação na cidade paraguaia de Pedro Juan ...

Deixe uma resposta