domingo , 25 junho 2017
Home / Educação / PONTA PORÃ SERA PALCO DA TERCEIRA EDIÇÃO DO EVENTO ROBO ÁRA

PONTA PORÃ SERA PALCO DA TERCEIRA EDIÇÃO DO EVENTO ROBO ÁRA

O NERDS da Fronteira está organizando a terceira edição do evento Robo Ára. O evento é realizado anualmente desde 2015, onde vinha sendo coordenado pela voluntária do programa NERDS e bolsista do PET Fronteira, Esteice Janaina, juntamente com o coordenador geral do NERDS, professor Dr. Amaury Antônio de Castro Júnior, e as acadêmicas do curso de Pedagogia: Cintia Bogarim e Andreia Larrea.

O evento conta com acadêmicos de diversos projetos do câmpus, entre eles: Gira Fronteira, PET Fronteira, Fábrica de Software, DAUNI, Atlética da UFMS/CPPP, LaRPP, PET Matemática, laboratório de matemática, GEPEF, PNEdu e GEPA-LABAC.

O objetivo do evento é aproximar a comunidade em geral com a robótica e suas áreas correlatas, e apresentar as ações realizadas em Ponta Porã e no estado de MS.

Histórico

1º Robo Ára (2015): a primeira edição foi destinada apenas aos medalhistas da OBR 2014 e aconteceu em um único dia. No período da manhã aconteceu as demonstrações de robótica, e no período da tarde as atividades. Confira o vídeo abaixo:

2º Robo Ára: com a boa repercussão da primeira edição e à pedido da comunidade local, a segunda edição aconteceu em dois dias. O primeiro dia foi aberto ao público, onde aconteceu durante o todo o dia demonstrações de robótica, demonstrações de software e de jogos matemáticos. Houve nesta edição apresentação de trabalhos dos alunos do ensino básico das escolas estaduais de Ponta Porã oriundos de um curso de formação de professores da ferramenta Scratch.  O segundo dia foi de atividades e oficinas para os medalhistas da OBR de 2015.

A terceira edição do evento foi anunciada há um mês e vem com muitas novidades. O 3º Robo Ára terá duração de três dias, e ocorrerá juntamente com o I Workshop do GIRA e I Mostra Nacional de Robótica. Confira a programação:

Primeiro dia (22 de junho): abertura e palestras do Workshop do Grupo de Interação Robótica e Acessibilidade da Fronteira (WGira). Este dia será realizado no Centro Internacional de Convenções de Ponta Porã das 8:00 as 18:00 horas. Confira as palestras:

1.Interação Criança-Computador (GIRA Fronteira): Professor Dr. Anderson Corrêa de Lima;

2.A educação em tempos de Linguagem Digital: Desafios e Perspectivas: Professor Me. Ádamo Duarte de Oliveira;

3.Interlocução entre Neurociências,  Psicologia e Educação: Professora Ma. Maria Luzia da Silva Santana;

4.Perspectivas Pedagógicas da Web 2.0: Produção, Compartilhamento e Colaboração: Professor Dr. Claúdio Zarate Sanavria;

5.Games e Gamificação no ensino com Realidade Virtual e Realidade Aumentada: Professor Dr. Ismar Frango Silveira;

6.Pensamento Computacional na Educação Básica: Sonho ou Possibilidade Concreta? : Professor Dr. Amaury Antônio de Castro Júnior.

As inscrição são gratuitas e há 350 vagas. organização pede que as inscrições sejam feitas até o dia 20 de junho, para preparação dos kits dos participantes. O formulário para inscrição está disponível no site do evento: http://nerdsdafronteira.com/roboara2017/index.php/wgira/

Segundo dia (23 de junho): demonstrações de robótica e Realidade Virtual, apresentações de softwares e de jogos matemáticos. Haverá também a apresentação dos trabalhos aprovados na Mostra Nacional de Robótica (MNR) Regional de MS. Este dia será realizado no Centro Internacional de Convenções de Ponta Porã das 8:00 as 16:30 horas.

Terceiro dia (24 de junho): atividades e oficinas com temática robótica para os medalhistas da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) modalidade teórica dos níveis 0 á 4 do ano de 2016. Este dia será realizado na UFMS Câmpus de Ponta Porã das 8:00 as 16:00 horas.

O coordenador geral da terceira edição do evento, professor Dr. Anderson Corrêa de Lima, falou sobre o evento:

“O Robo Ára vem crescendo nos últimos anos. No primeiro dia os professores e acadêmicos terão a oportunidade de assistir a palestras com especialistas nas áreas de: matemática, novas tecnologias educacionais, Realidade Virtual e Aumentada, Robótica Educacional, novas tecnologias educacionais, Neurociências e Interação Humano-Computador. A cidade de Ponta Porã tem se destacado no âmbito do uso de novas tecnologias na educação, principalmente no ensino de robótica e programação para crianças do ensino básico. No segundo dia, temos outra novidade que é a regional de MS da Mostra Nacional de Robótica (MNR). Somos a primeira cidade e estado a sediar uma MNR”.

Outras informações sobre o evento, contato e dicas sobre hospedagem podem ser encontradas no site do evento: nerdsdafronteira.com/roboara2017/.

 

Comentário

Comentário

Veja Também

SINDICATO RURAL DE PONTA PORÃ OFERECE CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONALIZANTE NA FRONTEIRA

Segundo o presidente Andre Cardinal, do Sindicato Rural de Ponta Porã, a meta é capacitar ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *