segunda-feira , 12 novembro 2018
Home / Destaque / ESCOLA DE PONTA PORÃ DESENVOLVE PROJETO DE LEITURA

ESCOLA DE PONTA PORÃ DESENVOLVE PROJETO DE LEITURA

Escola Municipal de Ponta Porã desenvolve projeto de leitura com objetivo de despertar o prazer da leitura.

 

Com objetivo de despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno, a Escola Municipal São João está desenvolvendo projeto de leitura com os alunos do Jardim II-B. Na última sexta-feira, o prefeito Ludimar Novais acompanhado da secretária municipal de Educação, Denize de Oliveira; do secretário de Comunicação, Ricardo Zacarias; e do presidente da Câmara Municipal, Marcelino Nunes, e do vereador César Matoso, esteve na unidade educacional conhecendo mais de perto o projeto e aproveitou para assistir a peça “Os Três Porquinhos”, encenada pelas crianças.

O projeto é desenvolvido tendo como responsável Monalisa Meninelli Molina; com a diretora Gina Maria da Costa e Silva; coordenação Sônia Maria Gonçalves Fernandes e José Carlos Fernandes Caimar; professora regente Leane Dolci; professora de educação física Márcia Tereza Leandro dos Santos; professora de arte Elinete Pinto Machado.

Segundo as informações, o projeto trabalha condutas e valores humanos através dos clássicos, estimulando a criatividade e a imaginação. “Percebe-se que as crianças adoram imaginar, criar e fantasiar com diversas histórias. Então a proposta é ampliar essa imaginação na terra da fantasia, ampliando o conhecimento por histórias através dos contos de fadas”.

O projeto busca despertar o interesse pela leitura, propiciando momentos de prazer com as dramatizações e canções, estabelecendo relações entre os contos de fadas com a vida social, visando os avanços tecnológicos e desenvolvendo a comunicação oral e a leitura de imagens, tanto no plano de papel quanto no computador. “Estamos trabalhando contos como Chapeuzinho Vermelho; Os três Porquinhos e Cachinhos Dourados, para cada conto é encenada uma peça de teatro”.

Dessa forma o projeto possibilita o acesso dos alunos aos mais diversos tipos de leitura na escola, buscando efetivar enquanto processo a leitura e a escrita, promovendo o desenvolvimento do vocabulário e favorecendo a estabilização de formas ortográficas. “Como objetivos específicos podemos destacar o estimulo ao desejo de novas leituras; possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação; possibilitar produções orais, escritas e em outras linguagens; proporcionar ao individuo através da leitura a oportunidade de alargamento dos horizontes pessoais e culturais, garantindo a sua formação crítica e emancipadora”, ressalta a responsável pelo projeto.

O projeto teve início no mês de abril deste ano com previsão de encerramento neste mês de outubro. Neste período, entre os temas tratados como a música, por exemplo, as crianças aprendem sobre os movimentos naturais imitativos e rítmicos, expressão corporal, expressão facial, uso do corpo na dança, exercícios de ordem e locomoção, rodas e brinquedos cantados. Já na parte de movimento, participam de teatro e dramatizações, modelagens com massinha, desenho dirigido, móbiles, dobraduras e pinturas. Na parte de artes visuais aprendem sobre tipos de moradias, roda de conversa, pesquisa sobre a vida de cada personagem do conto em questão; diferentes tipos de vestimentas, inclusive as do mundo real.

Comentário

Comentário

Veja Também

MATERNIDADE DO HR DE PONTA PORÃ OFERECE A COLOCAÇÃO DE DIU APÓS O PARTO

A Maternidade do Hospital Regional Dr. José de Simone Netto está ofertando o Dispositivo Intrauterino ...

Deixe uma resposta