segunda-feira , 24 setembro 2018
Home / Destaque / ESCOLA DE PONTA PORÃ DESENVOLVE PROJETO DE LEITURA

ESCOLA DE PONTA PORÃ DESENVOLVE PROJETO DE LEITURA

Escola Municipal de Ponta Porã desenvolve projeto de leitura com objetivo de despertar o prazer da leitura.

 

Com objetivo de despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno, a Escola Municipal São João está desenvolvendo projeto de leitura com os alunos do Jardim II-B. Na última sexta-feira, o prefeito Ludimar Novais acompanhado da secretária municipal de Educação, Denize de Oliveira; do secretário de Comunicação, Ricardo Zacarias; e do presidente da Câmara Municipal, Marcelino Nunes, e do vereador César Matoso, esteve na unidade educacional conhecendo mais de perto o projeto e aproveitou para assistir a peça “Os Três Porquinhos”, encenada pelas crianças.

O projeto é desenvolvido tendo como responsável Monalisa Meninelli Molina; com a diretora Gina Maria da Costa e Silva; coordenação Sônia Maria Gonçalves Fernandes e José Carlos Fernandes Caimar; professora regente Leane Dolci; professora de educação física Márcia Tereza Leandro dos Santos; professora de arte Elinete Pinto Machado.

Segundo as informações, o projeto trabalha condutas e valores humanos através dos clássicos, estimulando a criatividade e a imaginação. “Percebe-se que as crianças adoram imaginar, criar e fantasiar com diversas histórias. Então a proposta é ampliar essa imaginação na terra da fantasia, ampliando o conhecimento por histórias através dos contos de fadas”.

O projeto busca despertar o interesse pela leitura, propiciando momentos de prazer com as dramatizações e canções, estabelecendo relações entre os contos de fadas com a vida social, visando os avanços tecnológicos e desenvolvendo a comunicação oral e a leitura de imagens, tanto no plano de papel quanto no computador. “Estamos trabalhando contos como Chapeuzinho Vermelho; Os três Porquinhos e Cachinhos Dourados, para cada conto é encenada uma peça de teatro”.

Dessa forma o projeto possibilita o acesso dos alunos aos mais diversos tipos de leitura na escola, buscando efetivar enquanto processo a leitura e a escrita, promovendo o desenvolvimento do vocabulário e favorecendo a estabilização de formas ortográficas. “Como objetivos específicos podemos destacar o estimulo ao desejo de novas leituras; possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação; possibilitar produções orais, escritas e em outras linguagens; proporcionar ao individuo através da leitura a oportunidade de alargamento dos horizontes pessoais e culturais, garantindo a sua formação crítica e emancipadora”, ressalta a responsável pelo projeto.

O projeto teve início no mês de abril deste ano com previsão de encerramento neste mês de outubro. Neste período, entre os temas tratados como a música, por exemplo, as crianças aprendem sobre os movimentos naturais imitativos e rítmicos, expressão corporal, expressão facial, uso do corpo na dança, exercícios de ordem e locomoção, rodas e brinquedos cantados. Já na parte de movimento, participam de teatro e dramatizações, modelagens com massinha, desenho dirigido, móbiles, dobraduras e pinturas. Na parte de artes visuais aprendem sobre tipos de moradias, roda de conversa, pesquisa sobre a vida de cada personagem do conto em questão; diferentes tipos de vestimentas, inclusive as do mundo real.

Comentário

Comentário

Veja Também

PRF APREENDE MAIS DE 200 KILOS DE COCAÍNA DURANTE “OPERAÇÃO FRONTEIRA SEGURA”

Polícia Rodoviária Federal apreende mais de 200 kilos de cocaína durante “Operação Fronteira Segura” em ...

Deixe uma resposta